De todos os estilos que revolucionaram o mundo nupcial dos últimos tempos, sem dúvida de que os casamentos no campo estão no topo das grandes tendências do momento. Primam por ser mais intimistas, acolhedores e totalmente personalizados, espelhando ao máximo os seus noivos.

Desde o vestido de noiva ao penteado de noiva, passando ainda pela decoração ou pela temática do enlace, tudo é pensado ao pormenor e tem de se adequar ao entorno escolhido para celebrarem a vossa união. De facto, os casamentos ao ar livre têm algo de mágico e muito especial, mas requerem toda uma organização por parte dos noivos, para que tudo corra na perfeição. Ter um plano B caso chova é essencial, mas existem mais detalhes que podem determinar o sucesso do vosso enlace. Entre eles, a escolha do menu de casamento, que deve ser adequada ao tipo de casamento que querem celebrar.

Depois de escolherem o local e ainda antes de pensarem no estilo de convites de casamento que querem enviar, comecem a definir o vosso menu campestre junto da equipa de catering que contratarem. Deixamos algumas dicas fundamentais.

Louder than Fire
Louder than Fire

Optem por pratos práticos

Celebrar um casamento ao ar livre não é o mesmo do que celebrar um casamento indoor, pelo que o copo-de-água deve ser distinto. Por esse motivo, optem sempre por pratos práticos e fáceis de se manterem em perfeitas condições ao ar livre. Principalmente nos dias mais quentes de verão, é importante que tudo se mantenha em perfeitas condições e nada azede, principalmente se querem servir marisco durante o aperitivo.

Optem por saladas frescas e refrescantes, risotos, caldeiradas ou pratos de peixe, que são sempre mais fáceis de digerir. No caso de quererem celebrar o casamento ao fim da tarde, podem optar por um prato de carne, por exemplo.

Aqui, e tal como terás em conta o espaço quando optares por um vestido de noiva com renda ou simples, também tens que adaptar o menu às condições onde celebrarem o copo-de-água. Pensem bem em todos os prós e contras antes de escolherem o vosso menu de casamento.

Gustavo Simões Fotografia
Gustavo Simões Fotografia

Que tal um regime buffet?

Muitos noivos escolhem esta opção para o seu casamento no campo, por ser mais fácil de organizar. Um casamento deste estilo, por norma, é sempre mais intimista e descontraído – onde os noivos optam por vestidos de noiva simples ou pela ausência de gravata – para poderem aproveitar ao máximo a festa. Por isso mesmo, podem escolher ter um buffet durante o copo-de-água, onde os convidados se possam servir como preferirem e sempre que quiserem. Massas, saladas, risotos, carnes frias e quentes, sushi, mesa de queijos e enchidos, podem ter tudo num casamento buffet. A única diferença é que, neste caso, os convidados se servem livremente.

Este estilo é perfeito para os casamentos piquenique ou para os querem apenas ter um cocktail mais informal, sem mesas ou lugares marcados, ainda que também resulte perfeitamente num casamento ao ar livre mais tradicional, onde todos se possam sentar à mesa.

Olhar de Lado
Olhar de Lado

Bebidas sempre frescas

Algo muito importante num casamento ao ar livre, é a manutenção das bebidas. Pelo calor, é importante que todas as bebidas – alcoólicas ou não – se mantenham sempre frescas. Por isso, providenciem zonas de refrigeração com o vosso serviço de catering, para que nada falhe.

Os mais alternativos – amantes de bolos de casamento originais e outros detalhes que fazem a diferença – podem inspirar-se nas muitas ideias do momento para manter as bebidas frescas, como encher banheiras vintage de água e gelo e colocá-las na zona do copo-de-água para que os convidados se sirvam à vontade.

Também podem ter um bar rústico apenas com bebidas, sempre à disposição de todos durante a festa inteira. Ideias não faltam, mas o mais importante é conseguirem manter as bebidas sempre frescas e que os convidados não passem sede. Muita atenção a este pormenor que pode fazer toda a diferença!

A Love Story
A Love Story

Contratem um serviço de catering especializado

Pensem em todos os detalhes do vosso casamento no campo. Aposta num penteado apanhado pela sua comodidade, pensa no calçado e informa os convidados do tipo de casamento que vão celebrar nos vossos convites de casamento personalizados. E, para o catering, contratem o melhor staff, de preferência, com experiência neste tipo de eventos ao ar livre, para que nada falhe. Lembrem-se de que, uma equipa de excelência é fundamental para que nada falhe no grande dia.

Um casamento no campo é inesquecível, e por isso, devem ter em conta todos estes aspetos. A organização pode parecer bastante exigente neste momento mas, no momento em que tiveres a aliança junto ao teu anel de noivado e vires as tuas amigas mais especiais deslumbrantes nos seus vestidos de cerimónia saberás que valeu tudo a pena. Será um dia único nas vossas vidas!