É tentador fazer aquelas madeixas subtis que brilham ao sol ou pintar de uma cor ousada antes de trocar o anel de noivado pelas alianças, mas a coloração do cabelo obedece a algumas regras que devem ser respeitadas e, se já enviaram os convites de casamento e esperam ansiosamente pela data pode não ser a melhor altura para arriscar num novo e irreverente penteado de noiva

1. A primeira vez

Se nunca optaste pela coloração, esta não é definitivamente a melhor altura! Dependendo do teu tipo de cabelo e do seu historial, o resultado pode ser completamente inesperado. O ideal será experimentar uma coloração com alguns meses de antecedência – ou após ter trocado alianças de casamento - de forma a corrigir o tom usado ou mesmo fazer algum corte diferente, dando tempo ao cabelo para se recompor dos produtos usados. Caso tenha corrido tudo bem e te sintas confiante, basta apenas repetir a coloração alguns dias antes do dia C.

2. Abusar da praia ou piscina

Pintaste o cabelo, adoras o resultado, mas estamos no verão e o que mais te apetece são longas tardes de praia e piscina com mergulhos, para descontrair a ganhar aquele bronzeado perfeito? Certo, mas deves saber que o teu cabelo, com aquela coloração magnífica, se encontra em risco. O sol e os químicos da água da piscina danificam o teu cabelo, podendo mesmo alterar a sua cor, tornando-o mais baço e quebradiço. A solução? Se não conseguires mesmo evitar a exposição solar, usa e abusa de um bom chapéu e protetor de calor!

3. Mudanças drásticas

És loira e adoravas ser morena? Tens cabelo castanho, mas o teu sonho era ser ruiva para fazer aquele romântico penteado com tranças? Atenção às mudanças drásticas! Nem sempre o que imaginamos corre bem e, resultados muito artificiais quase nunca nos favorecem… Um tom próximo da tua cor natural é muito mais seguro e, muitas vezes, pequenas madeixas mais subtis – como as adoradas babylights - vêm dar brilho e luz ao teu cabelo, realçando a tua beleza natural!

4. Experimentar um novo cabeleireiro

Estás cansada de visitar sempre o mesmo profissional e ficar reticente com os resultados? Então segue o conselho daquela tua amiga e arrisca num novo salão! Not so fast… tanto pode correr tudo bem e saíres satisfeita, como ser uma brutal desilusão! Se já pintavas o cabelo num local e corria tudo bem, o melhor será não arriscar ou esperar por outra altura depois de cortar o bolo de casamento original para fazer essa experiência.

5. O perigo da busca por inspiração

É verdade que um dos primeiros motores de busca para encontrarmos o penteado semi preso dos nossos sonhos são as redes sociais! O Instagram, o Pinterest e mesmo o Facebook são autênticos catálogos com fotografias de cabelos de sonho e de penteados que queremos replicar. Porém, esquecemo-nos frequentemente que essas fotografias que vemos publicadas são sujeitas a muitas edições, alterações de cor e saturação e manipuladas para parecerem o mais bonitas e apelativas possível! Para além do resultado depender muito da cor e tipo do teu cabelo, por vezes podemos estar a olhar para penteados completamente inatingíveis!

6. O DIY...

Coloração parece-te um tema fácil e és destemida o suficiente para o tentar fazer em casa ou com a ajuda de uma amiga? Apesar de respeitares o tempo indicado, esta é uma péssima ideia, sobretudo se nunca experimentaste fazê-lo. É muito fácil que a cor não fique uniforme e ou que resulte num tom muito carregado porque o teu cabelo “agarrou” demasiado a tinta em determinadas áreas. Recorre sempre a profissionais em quem confies, especialmente nestes momentos cruciais.

Cláudia Assunção Makeup Artist

Não queremos que excluas completamente a ideia de pintar o cabelo da tua agenda, mas, a verdade é que alterar a cor pouco tempo antes de subires ao altar com o vestido de noiva pode não ser a mais favorável… Antes de decidires fazer uma mudança – por muito pouco drástica que seja – consulta o teu cabeleireiro e avalia bem as prioridades… vais gostar de olhar para trás e ver o teu cabelo dessa cor nos álbuns de fotografia? Ou preferes esperar até umas semanas após entregar as lembrancinhas de casamento para fazer as devidas mudanças?