Essência Fotografia
Essência Fotografia

A praia é um dos cenários de sonho mais populares para realizar um casamento. Além de ser um lugar romântico por natureza, a praia convida à alegria, à celebrações, a encontros felizes. Aqui estão algumas dicas para que nada falhe no teu grande dia!

Flavia Grandi Fotografia
Flavia Grandi Fotografia

1. Onde realizar o casamento?

O primeiro passo é sempre escolher o local do casamento. Pensem que o melhor será optar por uma praia com pouco movimento, ou o mais provável será terem o dobro dos assistentes. Quanto a cerimónia, preferem que seja num local e a festa na praia, ou vice e versa? Preferem casar na praia e festejar num lugar mais reservado? Uma boa alternativa pode ser optar por um hotel ou restaurante com acesso à praia, por exemplo.

2. Os trâmites legais

A gestão da orla costeira portuguesa está sob o comando de uma Capitania Regional. Depois de escolherem a praia, contactem à capitania a que esta pertence e solicitem uma autorização.Da mesma maneira, se pensam ter fogos-de-artifício, uma fogueira ou outros efeitos deste tipo, terão de pedir autorização à autarquia. Estes trâmites terão de ser realizados com um mínimo de 30 dias de antecedência, de modo a terem as licenças atempadamente.

Yes I Do
Yes I Do

3. Decoração de um casamento na praia

A decoração de um casamento na praia não tem de ser muito exuberante uma vez que a paisagem já é por si decorativa. Elementos marinhos naturais (como conchas e estrelas do mar) ou não (como âncoras, cordas ou barcos) são muito adequados e podem também servir de complemento ao tema do casamento.

No que diz respeito aos arranjos florais, o melhor será optar por plantas resistentes ao calor como as rosas, girassóis, lírios ou margaridas, por exemplo. Se quiserem algo mais arrojado, porque não decorar com plantas aquáticas em jarros de vidro? Assim têm a certeza que não murcharão. Também se pode criar um efeito muito original com suculentas em pequenos vasos.

Se a cerimónia é ao fim do dia, a decoração com velas ou tochas torna o ambiente mágico.

4. Dress code para noivos e convidados

Claro que quem determina o estilo do casamento são os noivos. No entanto, casamentos na praia costumam ser mais descontraídos. Em relação ao calçado, o melhor será evitar os saltos, especialmente se não tiverem um estrado.Podem optar diretamente pelo pé na areia.

O vestido de noiva poderá ser mais simples, leve e fluído. Modelos mais curtos ou sem cauda são os mais indicados e com véus que não cheguem ao chão. E para um toque moderno, porque não usá-lo como um lenço à pirata?

Para o noivo os tecidos de linho poderão ser os mais confortáveis. Não será necessário envergar o tradicional fato e cores mais claras vão combinar na perfeição com o ambiente. Para os convidados as linhas são as mesmas: trajes descontraídos e leves, apenas com os acessórios essenciais.

Mir*Salgado Fotografia

5. A ementa

Se o copo-de-água também se realizar na praia, servir pratos leves e relativamente resistentes ao calor é o ideal. O ambiente remete para peixes e mariscos, mas tal não é obrigatório. Tenham é muita atenção ao modo de conservação dos alimentos que escolherem.

6. A importância dos detalhes

Existem algumas particularidades dos casamentos da praia que não podem passar despercebidos. Aqui estão alguns:

  • Os convites devem ser enviados com a antecedência suficiente para que os convidados possam encontrar alojamento, especialmente se se tratar de locais com alguma afluência devido ao turismo;
  • Casas de banho: se o casamento não tem nenhuma infraestrutura perto, convém pensarem em alugar casas de banho portáteis;
  • Consoante o mês que escolherem para dar o nó, pensem a que horas será a celebração para que não haja demasiado calor ou frio.
  • Tenham geradores para ter energia para um sistema de som, luzes e tudo quando necessite de ser ligado à corrente.
  • Tenham toldos chapéus-de-sol que proporcionem sombras para que todos estejam confortáveis. Tenham em conta que demasiado calor pode causar muitos transtornos.
  • Uma zona mais confortável para os convidados mais velhos (e mais novos) será, sem dúvida, muito apreciada!
  • Apesar da estação, pode sempre haver imprevistos climáticos: tenham um plano B (que deverá incluir uma tenda) para o caso de chuva.
  • E, já que fará calor, porque não oferecer leques ou sombrinhas?
  • Se vão ter muitas crianças, preparem um kit com alguns brinquedos de praia para elas se divertirem.

Fora de Casa Catering
Fora de Casa Catering

Preparados para um casamento de sonho à beira-mar?