Tiago  & Sara
Casamento de Tiago & Sara

Se se viram obrigados a alterar a data do "Sim" por causa de todas as condicionantes relacionadas com a pandemia, não estão sozinhos O dia em que trocam alianças de casamento é um dos mais aguardados e especiais, mas isso também significa que devem estar absolutamente preparados para tudo o que possa acontecer. Alterar a data definitivamente não constava dos planos, mas podemos sempre adaptar os anéis mais especiais para corresponder às vossas expectativas… venham saber como atuar numa situação como esta.

Porquê mudar

Porque afinal, se trata de ter o número oficial nas vossas alianças. É uma pena após escolher a cor, o estilo e o material, terem de voltar à estaca zero e alterar tudo de novo, mas pensem nesta joia como algo definitivo – será sempre mais especial olhar para o seu interior tendo marcada uma data tão icónica, que vos vai acompanhar para sempre.

Frame - fotografia & vídeo
Frame - fotografia & vídeo

Por outro lado, muitos casais preferem ter a peça original, ainda que a data possa não corresponder àquela em que cortavam o bolo d casamento original! Trata-se de uma opção muito pessoal e que não perde significado por esse pequeno detalhe. Se decidirem manter a data “antiga” nas alianças é porque afinal também ela significa algo no vosso percurso. Será sempre uma ocasião especial e um dia simbólico, que não devem deixar de festejar!

Falar com o fornecedor

Decidir alterar a data nas alianças não é imediato, mas também não é o procedimento mais complicado, sobretudo para os profissionais mais experientes. Importa sim, avisar o fornecedor com antecedência, de forma a garantir que as alianças de casamento estejam prontas a tempo! O mais importante é manter o recibo ou fatura da compra e procurar regravar as alianças no mesmo local onde foram adquiridas, pois é onde saberão melhor trabalhar o material de forma adequada, mantendo a integridade da peça.

Todas as questões técnicas

Todos os materiais são passíveis de ser modificados, sejam as alianças de ouro branco, prata, titânio ou platina e, tratando-se de um processo relativamente fácil, não deverão encontrar problemas. Vale também a pena saber se a ourivesaria ou joalheiro prevê este tipo de situações com a chegada do covid-19, o que veio obrigar tantos casais a alterar os planos.

Gustavo Simões Fotografia
Gustavo Simões Fotografia

O procedimento consiste em apagar completamente a data já gravada, polir a peça e inserir a nova – o que pode ser feito de forma manual ou através de tecnologia laser e que, mediante os casos, especialmente se a data antiga estiver gravada em profundidade, pode alterar a espessura do anel, uma vez que se perde algum metal. O preço pode variar muito consoante os profissionais, por isso importa perguntar antes de decidir, já que se trata de um procedimento bastante rápido, que ficará finalizado em poucos dias. Quem sabe não colocam também uma palavra ou frase com significado, junto à nova data?

Quartz Visual Lab
Quartz Visual Lab

Alguns casais imprimem uma frase romântica, o nome ou inicial um do outro ou, na maioria, a data mais especial neste acessório tão pessoal. E é precisamente isso que terão de voltar a gravar se os planos mudaram durante estes meses. Se já passaram pelo que descrevemos acima, contem-nos tudo sobre o processo!