As paletas neutras são normalmente associadas aos casamentos de estilo tradicional e clássico. É nestes que poderás encontrar mais inspiração para uma decoração suave e romântica, sendo que a sobriedade será uma presença constante. No entanto, podes conseguir uma combinação perfeita nestas cores para um estilo de casamento rústico, minimalista, urbano ou até mesmo na praia, onde abundam os tons pastel.

Regra geral associamos o conceito de cor neutra ao bege, mas existem outras tonalidades que podem perfeitamente incluir-se nesta decoração mais amena e ligeira.

Bege

Como dizíamos, este é o tom neutro por natureza. Podes encontrar uma vasta variedade de elementos que podes combinar nesta paleta: dos linhos à serapilheira, combinada com rendas e crochet. Essencialmente é um ambiente que nos remete para o antigo, para o gasto, mas nem por isso é menos atual. Vivemos numa época de contrastes e de vontade de redescobrir o passado.

Para teres um toque de sofisticação, podes combinar com alguns elementos brilhantes ou metalizados, mas com moderação para não perder o intuito de base. Encontrar as flores ideais para esta decoração vai ser facílimo, pois quase todas têm uma variante creme, das rosas às peónias, passando pelas orquídeas ou até hortênsias.

Rosado

O rosa pálido é outro dos tons de base para uma decoração neutra. Pode ou não ser combinado com o bege e consegue-se um efeito talvez um pouco mais romântico, ou não fosse esta a cor que mais associamos ao amor.

Podes encontrar toalhas quase brancas, com uma ligeira coloração rosada que marca a diferença mas não destoa daquilo a que te propuseste. Também aqui as flores terão um lugar de destaque, mas elementos como a água ou a luz podem ser o complemento ideal.

Pêssego

Perfeito para um casamento na praia ou de inspiração marinha. As tonalidades de pêssego, sem chegar às mais vibrantes, podem perfeitamente ser combinadas com o bege, o cinzento ou lavanda sem criar demasiado contraste.

Estrelas-do-mar, conchas ou areia são elementos que podes usar sem moderação numa decoração onde predomine o pêssego. Tecidos aveludados ou leves organzas que possam servir como divisórias do espaço podem ser complementados com globos de papel nas mesmas cores que fecham este ambiente que cheira a mar.

Cinza

É dos tons neutros o que mais evoca a modernidade e a sofisticação. Pode ser num tom muito claro com toques de prata nalguns elementos para que se crie um pouco de movimento no ambiente.

Já os globos de luz são o complemento estrela de uma decoração nesta cor. Ideal para casamentos ao fim do dia ou já à noite, é no entanto uma paleta muito versátil que se adapta a vários estilos de uma forma harmoniosa.

Lavanda

É o mais colorido dos tons neutros e não pode ser usado como tom único, a menos que seja tudo muito pensado e tenha tons muito próximos do branco.
Podes usar a própria lavanda para a decoração, o que tem a vantagem de, além do bonito efeito visual, aportar um aroma inconfundível ao teu casamento.
Combinados com qualquer um dos tons anteriores, os tons na gama do lilás são muito relaxantes e encaixam na perfeição em ambientes rústicos.