Feel Creations - Photo & Film
Feel Creations - Photo & Film

Agora que já mostraram o anel de noivado a toda a gente, está na hora de meter mãos à obra! Mas antes de fazerem os convites de casamento ou de começarem a visitar lojas de fatos e vestidos de noiva, há uma grande decisão que têm de tomar: escolher o local onde celebrarão o vosso dia C. Se ainda se sentem algo perdidos neste ponto, considerem as estas oito questões: 

1. Quantos convidados querem ter?

Fazer convites de casamento para 50 pessoas é uma coisa... para 200 é outra completamente diferente! Se começaram agora a organizar o vosso enlace, estipulem um máximo de convidados e elaborem uma guest list, mesmo que seja provisória. Lembrem-se que só poderão começar a procurar espaços quando tiverem um número de convidados minimamente estabelecido, dado que todos têm um capacidade máximo - ou até mínima - que deve ser respeitada. 

2. Qual é o vosso budget?

O local onde celebrarão as alianças de casamento vai representar a maior fatia do vosso orçamento. Como tal, é fundamental que definam quanto querem gastar no evento e qual queria o preço por pessoa que estão dispostos a pagar. Quase todos os locais estão abertos a negociar menus e a adequar os seus serviços às vossas necessidades, mas para isso é imprescindível que tenham valores em mente. 

Bruno Silva Photographer
Bruno Silva Photographer

3. Qual é a estação em que querem dar o nó?

Se sempre quiseram casar no verão, num jardim ou à beira-mar, é importante que procurem locais que vos possam dar as condições desejadas. Por outro lado, se sempre sonharam com um enlace no inverno - e com um bolo de casamento original, decorado com pinhas de chocolate e tons metalizados - é fundamental que optem por ambientes fechados e com um bom sistema de aquecimento. 

4. Qual é o estilo/temática que gostariam de ter?

Muitos casais sonham com um enlace rústico, num ambiente onde a madeira seja a grande protagonista. Para outros, a decoração perfeita tem de ser elegante, romântica e até com nuances vintage. Logo, também existem os que preferem cenários descontraídos, estilo boho, ou os que apostam numa festa temática, com uma decoração pensada ou pormenor. Já sabem qual é o estilo que mais vos agrada/define? Decidir o estilo de enlace que querem vai ajudar-vos a identificar o espaço perfeito para celebrá-lo.                        

Luis Jorge Fotografia
Luis Jorge Fotografia

5. Quais são os serviços que não podem faltar?

Um parking, um espaço especial para a cerimónia civil, um catering que corresponda às vossas necessidades ou open bar... Elaborem uma lista dos serviços que considerem indispensáveis para o vosso enlace e tenham-na em conta cada vez que forem visitar um local. Muitos lugares oferecem packs com tudo incluído, ao passo que outros não; estejam atentos e confiram todos os valores oferecidos. 

6. É fundamental que tenha bons acessos?

Importantíssimo! Se não vão oferecer uma solução de transporte aos convidados, convém que o local que escolham tenha bons acessos e um parking amplo. Nesta linha, confiram também se é possível chegar ao local em transporte público. Se se casam foram da vossa área de residência, é aconselhável que procurem um local onde também possam passar a noite (e os vossos amigos/familiares também, caso queiram). Que o local esteja perto de hotéis, residenciais e campings também é uma mais valia, sobretudo se têm muitos convidados de fora. 

Fabio Silva Photography
Fabio Silva Photography

7. Querem algo exclusivo?

Existem muitos locais que, ao serem bastante amplos, realizam mais de um evento em simultâneo. Se a exclusividade é algo que pesa na vossa balança, investiguem se conseguirão ter a privacidade - e dedicação! - que desejam. Sobretudo se querem ter um enlace íntimo e tranquilo, este ponto é de extrema importância. Do mesmo modo, convém que averiguem se o local coloca limites quanto ao uso do espaço e à duração da celebração. Afinal, a última coisa que querem é ter de dar a festa por terminada ainda antes de distribuírem as prendas de casamento... 

8. E o valor sentimental...?

Como podem intuir, este ponto é bastante mais abstrato que os restantes. Se querem que o vosso enlace se realize num local com valor sentimental - a praia onde se conheceram, a vila onde surgiu o pedido de casamento, etc - convém que procurem locais com base nesta premissa. Mas atenção: não deixem que este desejo vos limite ao ponto de não contemplarem opções que podem ir muito mais de encontro ao vosso orçamento e necessidades.

LPhotography
LPhotography

Inspirados com esta pequena guia? Então visitem o nosso diretório de espaços para casamentos e comecem a marcar algumas visitas! Uma vez escolhido o local, já poderão começar a ver ideias para os convites de casamento e a decidir outros pormenores, como o estilo do bolo de casamento, a da decoração das mesas.