Wed Design

Para avisar os convidados, para espalhar a melhor notícia e para que todos se possam preparar convenientemente para o dia em que trocam o anel de noivado pelas alianças! Os save the date são normalmente enviados via e-mail, para notificar os convidados e fazer com que deixem essa data livre de quaisquer marcações ou eventos! Tratam-se de pequenos cartõezinhos que não pedem tantos detalhes nem precisam de ser tão formais como os convites de casamento. Por norma, eles servem para que todos os convidados se organizem para o evento, no caso de terem de tirar férias, marcar viagens, reservar alojamento e comprar os vestidos de cerimónia. Se querem saber tudo sobre esta prática, não percam!

Ideias Vintage Fotografia

Como enviar?

Têm uma grande quantidade de convidados a residir no estrangeiro? Já prepararam um site de casamento ou vão fazer uma pequena cerimónia, apenas com os amigos e familiares mais chegados? A forma que escolhem para enviar os convites de casamento originais vai depender de tudo isso, mas, antes disso, vai condicionar muito o save the date! No caso de terem poucos convidados, enviar o save the date por correio como um postal vai fazer com que se sintam mais próximos e íntimos dos noivos. Caso contrário, a forma mais prática e ecológica acaba por ser por e-mail. Desta forma, terão também um feedback imediato dos vossos convidados.

O conteúdo

O save the date deve conter a data, a cidade do casamento, o nome dos noivos e frases como “reserve este dia”, “não marque nada para esta data”, “é o nosso casamento” ou “o convite será enviado em breve”. Estas pequenas informações vão logo conter o necessário para que os convidados se organizem! Assim saberão o local, o estado do tempo aproximado – para que possam escolher um vestido de cerimónia curto ou um modelo mais quente – e tudo o que vão ter de preparar para comparecer no evento. Na altura de escrever o nome do destinatário, deixem a formalidade de fazer um convite de casamento de lado, e comecem por “tio”, “amiga” ou mesmo pelo nome próprio a quem dirigem o cartãozinho.

The Chronicles Store

Para quem?

Normalmente, os noivos enviam os save the date para todos os seus convidados, porém, vocês já sabem à partida aquelas pessoas cuja presença está garantida. Os pais, melhores amigos e família mais chegada vão certamente fazer de tudo para estar presentes no grande dia, por isso, se quiserem, podem mesmo enviá-los apenas a quem não querem que falte a esse dia tão importante. Escolham aqueles convidados que moram longe, que estão sempre muito ocupados ou que não vêm com muita frequência!

Com antecedência!

O save the date deve ser enviado com bastante antecedência aos convidados. Geralmente, este documento é enviado cerca de 6 meses antes de trocarem alianças de casamento, uma vez que o convite formal é enviado muito mais perto da data. No entanto, se se trata de um destination wedding ou de um casamento onde maioria dos convidados são de fora, é melhor enviá-lo até antes, de forma a que todas as pessoas se possam organizar com tempo! 

Mariana Castanheira

Entusiasmados por terem todas as respostas que mais anseiam dos vossos convidados? O save the date é uma tradição muito comum nos países anglo-saxónicos que tem conquistado o seu terreno em Portugal! Para os noivos, significa saber com quantas pessoas, em média, contar, quantas lembrancinhas de casamento encomendar e o início de todos os preparativos, já a contar com as confirmações. Para os convidados, é uma forma de se organizarem da melhor forma para finalmente verem o vestido de noiva, de pouparem tempo e dinheiro e de marcarem esse dia na agenda como um dos mais divertidos de sempre!