Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Tudo o que precisas saber para escolher o fato de noivo ideal

Se queres acertar em cheio no fato de noivo que escolheres para subir ao altar, este artigo é para ti. Aqui revelamos os aspetos que deves ter em conta antes de tomares uma decisão. Inspira-te!

Simão Paula Photo

Como deve ser o fato do noivo? Como escolher o fato do noivo perfeito para uma ocasião tão importante? Que cores para os fatos do noivo são mais apropriadas ou definem o teu estilo e personalidade? Certamente estás a pensar nestas e noutras questões, verdade? Não te preocupes. Neste guia completo mostramos-te tudo o que precisas de saber para escolher o fato do noivo ideal. Inspira-te e toma nota destas dicas fundamentais. 

Estilos de fatos de noivo... de acordo com o tipo de casamento
Tipos de fatos de noivo
Tecidos para fatos de noivo
As cores dos fatos de noivo 
Fatos de casamento: tendências
Fatos de casamento: preços
Acessórios para o look 
A prova completa do fato 
Alugar o fato do noivo 

Have a Story

Estilos de fatos de noivo... de acordo com o tipo de casamento

Antes de começar a ver os catálogos de fatos de casamento, visitar lojas ou descobrir quanto custa um fato de casamento, é importante teres em conta os teus gostos e preferências pessoais. Evidenciares a tua personalidade ao máximo num dia tão especial é fundamental, assim como sentires-te confortável e totalmente identificado com a imagem que transmites.

São cada vez mais os noivos que optam por inovar no seu dia. Podem escolher um fato de casamento feito de linho ou lã ou se querem usar gravata ou laço ou prescindir de ambos, não usar blazer, combinar as calças com um cinto ou aparelho, etc. No final, a escolha é sempre tua. 

Tipos de fatos de noivo

Fatos clássicos de noivo para casamentos religiosos

Geralmente são casamentos mais formais, em que o noivo escolhe geralmente um fato de três peças: calças, casaco e colete. As três peças são geralmente da mesma cor, embora o colete possa ser usado em cores diferentes para combinar com algum elemento usado pelo seu parceiro, tal como o bouquet da noiva ou os sapatos. É normalmente um fato de casamento formal, seja um fato clássico, um casaco de vestido, um casaco de jantar ou um fato da manhã, por exemplo. Estes são trajes de casamento elegantes. 

Bruno Sampaio Photography

Fatos de casamento para casamento civil

A escolha do fato do noivo para casamento civil depende de muitos aspetos. Depende principalmente do local onde se vai dizer "sim" e de como será depois o banquete. Assim, um fato de casamento para um casamento na praia será certamente muito diferente de um fato de casamento para uma noiva e um noivo que tenham decidido celebrar o seu casamento num hotel ou numa quinta. 

Se querem casar junto ao mar, é habitual optar por um fato de casamento casual para um casamento civil. Pode ser um fato de casamento branco para a praia ou outra cor -  normalmente, é um fato de casamento de linho para noivos, pois é um tecido leve que ajuda a combater as altas temperaturas dos meses de Verão. O casamento é um casamento civil, mas será num campo de golfe elegante, numa adega exclusiva ou num palácio? Neste caso, os fatos de casamento para noivos serão muito mais formais do que os anteriores.

Have a Story

Fato clássico

É uma aposta segura, uma vez que é igualmente válida para casamentos diurnos e nocturnos e para todos os tipos de cerimónias, ou seja, pode ser tanto para fatos de praia como para fatos de casamento elegantes. A chave do sucesso? Obter a cor certa, como veremos um pouco mais abaixo. Além disso, permite brincar com os tons e com as impressões para a tornar mais ou menos formal. 

Smoking 

Bem conhecido pelos fãs da lendária saga 007, esta é uma escolha muito mais comum para cerimónias religiosas do que para cerimónias civis e, segundo o protocolo, só pode ser usado para casamentos à tarde ou à noite e em espaços fechados. Entre as suas vantagens está o facto de ser muito lisonjeiro e de haver inúmeras versões, pelo que opções não faltam.

