Arpa Photography
Arpa Photography

Se há algo importante e imprescindível no teu dia é que te cases com o vestido de noiva com que sempre sonhaste. Não existem duas noivas iguais e, exatamente por isso, um mesmo modelo pode ser alterado das mais variadas formas, até chegar a ser perfeito para quem o usará. Se te apaixonaste por um vestido mas gostavas de lhe fazer algumas alterações, não penses duas vezes. Fala com quem percebe do assunto, marca algumas provas, e consegue o modelo dos teus sonhos! À semelhança do penteado de noiva, acessórios ou aliança de casamento, o vestido deve respeitar a tua personalidade e assentar-te na perfeição. Para te ajudar nesta tarefa, aqui ficam algumas alterações básicas e possíveis de se fazer em praticamente todos os modelos:

Timeless Studio - Fotografia e Vídeo
Timeless Studio - Fotografia e Vídeo

Encurtar a bainha

Este é um dos ajustes mais comuns relativamente ao vestido. Cada noiva tem uma altura diferente, pelo que as várias marcas de moda nupcial criam modelos com um tamanho genérico, pensado para adaptar-se depois a todo o tipo de silhuetas e estaturas. Por isso, este será provavelmente o primeiro ajuste a ser feito no teu vestido de sonho. No caso dos vestidos de noiva curtos, o processo é o mesmo. Há sempre uma margem de manobra para que as casas de vestidos de noiva ou ateliers de costura possam trabalhar, de forma a conseguirem a medida que desejas ter no teu vestido.

Ajustar o corpete

Se te apaixonaste por um vestido de noiva com renda ajustado no corpo, é provável que este necessite de alguma alteração. Isto porque, uma vez mais, a tua estatura e medidas não são iguais às de ninguém, o que faz com que seja sempre necessário ajustar o teu vestido à tua medida. Tal como a bainha, este é um dos ajustes mais comuns de se fazer e que, por norma, fica sempre bem. Por outro lado, e a pensar nisso, as marcas já deixam algum espaço de ajuste logo no momento da sua confecção, pelo que é muito raro que um vestido fique bem à primeira. Não te preocupes e confia no trabalho dos profissionais que contrastaste!

Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

Ajustar o decote e/ou as alças

Mais decotado, menos decotado, mais justo ou mais folgado... Quase todos os modelos podem receber pequenas alterações no decote do peito e no decote das costas. Principalmente em vestidos de noiva simples – que se destacam em pequenos detalhes pensados para fazer toda a diferença –, ter um decote perfeito pode ser a chave de todo o visual. Por isso, muitas noivas apostam por transformar esta parte do seu vestido, de acordo com o seu estilo e personalidade. Caso não possas alterar o decote do teu, confere se é possível conseguir um efeito diferente ao modificar as mangas e/ou alças. 

Profoto
Profoto

Encurtar o vestido

Além da bainha, é possível encurtar o vestido ou dar uma outra forma à saia. Se te apaixonaste pela parte superior de um modelo, mas tinhas pensado num efeito assimétrico para a saia, por exemplo, tal é sempre possível de fazer. O mesmo se aplica ao comprimento da cauda ou ao tamanho da própria saia. Podes querer um efeito midi num clássico vestido de noiva Rosa Clará, ou tirar apenas alguns centímetros a um modelo mais curto. Tudo é uma questão de gosto pessoal, mas que tenhas claro que isso é um pedido perfeitamente possível de se fazer. 

Adicionar pedraria, renda, um cinto, etc

As noivas que amam o estilo mais romântico, não só são fãs de penteados apanhados e decorações elegantes, como adoram incluir detalhes únicos no seu vestido de noiva. Por isso, podes escolher adicionar pedraria, um detalhe de renda ou, inclusive, um cinto em pedraria. Na verdade, no que diz respeito a adicionar detalhes externos ao vestido, não há qualquer problema. O mais complicado pode ser retirar pedraria, mas nem isso é impossível para as mãos dos grandes profissionais da costura!

Márcio Ribafeita Fotógrafo
Márcio Ribafeita Fotógrafo

Mais coisas que podes alterar? Podes escolher retirar um fecho para colocar botões, abrir totalmente as costas ou, inclusive retirar ou adicionar alças – ou decote ilusão – ao teu vestido de sonho! No que diz respeito à decoração, também nada deve falhar, desde a cerimónia até ao corte do bolo de casamento. Agora que o teu anel de noivado brilha mais do nunca no teu dedo, talvez seja o momento de escolheres aquele vestido com que tens vindo a sonhar há muito tempo. O teu dia está a chegar e tens que brilhar mais do que nunca!