Saúde, respeito pelo ambiente e a completa renuncia a tudo o que é de origem animal. Assim é o estilo vegan, que vai muito para além da alimentação. Trata-se, realmente, de um lifestyle que se alarga às roupas, aos produtos de higiene, cosmética e a tudo o que consumimos no nosso dia a dia. Por isso, e perante o panorama ambiental dos dias de hoje, nunca este conceito esteve tão em voga como agora. No vestido de noiva, no penteado de noiva, mas também nos convites de casamento ou na própria decoração, é possível seguir todos os preceitos do estilo de vida vegan. No entanto, é evidente que todas as atenções irão estar viradas para o menu. Para que tudo corra na perfeição e os convidados – vegans e não – desfrutem das vossas escolhas, anotem estas dicas fundamentais.

1. Antes de tudo: convidados sem dúvidas

O dia de casamento é o dia dos noivos, por isso, não há nada de errado em quererem celebrá-lo de acordo com o vosso estilo e gostos pessoais. Por isso, se são os dois vegan, faz todo o sentido terem pratos vegan no vosso dia. O único que devem ter em atenção são os vossos convidados que não o são. Isto porque – e sobretudo familiares mais velhos – podem não estar totalmente por dentro do que se come ou das práticas do veganismo. Para que não existam dúvidas, arranjem uma forma de explicar a todos o que vão comer no vosso dia. Através do vosso site, ou de uma explicação extra no vosso convite de casamento personalizado, existem várias maneiras originais de o fazer. Às vezes, as pessoas torcem o nariz porque desconhecimento de causa, por isso, quanto mais informação tiverem, melhor!

2. Um equipa de catering vegan profissional

O estilo vegan tem cada vez mais adeptos mas, e principalmente se decidiram casar numa quinta, nem todos os espaços acompanham as novas "tendências". Por isso, certifiquem-se de que a equipa de catering sabe realmente o que está a fazer e definam o menu com eles. Caso não fiquem convencidos – em sugestões para as entradas ou para o vosso bolo de casamento original, por exemplo – tomem a decisão de contratar uma equipa de catering especializada em pratos vegan. Lembrem-se de que o copo de água é um dos momentos mais importantes do vosso dia, pelo que deve estar tudo perfeito, dos aperitivos às sobremesas!

3. Opções adicionais para todos

Apesar do serem vegan, considerem ter algumas opções para os convidados que não o são. Podem apostar ao máximo nas verduras, mas tenham em conta que também estão a organizar um dia para os vossos convidados e que estes têm que sentir que fazem parte dele. Caso se sintam cómodos, incluam algumas opções de carne ou peixe para os que não são vegetarianos ou veganos. 

4. Apostem na cozinha internacional

É na cozinha internacional e exótica que poderá estar a chave do sucesso do vosso menu vegan! Se entramos no universo indiano, chinês ou japonês, as opções vegan aumentam consideravelmente. As cozinha indiana tem várias opções vegan, como podem ser os estufados de verduras com curry ou os pães típicos da região. Na cozinha chinesa, encontrarão os spring rolls e outros pratos que não levam carne ou peixe, assim como na cozinha japonesa, leve, fresca e ideal para os casamentos de primavera/verão. Na cozinha mexicana também podem encontrar algumas opções vegan, como o guacamole, por exemplo. Se querem inovar, montem balcões temáticos... os convidados irão adorar!  

5. ...e num Candy Bar original, variado e saudável!

Um bolo de casamento original sem lactose ou glúten? Sim, é mais que possível! Tal como todos os restantes doces do vosso Candy Bar que, além de saudáveis, terão uma pinta incrível. Frutas, pudins de chia, panacotta de laranja e amora, cheesecake vegan com frutos vermelhos... não faltam opções deliciosas para satisfazer todos os vossos convidados. Uma vez mais, contratem uma equipa especializada em doçaria vegan, para que nada falhe.  

Inspirados para montarem o vosso menu vegan? Com uma equipa de catering, nada falhará, desde as entradas ao vosso bolo de casamento. E, se querem apostar por umas lembrancinhas de casamento sustentáveis e ecológicas, podem escolher plantinhas ou um mini livro de receitas vegan para inspirar os vossos convidados. Mais saudável e original, impossível!