Os convites de casamento já foram enviados, as lembrancinhas de casamento estão quase terminadas e os sabores do bolo de casamento estão mais que definidos. Vocês bem que merecem uma pausa, queridos noivos! Se têm alguns dias livres neste inverno, aproveitem para fazer uma escapadinha na neve! O nosso continente tem imensos locais maravilhosos, onde tanto podem aproveitar para praticar ski ou snowboard, como para visitar mercados de Natal e relaxar na companhia de um delicioso vin brulé. Inspirem-se com os nossos destinos preferidos e comecem a organizar a vossa escapadinha romântica: 

1. Zermatt, Suiça

Perto da fronteira com Itália existe um pequeno paraíso chamado Zermatt. A calma impera por estas bandas: não existem carros, a paisagem é de cortar a respiração (basta observar a montanha Matterhorn, símbolo da marca Toblerone) e as pistas de ski são, sem sombra de dúvida, das melhoras que existem na Europa. Se querem passar uns dias relaxantes, entre neve e raclet, este destino é um verdadeiro must!

E como chegar a esta maravilhosa localidade? De comboio, já que se trata de uma cidade livre de carros. Aproveitem até para fazer a viagem panorâmica do Glacier Express, que vos vai deixar completamente rendidos às montanhas suíças. Quanto ao alojamento, se procuram uma experiência diferente (e se têm um orçamento folgado), o 3100 Gornegratt, considerado como o hotel mais alto da Europa, é verdadeiramente imperdível. 

2. Salzburgo, Áustria

Sabem aquelas cidades absolutamente lindas que no inverno ganham um glamour único? Salzburgo é o exemplo perfeito! O centro histórico, considerado patrimônio histórico da humanidade pela Unesco, é um passeio inesquecível, assim como a monumental fortaleza de Hohensalzburg, a casa e museu de Mozart e o parque Mirabellgarten. No inverno, a cidade oferece ainda um mercado de natal fabuloso, onde podem apreciar o artesanato local enquanto bebem uma caneca de vinho quente. Quem sabe se não encontram as vossas prendas de casamento por aqui? 

Para chegar a Salzburgo, o mais recomendado é que voem para Munique, na Alemanha, onde podem depois apanhar um comboio. A viagem dura pouco mais de duas horas e vai permitir-vos apreciar as lindas paisagens da região. Finalmente, se gostam da mítica cerveja austríaca, não deixem de fazer uma visita à cervejaria Stieglkeller e Augustiner Bräu.

3. Lapónia, Finlândia

A aldeia do Pai Natal, estâncias de ski, o maravilhoso museu de Arktikum e os fenomenais hotéis-igloo da região... será que existe um destino mais fabuloso para apreciar a neve e a magia da época natalícia? Dificilmente! Se querem viver uma experiência única, não deixem de  marcar um tour para ver as auroras boreais e/ou de participar numa "noite tradicional", com direito a um jantar repleto de iguarias locais (como salmão e salsichas), uma sauna finlandesa e um mergulho num lago gelado. 

Como não existem voos para Rovaniemi, recomendamos que comecem a viagem na capital da Finlândia, Helsinque. Aqui, o ideal é que aluguem um carro e aproveitem para explorar a lindíssimas paisagens do país e Tromso, o maior núcleo urbano do norte da Noruega. 

4. Sierra Nevada, Espanha 

A Serra Nevada, localizada em Monachill, é uma das estações de ski mais populares do nosso país vizinho. Como se não bastasse, esta esta montanha também está ao lado de uma das cidades mais lindas de Espanha: Granada. Por isso, quando se cansarem da adrenalina, desçam em direção à cidade e maravilhem-se com os seus recantos! Passeios imperdíveis? O centro histórico e antigo bairro árabe, o Mirador de San Nicolas (onde podem fazer umas lindíssimas fotos com as alianças de casamento na mão) e a eterna Alhambra! 

Apesar de não existirem voos diretos entre Portugal e Granada, é possível fazer uma conexão via Madrid ou Barcelona. Também podem optar por ir de carro, já que a viagem não é longa e pode servir de desculpa para visitar outras pérolas espanholas, como Córdoba ou Sevilha. 

5. Blue Lagoon, Islândia

A Lagoa Azul, localizada na cidade de Grindavík, é uma das atrações mais populares da Islândia. Este spa geotermal, perfeito para qualquer estação do ano (afinal, as águas estão constantemente entre 37°C e 39°C), é um lugar de sonho para uns dias de descontração a dois. Uma vez aqui, não deixem de marcar uma massagem ao ar livre e de fazer uma refeição no restaurante Moss, onde a herança culinária local é reinventada com pratos criativos e uma carta de vinhos ímpar. Os vestidos de gala compridos e os trajes elegantes são um must neste local! 

Para viajar pela Islândia, o ideal é alugar um carro. No entanto, se vão especificamente ao país do gelo para visitar esta maravilhosa atração, optem por um tour de autocarro. Em quase todos os hotéis de Reykjavík poderão encontrar excursões organizadas para passar um dia na Blue Lagoon. 

Astro Travel - Viagens e Turismo

Outras opções maravilhosas? Bled, na Eslovénia, cujo lago fica especialmente mágico durante o inverno, os Pirineus, com as suas aldeias de pedra e estações de ski, as Dolomitas, na Itália, que juntam uma gastronomia fabulosa com vistas de cortar a respiração, ou capitais como Paris e Londres... Se já fizeram os convites de casamento e até já trataram das lembracinhas de casamento, tirem uns dias de férias e desfrutem da estação fria num destino de sonho. Vocês merecem!