Quer seja por ter um forte valor sentimental ou pela possibilidade de o passares à tua futura filha, limpar o teu vestido de noiva e mantê-lo em boas condições é a melhor maneira de preservar a sua cor, forma e tecido. Todos os detalhes do teu casamento acabam por se estragar um pouco à medida que as horas vão passando. A começar na tua maquilhagem, que precisa de ser retocada, no teu penteado de noiva, que precisa de fixação extra após todas as horas na pista de dança...

A verdade é que o teu vestido acaba por se sujar ao longo do dia e, quando o tirares, vais perceber que já não mantém aquela forma cheia e bonita como quando fizeste a primeira prova. E porque ele é tudo menos um vestido de cerimónia barato, neste artigo damos-te todas as dicas para que voltes a ter o teu vestido de sonho, tal e qual como o viste na loja pela primeira vez!

1. Procura manchas

Se tentas mesmo deixar o vestido numa lavandaria mas achas o serviço demasiado caro, com cuidado e a técnica certa podes deixá-lo impecável, na tua própria casa. Após teres na mão a tua aliança de casamento e passares horas de festa a dançar, a beber, a falar com os convidados e a saborear o teu bolo de casamento original, é normal que o teu vestido tenha adquirido alguma mancha. Por isso após a festa, procura as nódoas que ele possa ter e começa por atacá-las, uma a uma, para evitar que se fixem no tecido.

2. Identifica o tecido e a lavagem mais adequada

Mesmo que se trate de um vestido de noiva simples, pensar que a sua lavagem deve ser feita apenas em lavandarias é um erro muito comum. Após olhar bem para o tipo de tecido e fibra de que ele é composto, olha para a etiqueta do teu vestido, vê as instruções de lavagem e faz a higienização, consoante as informações. Esta é uma etapa necessária para evitar lavagens que causem danos ao vestido.

3. Opta pela lavagem a seco

Embora seja mais comum em vestidos de cerimónia curtos, muitos vestidos de festa e de noiva possuem tules, tecidos como organza, rendas delicadas e bordados que podem ser muito facilmente danificados numa lavagem normal.

Nestes casos, e especialmente se o teu vestido tem muitos pormenores e apliques que tens receio de estragar, optar pela lavagem a seco na lavandaria pode ser a opção mais acertada. Além de não perder tempo com a lavagem, as hipóteses de estragos são mínimas e a conservação da peça será ainda maior.

4. Procura alguém especializado em preservar vestidos de noiva

A preservação refere-ser a técnicas especiais de limpeza e embalamento utilizadas para garantir que o teu vestido mantém toda a sua beleza. Se deixares ao cuidado de um profisisonal, ele vai investigar os detalhes (os materiais, adornos caso seja um vestido de noiva com renda e os vários tipos de nódoa) e, de seguida, formular um procedimento de limpeza especializado.

Normalmente, não há problema em esperar até à lua de mel para levar o teu vestido até um profissional, mas lembra-te, o melhor mesmo é levá-lo enquanto as nódoas estão ainda frescas e não se impregnaram no tecido, especialmente se está manchado com lama ou bebidas com cor. Depois de limpo, ele é embrulhado num tecido de papel acid free e colocado numa caixa de arquivo digna de um museu.

5. A melhor forma de guardar o vestido

Além da lavagem, uma das partes fundamentais para manteres o teu vestido no seu melhor estado é ter cuidado redobrado com a forma como o vais guardar. Peças de tule ou rendas, que gralmente pesam mais, devem manter-se dobradas numa caixa com papel de seda. Por sua vez, as peças mais leves podem ser penduradas num cabide, embora necessitem de estar protegidas com capas para evitar o contacto com outras peças de roupa. Para evitar mofo, utiliza, ocasionalmente, desumidificadores no armário.

A limpeza e manutenção destas peças, sejam elas de noiva ou vestidos de cerimónia, é algo importante que muitas vezes nos esquecemos por fazerem já parte do pós cerimónia. Mas como geralmente estas peças são feitas de tecidos mais nobres e delicados que a tua roupa do dia a dia, é muito importante que os mantenhas limpos e intactos, para que não durem apenas uma noite! E não te esqueças, estas dicas aplicam-se também caso alugues o teu vestido de noiva, pois deves entregá-lo tal e qual como te foi enviado.