Alex Tome
Alex Tome

Garantir conforto, versatilidade e uma clara afirmação de estilo pessoal. São estes os valores base que te inclinam mais para o par que vais calçar até cortar o bolo de casamento. Os sapatos são uma extensão de ti e são tão importantes como o vestido de noiva. Devem assentar bem, estar em linha com o fato e os acessórios, mas sobretudo fazer com que te sintas especial! Vem conhecer os principais erros na escolha deste item se já enviaram os convites de casamento!

Demasiado casual

O principal ponto em que tantos homens são derrubados é zelar pelo conforto… em demasia! Claro que um sapato deve ser cómodo e não interferir nos movimentos. Afinal, queres usá-lo sem percalços até entregar as prendas de casamento originais e poder dançar à vontade. Mas calçado demasiado casual acaba por se traduzir num enorme não, ainda que se integre bem numa cerimónia informal. Tem sempre em atenção de que se trata de um evento com alguma solenidade e escolhe um par a rigor!

Não ter em atenção o tecido

Porque não só a cor, o padrão ou o estilo importam, tem em mente o tecido dos sapatos para que não te apresentes over ou underdressed na cerimónia. Calçado em camurça tende a ser mais apropriado para casamentos no outono ou inverno, porém, cuidado com o solo molhado ou a maresia – caso troquem alianças de casamento na praia – que podem facilmente manchar esta peça.

Márcia Raposo Photography
Márcia Raposo Photography

Por outro lado, um sapato demasiado rígido em pele pode dar a ideia oposta e pecar por ser demasiado formal para a ocasião. Pensa no teu look como um todo e garante que se trata de um conjunto coeso, em vez de escolher este dia para arriscar.

Nem o local da cerimónia

A formalidade do evento dita quase todos os detalhes do vosso visual! Se num casamento boho e ao ar livre cai tão bem um vestido de noiva com renda ou um modelo curto e mais leve, o mesmo se aplica ao look masculino e aos sapatos. Tons neutros como camel, beige e cinzento podem resultar num look descolado de casamento de praia quando se trata de uns leves mocassin, mas um clássico sapato preto nunca erra quando se trata de um espaço urbano ou com uma certa formalidade.

The Hatman - Photo & Film
The Hatman - Photo & Film

Matchy-matchy

Um dos piores erros em que tantos noivos incorrem é tentar combinar tudo. Sapato e gravata, com o cinto ou o blazer. A ideia de funcionar como acessório ou complemento não requer que cores e materiais sejam idênticos, mas sim uma extensão da alfaiataria sem causar grande choque de contrastes.

Descurar a manutenção

Frame - fotografia & vídeo
Frame - fotografia & vídeo

Um bom sapato precisará de alguns cuidados para chegar ao dia em que trocam alianças de ouro branco impecável. Algum uso para que te habitues ao seu caminhar, limpar com alguma frequência com uma flanela húmida ou engraxar, conforme o material que reveste, evitar molhar e guardar num local seco e arejado, de preferência, com a ponta para a parte de dentro, para evitar quaisquer danos.

Um toque diferenciador

Embora te queiras destacar, um par extravagante pode não ser o caminho mais óbvio. Muitos homens optam por calçado com um toque excêntrico, seja a cor, o material ou o brilho, que tantas vezes contrasta com a formalidade de um fato. Se o que procuras é um visual discreto, pensa que por muito sóbrio que seja o guarda roupa, os noivos serão sempre o ponto focal deste dia!

Pedro Francisco
Pedro Francisco

Atenção ao tamanho, um toque discreto de cor e a tua personalidade inconfundivelmente celebrada num par de sapatos. Se o anel de noivado é um compromisso com a outra pessoa, assume este mesmo contigo e escolhe o acessório mais adequado ao evento!