Ir para o conteúdo principal
Casamentos

As testemunhas e os padrinhos de casamento: tudo o que precisas de saber!

São melhores amigos, conselheiros, confidentes e irmãos. São os responsáveis pela vossa estabilidade emocional e zelam para que tudo seja perfeito no vosso grande dia! Gostavam de saber mais sobre as tarefas das madrinhas e padrinhos de casamento?

casamentos.pt
casamentos.pt

Estudio 18 Leiria

Os padrinhos e as madrinhas de casamento são uma parte muito importante do vosso dia, mas, será que as funções estão claras tanto para vocês noivos como para eles? Mais do ajudarem em preparativos como a escolha do vestido de noiva, aconselharem o noivo e encarregarem-se de ajudar na decoração, eles são o braço direito dos noivos e são tão úteis nas tarefas práticas como a acalmar a ansiedade e a fazer programas diferentes para esquecer os preparativos por uma tarde.

Por isso, antes de os escolherem e de lhes fazerem o convite, pensem bem em quem escolher. Reflitam nas vossas escolhas e certifiquem-se que pedem a alguém muito paciente e disponível para desempenhar este papel tão importante no vosso casamento e na vossa vida! Passada toda a emoção que foi receber o anel de noivado, é hora de pensarem em quem querem ter ao vosso lado. Antes de escolherem, tenham isto em conta! 

Os padrinhos de casamento
A madrinha 
As testemunhas
O dress code 

Miguel Cunha Fotografia

Os padrinhos de casamento

Costuma ser alguém entre o grupo de amigos ou familiares mais chegados e tem a função de guardar as alianças e de as levar ao noivo- caso não haja meninos das alianças – de ajudá-lo a preparar-se e a chegar a horas à cerimónia e de estar presente para tudo o que necessitem! Os padrinhos são, sem dúvida, as pessoas que sabem que despedida de solteiros devem organizar e tudo o que vocês gostam, porque ninguém vos conhece melhor. Durante a cerimónia, os padrinhos devem colocar-se do lado direito do noivo e da noiva. Ainda na cerimónia ou já no copo-de-água não se esqueçam de lhes dedicar umas palavras. Eles merecem! 

MJ Estúdio

A madrinha

Ela é o braço direito da noiva e vai ajudá-la desde a escolha do penteado de noiva até ao estilo dos sapatos que deve combinar com o seu vestido. Ela está sempre atenta para que a noiva esteja no seu melhor e deve ajudá-la com o vestido, o véu e a maquilhagem. Durante a cerimónia, a madrinha é a responsável pelo bouquet e por todos os detalhes, caso não tenham contratado uma wedding planner para vos assessorar nesse dia.

Assim, é importante pensar na pessoa que queres que desempenhe este papel, que deve ser alguém dedicado, atencioso, preocupado e, sobretudo, com muita disponibilidade e calma para estar presente em todos os momentos! Ah, e não se esqueçam da organização da despedida de solteira e da lua de mel, que pedem um toquezinho de fada que só a madrinha poderá proporcionar!

João de Medeiros e Pamela Leite

As testemunhas

Tradicionalmente, são as testemunhas quem valida a identidade dos noivos. São elas que se asseguram de que não existem entraves e que ambos os noivos trocam as alianças de casamento de livre e espontânea vontade! Hoje em dia, os noivos têm outras formas de verificar a sua identidade, através de documentos e certificados, o que faz com que a presença das testemunhas já não seja obrigatória e tenha caído em desuso. Porém, continuam a estar presentes em algumas uniões, especialmente quando os noivos querem destacar algum convidado como peça importante da relação que vivem!

Foto Fundador

O dress code

Para eles, um fato de acordo com o do noivo – mas nunca mais formal ou rigoroso do que este. Por exemplo, no caso de optarem por um estilo de casamento vintage, em que o noivo use colete, o padrinho deve também levar um, sem que dê mais nas vistas do que o noivo. No que toca ao vestido da madrinha, tanto pode optar por seguir a tradição e escolher um vestido de gala comprido ou curto, dresde que não ultrapasse a altura do tornozelo. De qualquer forma, em ambas as situações não existe um protocolo rígido e, cada vez mais a escolha cabe a cada um dos padrinhos.

Luis Jorge Fotografia

Já sabes quem vais pedir para madrinha no vosso casamento? Cada um destes elementos tem uma função muito importante no decorrer do vosso grande dia e deve estar lá para vos ajudar em qualquer situação. Começa por ajudar a tua madrinha a escolher o seu vestido de cerimónia, que deve ser de acordo com o tema que idealizaram para o vosso dia e preparem-se juntas para um dia em cheio! Não te esqueças que ela vai continuar a desempenhar o seu papel até soar a última música na pista!