¡Ay ay ay ay...! Vão começar a organizar o vosso casamento e ainda não escolheram uma temática? Então deliciem-se com as nossas propostas para um dia repleto de diversão ao bom estilo mexicano! Convites de casamento temáticos, um buffet de tacos e guacamole, mariachis e lembrancinhas de casamento à medida... Se não querem ter um enlace clássico - e muito menos monótono -, esta pode ser a temática ideal para vocês. Preparados para trocar as alianças de casamento num ambiente único e inesperado? 

Os símbolos e as cores

Um casamento inspirado nas cores, alegria e gastronomia do México não tem como falhar. Mas vamos por partes: até que ponto querem converter o vosso dia C numa festa mexicana de arromba? Se estão verdadeiramente comprometidos com o ideia, comecem por escolher uma paleta vibrante que transmita a força e essência do país. Verde, amarelo, vermelho e azul ou branco, dourado, vermelho e verde... a escolha é vossa! 

Segundo passo? Uns convites de casamento personalizados. Como sabem, os convites são perfeitos para revelar alguns pormenores do vosso dia, sobretudo quando se trata de uma festa temática. Pensem nos elementos característicos deste maravilhoso país - a caveira mexicana, as flores coloridas, os cactos, os jalapeños... - e incorporem-nos em forma de ilustração nos vossos convites. Quando os vossos convidados abrirem os envelopes não vão ter margem para dúvidas! 

Mariachis: um verdadeiro must!

Para a animação do vosso dia C, existe um elemento que não pode faltar: uma banda de mariachis! O mariachi é um género musical mexicano que teve origem nas comunidades rurais do país, através da mistura de instrumentos provenientes da Europa com ritmos e danças africanas. Hoje em dia, as bandas de mariachis são sinónimo de diversão e descontração, sendo por isso uma alternativa muito popular para animar os casamentos. Hits imperdíveis? Como Dios manda, de La Santa Cecilia, Novia mía de Carlos Cuevas, e Tres regalos de Los Dandys. 

Paulo Pinto

Que não faltem as piñatas...

Todos sabemos como funcionam as piñatas, não é? Se têm dúvidas, aqui vão as instruções: um recipiente recheado de doces, e totalmente coberto por papel crepom, é suspenso no ar a uma altura de dois metros. Uma pessoa designada - que tanto podem ser os noivos como qualquer outro convidado - com os olhos vendados, tenta rebentá-la com um bastão de forma a "libertar" os doces. Se se casam ao ar livre, esta pode ser uma excelente forma de animar os mais pequenos - e os adultos mais gulosos também! Será que vão ter espaço para uma fatia do bolo de casamento original depois de tantas guloseimas? 

O Tripé

... nem os tacos!

Chegamos à parte preferidos dos noivos foodies: o menu do copo de água! Se a cultura mexicana vai servir de inspiração para o vosso buffet, eis o que não pode faltar: tacos - de cochinita pibil, chilli, frango e abacate, queijo...- tortillas, burritos, guacamole, garapiñados e polvorón. Todos estes pratos, devidamente acompanhados por refrescantes margaritas e micheladas, vão deixar os vossos convidados fascinados!

Pormenores que fazem a diferença

Um bolo de casamento simples decorado com flores, como se se tratasse de uma das coroas de Frida Kahlo, cupcakes em forma de cacto, uma decoração repleta de bandeirolas coloridas e, para finalizar o dia em grande, umas prendas de casamento personalizadas com a temática da festa... quem é que pode resistir? Sobretudo se se casam ao ar livre, entre finais da primavera e princípios do outono, esta temática é perfeita para animar o vosso dia dar e dar-lhe um toque de originalidade único. 

A Mesa da Carolina

E quanto ao look nupcial...?

Se desejarem, também podem incorporar alguns elementos de inspiração mexicana nos vossos visuais. Para a noiva, um penteado com tranças decorado com uma coroa de flores - ao bom estilo Frida Kahlo, obviamente - pode surtir o efeito pretendido, assim como um vestido com bordados coloridos. Para o noivo, um look descontraído e leve - idealmente com uma camisa e/ou calças de linho - é mais que suficiente para combinar com o ambiente da festa. Ideia bônus: e o que acham de incluir alguns chapéus mexicanos para que possam tirar umas fotografias divertidas e muito dentro da temática?

As cores e os detalhes da cultura mexicana podem ser a inspiração perfeita para o vestido de noiva, decoração do copo de água e até para o bolo de casamento. Sentem-se cativados pela ideia? Então metam mãos à obra e comecem por idealizar uns convites extremamente coloridos!