Além disso, a palete de cores é praticamente infinita. Igualmente, e embora o protocolo estipule que só pode ser usado com uma camisa branca e um laço, os estilistas quebram com muitos estereótipos e oferecem soluções que respondem às necessidades e gostos reais dos noivos de hoje.

Fraque para o noivo

Particularmente adequado para casamentos noturnos e casamentos muito elegantes, o fraque é também uma escolha perfeita para os noivos auto confiantes que querem causar o efeito "uau" entre todos os presentes. Como em todos os casos anteriores, está disponível em várias cores, tanto nas versões simples como nas versões com padrões.

Light Story

Tecidos para fatos de noivo

A escolha de um ou outro tecido é determinada pela estação do ano em que decidem casar. Um factor que, juntamente com o tipo de marcas de fato de casamento que escolheres, determinará, em grande medida, o preço final de todo o look. 

É sem dúvida a opção mais comum no fabrico de fatos de casamento, uma vez que acrescenta elegância ao fato e, sendo uma fibra natural, é respirável. Geralmente, utiliza-se lã fria, que é mais leve, pode ser usada tanto no Verão como no Inverno e destaca-se por ser um tecido confortável e elegante. Para saber se está mais ou menos bem, existe uma classificação chamada Super. Para teres uma melhor ideia, quanto maior for o número, mais fino será o fio utilizado para fazer o tecido.

Overall Studio

Alpaca

Distingue-se pela sua suavidade ao toque e pela sua textura sedosa, ao mesmo tempo que é leve e resistente.

Linho

É um tecido muito leve e ideal para casamentos de Verão, quando o calor é muito. Perfeito para um casamento na praia, um casamento no campo, um casamento no jardim... Qual é a sua única desvantagem? Enruga-se facilmente. É por isso que é normalmente misturado com outros tecidos, tais como o algodão.

Have a Story

Shantung de seda

É uma seda selvagem com uma característica muito única: é áspera ao toque, ao contrário da própria seda. Muito elegante, é ideal tanto para casamentos de dia como de noite.

Tweed

Este é um tipo rudimentar de lã, que se adequa a casamentos diurnos realizados nos meses de Inverno. É uma boa escolha para um fato de noivo informal.

Damask

Este é um tecido muito elegante, perfeito para quem se sente bem e quer brilhar no seu casamento. O que o faz sobressair? O padrão floral que normalmente apresenta.

Veludo

Embora não seja a opção mais comum nos fatos de noivo, é bastante popular nos casacos de noivos. Portanto, se planeia caminhar no corredor nos meses mais frios do ano e quer fazer a diferença, esta pode ser a melhor opção para ti.

Light Story

As cores dos fatos de noivo

De que cor deve ser o fato do noivo? A resposta é muito simples: da que o noivo quiser. Da mesma forma que as noivas têm vindo a experimentar diferentes tonalidades há muito tempo, mesmo optando por vestidos com elementos em azul ou vermelho, os noivos tradicionais também evoluíram e, hoje em dia, é possível encontrar fatos de noivo numa grande variedade de cores. Mais uma vez, a escolha de um ou outro dependerá do teu gosto pessoal, da tua personalidade e do tipo de casamento. 

Fato de noivo azul

É sem dúvida uma das opções mais clássicas, embora nos últimos tempos a palete de cores dos fatos de casamento azuis tenha aumentado significativamente e agora existam tonalidades mais diversas. Desde um fato de noivo azul claro a um fato de noivo azul escuro, passando por um fato de noivo azul claro, um fato de noivo azul turquesa, um fato de noivo azul marinho, os fatos de noivo azul elétrico, os fatos de noivo azul petróleo.

Fato de noivo preto

Os fatos de noivo pretos são uma aposta segura, intemporal e muito elegante, por isso encaixam em praticamente todos os tipos de celebrações. E embora normalmente um noivo preto seja simples e monocromático, também é fácil de combinar com outras cores. 

Bruno Sampaio Photography

Fato do noivo vermelho

Seja qual for o tom escolhido, com um fato vermelho o noivo será o centro das atenções no grande dia. Para surpreender, não faltam opções: desde o vermelho mais brilhante até aos tons mais bordeaux ou cor-de-vinho. 

