Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Dicas para fazer o cronograma do matrimónio

São tantos os preparativos e tarefas a realizar, que muitas vezes, os noivos não aproveitam totalmente o seu dia de casamento. Para que isto não vos aconteça, o melhor é esquematizarem o vosso dia. Aprende a fazer o teu cronograma de casamento connos

Vamos ajudá-lo a encontrar os melhores organizadores de casamentos 🗒
Peça informação e preços de Organizadores a empresas próximas de si

Diogo Oliveira Photography

O vestido de noiva, a organização dos convidados, o tema do casamento e todas as coisas que tens que pensar depois de receberes o teu anel de noivado. Sim, organizar um casamento não é fácil, mas nunca foi impossível. O segredo está em encontrares o método de organização ideal para ti, que te permita ir avançando com calma e firmeza. Em tudo isto, já pensaste em fazer um cronograma para o casamento? Este é um método usado em muitas situações, como por exemplo profissionais, para ajudar-nos a controlar as nossas tarefas e o tempo e que pode ser bastante útil no momento de se organizarem da melhor forma. E depois de enviados os convites de casamento, é necessário organizar tudo ao detalhe para que nada falhe. Deixamos-te algumas ideias para elaborares um cronograma completo e infalível.

Pure White

Um quadro com todos os horários

Tal como tens o teu próprio quadro dos preparativos, onde colocaste o momento de pensar nos vossos convites de casamento personalizados, vestido de noiva, etc, também para o casamento podes fazer o mesmo. Criem um quadro com todas as fases do casamento: a cerimónia, a receção, o banquete, a sobremesa, a mesa de doces, animação, baile, etc. Ao lado, coloquem todos os serviços e respetivos fornecedores que necessitam para cada momento, assim como os seus contatos. Não se esqueçam também de considerar os tempos de montagem de cada um dos elementos.

Definam um timing para cada momento do dia

Atribuam a cada parte uma duração de tempo, ainda que não seja exata, porque sabemos que pode ser um pouco imprevisível. Por exemplo, em relação ao banquete, falem com o serviço de catering para saberem quanto tempo existe entre cada prato. Por exemplo, a receção não deve durar mais de 1 hora e entre a entrada e os vários pratos da ementa, não deve passar mais de 30 minutos. A distribuição das vossas prendas de casamento originais pelos convidados também deve ser feita entre 30 a 45 minutos, por exemplo, e o corte do bolo deve ser feito em 15 minutos no máximo.

Pensem em cada detalhe

Um aspeto muito importante na criação do cronograma e que influencia bastante os tempos desse dia, é o tipo de banquete que querem oferecer. Vai ser tradicional, com todas as fases desde a entrada, ao prato de peixe, depois de carne e a sobremesa ou vai ser tipo buffet? Depois de definirem o estilo do copo de água, poderão pensar em como organizar todo o dia. Quanto mais pratos tiverem, mais tempo irão necessitar, pelo que será necessário fazer ajustes em outros momentos do dia. Se procuram ideais para um bolo de casamento simples, uma ideia para poupar tempo consiste em cortar o bolo rapidamente e servi-lo como sobremesa do vosso menu.

Definam a estrutura do vosso dia

Depois da estrutura principal há-que incluir o que vai acontecer em cada uma das fases. Se na receção vão ter algum momento musical ou um bar de cocktails, aqui devem incluir no cronograma a informação da banda/DJ e do barman. Durante o banquete, se vão incluir algum vídeo, definir quando e quanto tempo vai demorar. Guardar um momento para o brinde de agradecimento, o momento de cortar o bolo, lançamento do ramo, o baile ou outras atividades que o vosso casamento possa ter. Tendo sempre em conta incluir a informação de cada fornecedor, relativo a cada momento.

Helena Tomás Photography

Incluam o momento da festa

O que acaba por ficar um pouco esquecido é o baile e o fim da festa. Também é certo que essa parte costuma ser um pouco improvisada, já que se trata de um momento de diversão, deve ser o mais natural possível. Mas se tiverem atividades e animações nessa parte do casamento, convém organizá-las e saber quando vão acontecer. O mesmo se passa se pensam servir uma ceia, devem saber em que momento da festa. Se decidiste trocar para um vestido de noiva curto, também irás precisar de algum tempo para a preparação. E finalmente, fazer uma previsão da hora a que a festa vai acabar, aqui terão de falar com o local onde realizarem a festa, e se ainda houver muitos convidados, ver a melhor forma de informá-los que a festa chegou ao fim.

Distribuam-no pelos fornecedores

Depois de montarem o cronograma, façam cópias e deem uma a cada fornecedor e outro a alguém que se possa encargar de controlar um pouco as coisas, no caso de não contratarem uma wedding planner. Esta é uma forma de todos preverem tempos e de se organizarem da melhor maneira, para que não existam grandes atrasos entre os diferentes momentos do dia.

Pedro Sampaio - Imagens com emoções

Agora que já tens tudo o que necessitas, aconselhamos-te a fazeres o teu cronograma. Esta é uma forma de aproveitar o vosso dia ao máximo! E sobre os restantes preparativos? Já pensaste nas lembrancinhas de casamento ou em como será o vosso bolo de casamento? Organiza-te ao máximo para desfrutar plenamente de todos os preparativos!

Vamos ajudá-lo a encontrar os melhores organizadores de casamentos 🗒
Peça informação e preços de Organizadores a empresas próximas de si