Fotografia Arte e Color

Escolher o tipo de menu que querem ter no vosso dia pode demorar algum tempo e, da mesma forma que demoraste semanas a escolher os teus convites de casamento ou a encontrar o teu perfeito vestido de noiva, lembra-te que no final vai valer muito pena. Se além de pensares cada dia no teu penteado de noiva, ainda tens a preocupação de encontrar um menu que agrade a todos os convidados, é altura de começares a pensar seriamente neste assunto, já que, a par das alianças de casamento, o copo-de-água é um dos elementos mais importantes, que determina o sucesso de teu grande dia. Tens convidados vegetarianos no teu dia e não sabes que pratos deves incluir na tua ementa? Nós temos a solução! Toma nota das dicas que te deixamos aqui.

Diferentes tipos de vegetarianismo

Um vegetariano não come carne, peixe, marisco, enchidos e segue uma dieta rica em cereais, legumes, frutos secos, verduras, leguminosas, além de ovos e derivados do leite, na maioria dos casos. No entanto, dentro do vegetarianismo, existem algumas diferenças: o ovolactovegetariano que come ovos e lacticínios, o lactovegetariano que bebe leite e o vegano, que não consome qualquer alimento de origem animal. Neste grupo, contamos ainda com os flexitarianos - vegetarianos que, muito esporadicamente, consomem produtos de origem animal e os partidários do raw food, que apenas consomem alimentos vegetais crus, sem que sejam cozinhados ou processados.

Seja qual for a tua escolha, hoje em dia existem muitas opções para ofereceres pratos deliciosos no teu dia que não contenham carne, peixe ou qualquer alimento animal. Estás tão perdida nisto como na escolha dos teus convites de casamento originais? Tem calma! De certeza que encontrarás a solução dentro das ideias que te propomos.

Os melhores aliados

No momento em que penses no menu e no aperitivo, nunca te esqueças que tens três tipos de comida que, além de te salvarem, serão uma novidade no teu dia. A comida asiática (japonesa, chinesa e tailandesa) pode ser uma grande opção para o aperitivo. Sushi, tempura, sashimi, mini poke bowls, irão certamente surpreender os teus convidados pela positiva.

Comida mexicana: sim ou não?

Lembra-te de que os tacos, ou os seus rolls de verduras e “flor de izote” são uma maravilha e farão as delícias de quem não come carne ou peixe. Além disso, o seu tradicional guacamole é uma opção muito fresca, sobretudo para casamento de verão na praia ou ao ar livre. Este tipo de comida, dará um toque exótico e refrescante ao vosso copo-de-água e irá fazer as delícias de vegetarianos e não vegetarianos, sem exceção.

O buffet

Escolher um regime de buffet é uma escolha tão acertada para quem tem muitos vegetarianos no casamento como usar um vestido de noiva curto num casamento com a temática dos anos 20. Oferecendo mais vantagens do que um menu convencional, podes colocar pratos muito diversos, como saladas frias, verduras salteadas e sopas variadas, de forma a que os convidados possam repetir várias vezes.

Pica pica gourmet

Se segues as tendências e estás a pensar em ter um dia repleto de detalhes boho e eco-friendly onde o teu vestido de noiva com renda possa sobressair e onde a descontração e a inovação marcarão toda a diferença, aposta por um pica pica gourmet. Opta por algo com texturas e sabores variados e quase ninguém notará que se trata de um menu vegetariano.

Se, além disso, pensas elaborá-lo com produtos ecológicos, podes escolher entre mil e uma opções de luxo: desde sopas frias (abacate, melancia, gazpacho), passando pelos snacks, pão de queijo, guacamole, croquetes de tofu, patês vegetais, bruschetas de legumes, húmus, couscous e tabule e terminando com a tradicional tábua de queijos, as ideias são infinitas para um menu de luxo.

A estação do ano

Se o casamento é na primavera ou no verão, inclui no menu fruta da época. Nos meses frios, pode funcionar o ceviche de cogumelos, beringelas recheadas com verduras, as pastas ou os legumes braseados. Quanto ao teu bolo de casamento original, tem atenção ao recheio - nos meses mais quentes, opta por recheios frescos e de frutas e nos mais frios, opta por cacau 100% vegetal.

Saborear Restaurante

E para prato principal, o que escolher?

Há receitas deliciosas como o strogonoff ou o risotto de cogumelos, os suflês de queijo, as paellas de verduras, ou as lasanhas e moussakas vegetarianas. Se não queres restringir os convidados que comem carne e peixe a estas iguarias, coloca-o como prato adicional no menu, para que os que desejem, o possam provar.

As sobremesas

Uma sobremesa vegetariana não tem porque ser inferior às tradicionais sobremesas feitas com ovos e leite. Aposta sobretudo no chocolate, mousses de frutas sem leite, fondue de chocolate com fruta, gelados gluten free ou doces japoneses, de soja, aloe vera ou feijão vermelho. Mais um aliado? Gelados, que podem ser feitos com leite de soja.

JCG Eventos

O que achas destas ideias? De certeza que todos sem exceção não irão resistir a estes pratos que têm tanto de originais como de deliciosos. Se queres alargar este conceito eco-friendly aos restantes elementos do teu dia, oferece plantas ou sementes como lembrancinhas do teu casamento. Os teus convidados irão adorar a originalidade.