A preocupação por uns quilos a mais, pela estatura ou pela fisionomia são alguns dos temas que afetam a maioria das mulheres no momento de escolherem o seu vestido de noiva. Umas preocupam-se em emagrecer, outras em arranjar alternativas para parecer mais alta ou mais baixa, e há ainda as que realizam tratamentos estéticos para corrigir algo que não gostam tanto de ver em si. Em tudo isto, há truques básicos, como escolher o penteado de noiva mais favorecedor ou optar pelos sapatos adequados. Toma nota dos nossos conselhos! Se já tens os teus convites de casamento escolhidos e enviados, dedica-te agora à escolha do teu look nupcial!

O vestido adequado

No momento de escolheres o teu vestido, a primeira regra de ouro é procurar sempre o equilíbrio e a proporção. Os vestidos de noiva com renda são ideais para ressaltar umas partes do teu corpo e esconder outras, a partir do seu volume e aplicações de tecido em zonas específicas. Por outro lado, se queres afinar a figura, evita o excesso de volume no corpo do modelo. Os vestidos de noiva princesa ou corte A são ideais para dissimular as ancas largas ou as estaturas mais altas.

No caso de quereres disfarçar o volume do peito, evita os vestidos de corte reto e aposta por estilo império. No caso de quereres disfarçar a zona abdominal, opta por um vestido fluído, pois este modelo oculta na perfeição as curvas do corpo. Além disso, os vestidos fluidos são ideais para as que preferem vestidos de noiva simples. Já os cortes evasé ou sereia podem ser os teus grandes aliados se tens pouco peito e queres evidenciar as curvas. O evasé destacará as tuas ancas sem lhes trazer mais volume e o sereia marcará suavemente todas as linhas do teu corpo.

Sobre os tecidos do vestido

Antes de escolheres o teu vestido, importa teres algumas noções acerca de tecidos e elementos que deves escolher ou evitar, de acordo com o que queres disfarçar. Os tecidos ligeiros e fluídos, com a seda, o tule ou a organza, são perfeitos para que pareças mais magras, ao contrário dos tecidos mais grossos que, devido à sua rigidez, dão forma ao corpo. A renda, o brocado ou a pedraria, tão vista em várias coleções de vestidos de noiva 2017, são ideais para destacar alguma parte do corpo que não queres que passe despercebida. Também é preferível que não escolhas tecidos brilhantes, já que o reflexo da luz sobre o vestido pode destacar zonas mais volumosas. O mesmo acontece com os brancos neutros, pelo que é melhor apostar por tons mais creme, bege ou pérola que abundam nos vestidos de noiva curtos, bem ao estilo vintage.

A escolha da roupa interior

A lingerie pode influenciar muito mais do que se pensa o look nupcial. O tamanho errado do corpete ou uns collants que não sejam do mesmo tom da pele, podem não ser a melhor opção. Tal como um penteado apanhado deve ser milimetricamente realizado, também a escolha da tua roupa interior é fundamental para que te sintas confortável e confiante. Esta não convém ser demasiado justa nem muito larga, devendo ajustar-te perfeitamente ao teu corpo. O peito deve ter uma altura equilibrada, sem estar demasiado repuxado ou muito descaído, pelo que é recomendável que experimentes vários soutiens ou corpetes até encontrares o ideal para ti.

Potencia o que gostas em ti

O mais importante para que te sintas confiante é que saibas potenciar os teus atributos, que só por si, irão disfarçar os pontos que menos gostas. Se tens um cabelo comprido, porque não apostar por um penteado de noiva de cabelo solto que mostre toda a tua naturalidade? Ou, no caso de um peito firme e vistoso, já pensaste em escolher um decote coração, romântico e tão favorecedor? A escolha da maquilhagem também é importante, pelo que, de acordo com o teu tom de pele, ilumina o teu rosto, mantendo-o cuidado e natural. Peles mais morenas podem maquilhagens mais dramáticas, com tons mate para os lábios ou smoked eyes, bem como as mais claras combinam perfeitamente com olhos bem delineados e lábios que podem ir dos tons mais suaves aos vermelhos mais carregados.

Se já identificaste que pontos querem disfarçar, concentra-te em encontrar o vestido de noiva ideal que encaixe perfeitamente no que pretendes. Lembra-te que, depois do look, ainda há muito a decidir (tal como o bolo de casamento ou o estilo das tuas lembrancinhas de casamento), por isso, começa já a planear o look perfeito para ti!