Passadas as emoções do dia C, chega o momento de fazer a mala para relaxar e passar os primeiros dias como marido e mulher, em pleno clima de romance, e no tão esperado destino que vocês escolheram para a lua-de-mel. É hora de preparar a mala rumo a esses dias de sonho! Preparamos uma lista de coisas que não podem faltar e que de certeza irás necessitar durante a viagem, seja qual for o destino. Fica atenta a estes conselhos.

O absolutamente necessário

Não te esqueças do teu cartão de cidadão ou passaporte, dependendo do sítio para onde viajam. Além disso, não te esqueças de ver se todas as vacinas estão em dia e certifica-te que separaste o cartão do seguro de saúde contratado e o respetivo cartão de crédito, caso seja necessário. É muito importante que conheças o sistema económico do país e que cartões funcionam no local, caso necessites de fazer alguma operação extra aqui ou à chegada.

Outro artigo fundamental, é o teu necessaire! Que não falte a escova de dentes, o pente, o desodorizante, o creme hidratante, a maquilhagem, medicamentos básicos, pinça e espelho. Lembra-te que a maioria dos hotéis apenas possuem champô e gel de banho, e pode faltar-te algum produto que não seja tão fácil de adquirir no destino da vossa lua-de-mel. Além disso, não te esqueças do telemóvel e do carregador. Em alguns países, as tomadas são diferentes, assim que informa-te previamente se deves também incluir na mala um adaptador de energia.

Destino turístico

Se decidiram ir para um desses países onde sabem que não vão parar um só minuto, reserva um espaço na mala para levares calçado confortável, de desporto ou preparado para fazer trekking. Um bolso grande, onde podes guardar tudo o que possas necessitar durantes os passeios turísticos, e porque não, um cantil para não teres que comprar água a toda a hora. Para este tipo de viagens, convém levar roupa confortável, como por exemplo, calças, t-shirts, sweaters, etc.

Faça sol ou neve, tens que te proteger das condições atmosféricas. Dependendo do destino, escolhe gorro, luvas e cachecóis, ou biquíni e roupas leves, mas nunca esqueças os óculos de sol e o protetor solar. Além disso, inclui as tuas guias e mapas do destino para organizarem tudo o que querem visitar com alguma antecedência.

Destino de praia

Se escolheram um local paradisíaco para passar a lua-de-mel e esquecer todas as preocupações dos últimos meses, não te esqueças de colocar na mala os óculos de mergulho e todo o material de snorkel, vários fatos de banho e biquínis, pareos e vestidos de praia coloridos e frescos, um casaco caso refresque durante a noite, chinelos e sandálias e uma bolsa para levares tudo o que necessitas para a praia.

Destino aventureiro

Se são uns aventureiros natos e decidiram fazer uma viagem onde a mochila vos vai acompanhar até aos locais mais incríveis e inacessíveis, não podes esquecer-te de levar um lenço que sirva tanto para tapar o pescoço quando refresque, como para apanhar o cabelo quando precises. Uma mala de primeiros socorros com repelente, compressas, agulhas, etc. Calçado confortável e preparado para as diferentes atividades que vão fazer e uma capa impermeável e leve, para o caso de apanharem algum dia mais chuvoso durante a viagem.

Destino de neve

Ainda que a maioria dos casais escolham destinos quentes para a sua lua-de-mel, pode ser que vocês viagem a um local frio e tenham que incluir na mala roupa térmica e quente, um bom casaco ou anoraque que vos proteja e abrigue do frio, gorro, cachecol e luvas, botas fechadas que vos protejam da neve ou da chuva e um bom protetor solar para a cara, já que o frio, o vento e a montanha queimam tanto ou mais a pele.

Algumas recomendações no momento de fazer a mala

Se a vossa lua-de-mel é logo após o casamento, tenta deixar a mala praticamente feita uns dias antes, para poderes ir adicionando as últimas coisas nos últimos dias e não te esqueças de nada importante. Fazer uma lista prévia com tudo o que necessitas levar também pode ser uma grande opção, já que faz com que seleciones melhor o que deves levar ou não. E o mais importante de tudo, tenta não encher a mala (por mais difícil que seja) de coisas que não vais usar, contando também que certamente irás comprar coisas no destino e depois podes não ter espaço para as trazer. Leva apenas o mínimo e indispensável para a viagem mais especial da tua vida!