Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Tudo o que deves saber sobre o boutonnière do noivo

Antes de mais, sabem o que é um boutonnier? É o nome francês que define o pequeno arranjo floral que os noivos costumam levar na sua lapela. Neste artigo vais encontrar tudo o que deves saber sobre este importante acessório!

Ainda sem fato? 🤵
Peça informação e preços de fatos e acessórios a empresas próximas de si

Ricardo Silva Fotografia

O boutonnière do noivo é, sem dúvida, um dos acessórios mais especiais que este pode usar no dia do seu casamento. Ressaltando o seu look e combinando com o vestido de noiva da sua cara-metade, por norma, este elemento é composto pelas cores e flores do seu bouquet (que devem também combinar com os vestidos de cerimónia das damas de honor).

Seja o noivo tradicional, clássico, moderno ou original, este é um elemento-chave do seu look. As possibilidades são inúmeras, por isso, se escolheres este acessório tão especial no vosso dia, há algumas coisas que devem ter em consideração antes de escolher o boutonnière, ora vejam!

1. O que é? 
2. Quem o pode usar? 
3. Como usá-lo? 
4. O clássico
5 Outros estilos
6. Temáticos 
7. Estilo DIY 

RicardoMarta  photography

1. O que é?

O boutonnière é um adorno floral que o noivo coloca na lapela esquerda do seu casaco. Esta flor que se prega, normalmente é uma das que se utiliza no bouquet da noiva, para dar uma harmonia a todo o conjunto.
 
Existe ainda as que decidem combinar flores naturais que usam para adornar um penteado apanhado com o boutonnière do noivo, pelo que tal fica sempre ao critério dos seus noivos. Este adereço também serve para diferenciar o noivo dos restantes convidados.

2. Quem o pode usar?

A tradição diz que apenas o noivo e o seu padrinho o podem usar, já que ambos têm um papel muito especial no enlace. Ainda assim, por vezes, o pai e os irmãos do noivo também usam um para assinalar a sua proximidade familiar. Neste caso, a diferença pode fazer-te através cor ou do tamanho da flor escolhida para o efeito.
 
No caso das damas de honor ou madrinha da noiva, a diferença também pode fazer-se através da cor dos seus vestidos de gala compridos, destacando-se sempre a madrinha do resto do grupo de acompanhantes da noiva.em a escolha acertada, toma nota.

3. Como usá-lo?

O boutonnière deve ser discreto e de um tamanho proporcional à lapela do noivo. É colocado na lapela, alinhado debaixo do nó da gravata. Por norma, é preso com um pequeno alfinete invisível aos olhos de todos.
 
Tal como a arte de um penteado com tranças se consegue nas mãos de um bom profissional, também aqui é aconselhável pedirem ajuda à vossa florista para que o pregue perfeitamente na lapela. Por outro lado, o noivo deve ainda optar por usar uma flor ou um lenço na lapela e nunca ambos os acessórios.
 

4. O clássico

O clássico também vence sempre na escolha de cores claras para as flores tanto do ramo da noiva como do boutonnière. Na hora de escolher as flores do boutonnière, é importante ter em conta o ramo da noiva, as suas cores e flores, mas também a cor do fato, colete a gravata ou laço do noivo, para que tudo fique em perfeita harmonia. As flores brancas, rosa claro, beges, adornadas com alguma verdura, são as que melhor resultam para se conseguir um efeito discreto e elegante neste acessório.  

5. Outros estilos

São cada vez mais os noivos que procuram estar à altura das suas noivas descontraídas, joviais e cheias de personalidade. Se te apaixonaste por um vestido de noiva com renda e o tema escolhido para o vosso dia é a praia ou o campo, nada como pensar num boutonnière original e que marque pela diferença.

Apostem por criações divertidas e originais, com recurso a materiais alusivos ao tema ou estilo que escolheram. As mais em voga no momento são as combinações de flores com madeira, tecidos, redes, cordas ou botões, assim que a imaginação não deve ter limites no momento de darem esse toque que vos define aos vossos looks nupciais.

The Quiet Wolf

6. Temáticos

Talvez as flores sejam demasiado normais para aqueles que pretendem inovar no seu dia de casamento. Se o vosso casamento é temático, podem inovar e usar qualquer elemento no boutonnière do noivo. Algo que identifique o vosso tema, distante de flores ou de elementos naturais.

Para os casamentos na praia, uma estrela do mar, para os mais nostálgicos, um boneco Playmobil ou uma peça da Lego, para os desportistas, uma bola, tábua de surf ou raquete em miniatura. Quando se trata de inovar, todas as escolhas são válidas.

7. Estilo DIY

Os amantes do DIY, que decidiram fazer os seus convites de casamento personalizados em casa, vão adorar a oportunidade de personalizar outros elementos do look nupcial. Para um toque mais campestre, podem unir as flores escolhidas com ráfia, para um toque mais vintage, optem por cores mais pastel e para os mais modernos, escolham um tecido metalizado ou um brilhante que o destaque. A verdade é que, tudo o que é feito em casa tem muito mais valor e contém um significado muito especial para vocês.
 
 
O que acharam das sugestões? Além do boutonnière, há outros elementos sobre os quais devem informar-se bem, tais como todo o processo de envio dos convites de casamento ou como deve ser elaborado o vosso bolo de casamento de acordo com o estilo ou temporada do enlace. Para cada tarefa há aspetos a ter em conta, assim que, na hora de escolherem este acessório para o look do noivo, pensem em todos os detalhes para fazerem a escolha mais acertada.
Ainda sem fato? 🤵
Peça informação e preços de fatos e acessórios a empresas próximas de si