RicardoMarta  photography
RicardoMarta photography

O vestido de noiva, os sapatos adequados, o véu, os acessórios para o penteado de noiva e o bouquet. E no que que toca ao noivo, o que é que se deve incluir o seu look? Para além do fato, da camisa e da gravata, há um acessório clássico que fez um icónico regresso e que está a ser usado em passerelles e casamentos um pouco por todo o mundo: os suspensórios! Mais elegantes e formais, vintage ou descolados, apenas a complementar uma camisa de mangas curtas... Já tinhas pensado em utilizar este acessório cheio de estilo no teu dia C? Se já tens o anel de noivado, hoje contamos-te tudo sobre os suspensórios: 

Um acessório versátil

Embora seja um dos acessórios prediletos dos noivos, usar suspensórios depende do contexto do dia em que trocam alianças de casamento. Um entorno rústico é o cenário ideal para optar por este estilo, sobretudo se este tiver uma decoração em tons terra e recheada de elementos naturais. Por outro lado, se se trata de um casamento num meio urbano, não é preciso descartar esta opção! Tanto noivos como padrinhos podem arrasar com um fato mais clássico e um modelo de suspensório escuro e elegante, complementando um autêntico gentleman. Assim, a escolha do fato ou das peças que servem de base para este acessório depende muito do contexto e do grau de formalidade. Com ou sem gravata, boutonnière ou botões de punho… tudo depende da ocasião e do teu estilo pessoal!

Filipe Santiago Fotografia
Filipe Santiago Fotografia

A função mais prática

Não há dúvida de que uns bons suspensórios são um statement num look masculino! Quase tão impactantes como uma clutch ou um chapéu que roube todas as atenções num vestido de gala comprido, este acessório remete para a história da moda e nunca lhe falta um propósito para ser inserido no look. Mas na verdade, ele tem uma função muito óbvia e semelhante à do cinto: o de segurar e manter as calças ajustadas ao corpo. Assim, para não deixar o visual redundante, deve optar-se ora por um, ora por outro.

RicardoMarta  photography
RicardoMarta photography

Como e quando?

Muito resumidamente, este acessório pode ser utilizado de duas formas diferentes: com clips, ou seja, preso nas calças, ou com botões. Caso as calças não tenham os botões para suspensórios já instalados, não há drama, pois uma costureira pode fazê-los em qualquer peça, sem que depois corras o risco de os perderes a dançar antes de cortar o bolo de casamento original. A diferença entre os dois modos está na mensagem que cada estilo passa. Enquanto os clips são mais práticos, descolados e fáceis de vestir, são também mais evidentes na roupa e, por isso, os indicados para casamentos informais. Um estilo menos casual pede, assim, uma opção mais discreta e sofisticada, como são os suspensórios presos com botão.

Baccus
Baccus

A combinação perfeita!

Conjugar os suspensórios com a cor da gravata ou dos sapatos não é necessariamente a melhor aposta. Na verdade, não é necessário que combinem com nenhum acessório em particular e, para isso, basta que escolher cores e padrões que se complementem! Um relógio com bracelete de couro ou uns sapatos vintage podem ser um ótimo ponto de partida e, o melhor é optar por tons ou texturas adequadas e, claro, que não choquem entre si! Cores como o castanho, o beije, o caramelo, o preto ou o azul escuro são as mais utilizadas e, na dúvida, o melhor é escolher tons neutros que não se destaquem no visual! Para um look mais arrojado, escolhe pequenos apliques que combinem com o bouquet ou com os acessórios do penteado apanhado da noiva! Podes colocá-los na base, junto às calças, na zona do peito ou nas costas.

Charisma - Wedding Photography
Charisma - Wedding Photography

Já decidiste qual o melhor look para o grande dia? Escolher o espaço da cerimónia e do copo de água é o primeiro passo depois de enviarem convites de casamento. Afinal, é também o local que dita um pouco o dress code. Depois, é uma questão de avaliar qual o look com que te sentes mais confortável até entregar as lembrancinhas de casamento. Suspensórios: sim ou não?