Nelson Marques e Andreia Torres Photography
Nelson Marques e Andreia Torres Photography

Os preparativos têm tanto de maravilhoso como de stressante. Principalmente nos últimos meses antes do grande dia, em que é necessário concluir os últimos detalhes. Ainda assim, entre conciliar a rotina com a organização, escolher o vestido de noiva, pensar nos convites de casamento, contratar fornecedores ou pensar em detalhes como o bolo de casamento, é normal que se sintam esgotados mentalmente e que tenham todas as emoções à flor da pele. A solução passa, sobretudo, por respirarem e manterem a calma. E, se acham que não conseguem ver a luz ao fundo do túnel, temos algo para vocês... Uns mantras! Se os repetirem, nem que mentalmente, todos os dias, verão como tudo se simplifica. Inspirem, expirem, não pirem! Pode não parecer, mas quanto mais positivos, calmos e equilibrados estiverem, mais facilmente conseguirão lidar com todos os imprevistos que possam surgir. Foquem-se no que realmente interessa!

Posso sempre pedir ajuda

É verdade que o casamento é vosso, mas podem sempre pedir ajuda aos mais próximos. Se vais ter damas de honor, deixa que elas mesmo tratem dos seus vestidos de gala compridos. Se tens padrinhos, deixa que eles escolham o fato e a cor da gravata, para eles até se torna divertido e acabam por poupar-te a esta tarefa. Podem pedir ajuda a familiares com a decoração ou com as lembranças, por exemplo. Além de que, se tiverem amigos que se casaram recentemente, também podem pedir-lhes conselhos sobre os melhores fornecedores ou sobre algum aspeto que tenham mesmo de ter em conta na negociação com os fornecedores. E, caso o vosso orçamento vos permita, também podem contratar uma wedding planner para vos ajudar com todos os preparativos. Ela será a pessoa indicada para vos indicar os melhores serviços e fornecedores, além de que tratará de tudo no vosso dia.

Miguel Cunha Fotografia
Miguel Cunha Fotografia

Só posso comprar o que posso pagar

É verdade, as inspirações chegam de todo o lado, e nem sempre é fácil resistir à tentação de mudar ou alterar toda a decoração. Seja pelas ideias para convites de casamento que vêm todos os dias, ou por aquele vestido de noiva com renda pelo qual te apaixonaste. Tenham sempre em conta o mais importante: não comprem nada que não possam pagar, ou poderá ser mais complicado gerirem todo o vosso orçamento. Entre tantas inspirações, ideias e fornecedores, há sempre alternativas que se ajustam ao vosso orçamento. É possível terem um casamento perfeito por menos, só têm de se dedicar ao máximo. Organizem-se sempre de acordo com as vossas possibilidades.

Não consigo fazer tudo de uma vez

Nem precisam. Organizem-se por etapas, definam as prioridades, timings e organizem-se de forma a que tudo se desenvolva dentro do tempo estipulado. Não tentem fazer tudo ao mesmo tempo ou poderão ficar sobrecarregados, demasiado ansiosos e nada irá correr como desejam. Foquem-se numa tarefa de cada vez – primeiro os fornecedores, depois a escolha do vestido, depois a preparação dos vossos convites de casamento personalizados, etc. É importante fazerem uma lista de tarefas e definirem prazos para que os preparativos decorram na perfeição e consigam ter tudo pronto a tempo.

Nuno Lima Fotografia
Nuno Lima Fotografia

O mais importante é que vamos casar 

Sim, este é o mantra que devem repetir todos os dias, e principalmente quando surge algum imprevisto. Não é assim tão importante terem aquele bolo de casamento original pelo qual se apaixonaram, se isso passar o vosso orçamento. O mais importante é terem sempre presente que vão concluir um sonho de ambos, vão unir-se para o resto das vossas vidas, e tudo correrá bem! Há sempre solução ou alternativas para tudo , por isso, mantenham-se calmos e focados no que realmente interessa: o dia em que finalmente serão marido e mulher.

Bruno Lé Photography
Bruno Lé Photography

Repitam estes quatro mantras todos os dias e verão como tudo fará sentido. Acreditem que organizar um casamento é possível sem demasiada confusão ou conflito interior. Pensem positivo desde o momento em que receberam o anel de noivado até aos últimos preparativos. Será um dia mágico, fruto de meses de preparativos onde reinou a calma e o positivismo.