Uma cerimónia formal, um espaço de sonho e toda uma atmosfera envolvente que convida às celebrações. Cortar o bolo de casamento num lugar de destaque é um privilégio a que muitos casais se permitem e a escolha começa de imediato pelo espaço e decoração do mesmo. Assim que tens o anel de noivado começas a busca por inspiração para tornar um sítio tão versátil no vosso local para cerimónias.

Quando falamos em decoração há que lembrar a formalidade do evento, a estação do ano em que se celebra e, claro, o gosto pessoal dos noivos. Inclinam-se para uma visão mais minimalista, como fizeram com os convites de casamento, preferem uma abordagem clássica ou são fãs do modernismo, onde a arte está presente em cada recanto? Confiram o que não pode mesmo faltar nas vossas mesas!

1. Velas e lustres

Iluminação é o ponto chave para qualquer receção, transformando de imediato os espaços e desvendando todas as tonalidades de um vestido de noiva simples. Luzes quentes e de menor intensidade criam uma atmosfera convidativa quando inseridas num local de refeição, porém, a norma recai sobre velas e castiçais na decoração das mesas, quando o objetivo passa por arquitetar os ingredientes e a sua disposição nos pratos. Nunca esqueçam velas, pequenos candeeiros de mesa ou castiçais estrategicamente colocados para dar destaque às vossas mesas.

2. Louça trabalhada

A beleza está nos detalhes e nada mais requintado do que um servido de louça pensado a rigor para apresentar todas as possibilidades do menu. Obedecer a um padrão de cores ou texturas, caprichar com um serviço de autor onde sobressaia a inspiração campestre ou o folheado a ouro e seguir toda essa linha condutora vai garantir coesão no copo de água e uma abordagem geral mais coesa e elegante para captar toda essa essência clássica!

3. Minimalismo nos têxteis

Menos é mais quando se trata de uma abordagem formal e isso nota-se nas toalhas, nos panos e em todos os têxteis que enfeitam as vossas mesas até receber o bolo de casamento simples. Atoalhados e guardanapos minimalistas funcionam como uma tela em branco e permitem uma pluralidade de estilos, embora se mantenham sempre numa vertente mais conservadora que se torna agradável ao olhar e transmite aquela tranquilidade que tanto buscam.

4. Flores

Uma festa não seria a mesma sem flores! Transmitem calma, serenidade, pureza, mas enchem também o espaço de uma alegria contagiante! No penteado apanhado da noiva, impressas nos convites e em grandes vasos à entrada da cerimónia… mas sem dúvida que o seu lugar de destaque é nas mesas do copo de água, servindo como centro e roubando todo o protagonismo aos restante adereços.

5. Metais

Talheres de prata, vasos reluzentes ou bases para copos espelhadas! Incluir o elemento brilho sem roçar o exagero é o que vai destacar as vossas mesas e fazer realçar o vestido de noiva com renda. Um toque de brilho dispensa a cor, torna-se discreto e não se mistura com os restantes elementos, daí que tantos copos e castiçais tenham uma subtil tonalidade prata.

Já escolheram o estilo mais clássico para adotar para a decoração do grande dia? Decidir o seating plan é o primeiro passo e, decorar consegue ser uma das tarefas mais entusiasmantes! A ideia de pensar num espaço e de como será o resultado final com todos os constituintes é quase como idealizar o penteado de noiva que mais te irá favorecer. Porque encaixar detalhes clássicos com um visual mais atual não resulta apenas para o vestido de noiva, é possível aplicar as mesmas lições à decoração das mesas, onde se destacam sem roubar protagonismo.