Ricardo São Marcos Fotografia

A escolha do vestido de noiva é um dos momentos mais desejados e temidos pelas noivas. Por um lado, é a única coisa com que sonhas após teres o anel de noivado. Afinal, qual é a noiva que não deseja sentir-se uma princesa no seu grande dia? Mas por outro, escolher o vestido e tudo o que o vai complementar  – a maquilhagem, os sapatos, o penteado de noiva e todos os acessórios – é um processo que pode tornar-se demasiado longo e cansativo, sobretudo para as mais indecisas. À partida, vais saber de imediato quando experimentares o tal, mas e se tiveres vários candidatos a vestido de sonho? Antes de decidir, coloca estas questões a ti mesma:

135 milimetros

1. Ele é confortável o suficiente?

Quando experimentaste aquele lindíssimo vestido de noiva com renda, sentiste-te de imediato a noiva mais especial do mundo? Sim, há modelos lindíssimos que te vão assentar como uma luva e favorecer cada centímetro do teu corpo, mas um elemento chave do vestido é o conforto. À partida, vais usá-lo apenas durante um dia, mas pensa em todas as fases e tarefas que terás de cumprir… nada poderá atrapalhar o teu dia, nem o tecido, nem uma costura mais apertada. Antes de decidir, certifica-te que o vestido te dá liberdade de movimentos para te baixares e dançares, que não é demasiado justo nem te obriga a estar constantemente a concertar o decote e, sobretudo, que te deixa caminhar com classe, sem causar qualquer desconforto.

Ana Teresa Miranda Fotografia

2. Adoras o vestido, ou a reação das pessoas quando o experimentaste?

É importante perceber o que sentiste quando experimentaste o vestido. É normal as noivas levarem um pequeno grupo de amigas e familiares para as provas mas, independentemente da tua mãe ou madrinhas se emocionarem com determinado modelo, é a ti que cabe decidir se o vestido é ou não “o tal”. É muito frequente que isto aconteça, seja porque combina com o penteado com tranças que queres usar, ou porque é o seu gosto pessoal a falar mais alto. Seja qual for a situação, a palavra final é sempre da noiva.

3. Ele é adequado ao estilo do casamento?

Só porque sonhas com um determinado modelo de vestido, isso não quer dizer que ele se vai enquadrar no tipo de cerimónia, no clima ou mesmo no espaço que escolheram para celebrar este dia. O casamento é um dos momentos mais marcantes na vida do casal, mas há que saber adaptar-se às circunstâncias e talvez um vestido de noiva curto não seja o mais acertado se preferem um estilo de cerimónia mais formal... 

José Raposo Fotografia

4. … e ao teu tipo de corpo?

Um dos principais requisitos do vestido é que te assente e faça sentir bem! Podes passar horas online a percorrer o catálogo das marcas mais aclamadas ou a procurar inspiração de modelos lindíssimos que te fazem sonhar, mas isso não quer dizer que funcionem bem na tua pele. Todas temos corpos muito diferentes e encontrar um vestido que te valorize pode tornar-se um desafio, consoante as expectativas que já tinhas criado. Se a procura se estiver a prolongar mais tempo do que o desejado, não desesperes! Fala com amigas e profissionais, conhece bem o teu corpo e vais rapidamente descobrir o que mais te favorece!

5. Já experimentaste suficientes candidatos?

Testa todas as opções possíveis! Não queremos que andes meses com dúvidas à procurar do vestido perfeito, mas pior do que isso é comprometeres-te com um modelo que mais tardenão te acabe por convencer. Se não tens a certeza absoluta de que aquele é O vestido, não descartes outras opções e opiniões. Podes surpreender-te com cores e modelos muito distintos e pela forma como favorecem o teu corpo.

Mariana Carmona Fotografia

É muito importante que não te precipites a comprar o teu vestido de sonho. Depois de enviarem os convites de casamento, começa a busca por esse elemento chave do look da noiva, mas é importante que pares para pensar e refletir na hora de escolher o modelo com que vais subir ao altar. Demora o tempo que precisares para ouvir e te aconselhares da melhor forma, e descansa porque a escolha da decoração e do bolo de casamento podem bem esperar!