Fato de noivo branco

Um fato de noivo branco é definitivamente uma ótima escolha para um casamento na praia, ou para qualquer tipo de celebração ao ar livre, durante a primavera e o verão. 

Fato de noivo verde

Impensável há alguns anos atrás, um fato desta cor dirá muito sobre a sua personalidade e quem sabe se também reflectirá perfeitamente aquele espírito ecológico com o qual se identifica tanto. Entre todas as suas propostas verá um fato de noivo verde esmeralda e um fato de noivo verde escuro, por exemplo.

Júlia Fernandes - Fotografia e Audiovisuais

Fato de noivo castanho

Embora até recentemente não fosse muito comum em casamentos, a verdade é que o castanho tem vindo a ganhar popularidade ao longo dos anos. O resultado? Um verdadeiro sucesso, qualquer que seja a tonalidade que escolher.

Mais opções de cor

Um fato de noivo bege, estampado, multicolor, um fato de noivo creme, um fato de noivo roxo, um fato de noivo lilás, um fato de noivo cor-de-rosa, um fato de noivo laranja, um fato de noivo dourado, um fato de noivo prateado, um fato de noivo marfim, um fato de noivo amarelo? Fatos de noivo arrojados, sem dúvida. E é evidente que a cor dos fatos de noivo? não conhece limites!

André Fernandes - Fotografia

Fatos de casamento: tendências

As tendências dos fatos de casamento respondem principalmente a critérios como o corte e a estampagem. Fatos justos, que realcem a silhueta estão muito em voga. 

Por outro lado, e em contraste com os fatos de noivo simples e monocromáticos, os últimos fatos de noivo incluem estampados e impressões florais ou geométricas coloridas, em texturas ricas e sumptuosas. Não esquecendo que os brocados também apareceram nos fatos de noivo, geralmente com acabamentos brilhantes. A escolha de um ou outro dependerá do estilo do casamento e dos seus gostos pessoais - é impossível não o fazer bem em qualquer caso!

Fatos de casamento: preços

Estes são alguns preços aproximados, embora se deva ter em conta que o montante final pode variar muito dependendo das marcas dos fatos, do estabelecimento onde são comprados e do tecido em que foram confecionados. 

  • Fato clássico. Inclui calças, casaco e colete. Em lã fria, em média, o preço varia entre 500 e 600 euros, e pode exceder 1.000 euros em fatos de casamento feitos à medida, mas sempre em função do tecido escolhido no seu fabrico.
  • Fato com aba de grilo. O seu preço é de cerca de 750-850 euros, aproximadamente.
  • Chaqué. O preço dos modelos feitos de 100% lã varia entre 600 e 700 euros. Inclui calças, casaco de bata e colete.
  • Fraque. Custa cerca de 900 euros em lã fria.

Acessórios para o look 

Os acessórios são fundamentais em qualquer look nupcial, uma vez que refletem a tua personalidade. Entre eles destacamos: o colete, a camisa, a gravata ou laço, o cinto ou suspensórios e os sapatos do noivo. 

Coletes para fatos de noivo

Alguns fatos já incluem o colete no conjunto, enquanto em outros casos podes comprá-lo separadamente. Sem dúvida, uma excelente oportunidade para jogar com combinações de texturas e tecidos, assim como com estampas e acabamentos: brilhantes ou foscos. Opções variadas não faltam. 

Júlia Fernandes - Fotografia e Audiovisuais

Camisa

Ao escolher a camisa ideal, há que ter em conta os diferentes tecidos. Entre os mais comuns estão o algodão - tenta não usar 100% algodão, pois enruga-se facilmente - juntamente com a popelina ou Oxford. Quanto aos colarinhos, os colarinhos ingleses, os colarinhos italianos ou os colarinhos franceses são muito populares.

Ao escolher, certifica-te de que combinam bem com as lapelas do blazer. Deves também prestar atenção à cor, porque embora o branco ainda seja o mais popular, as camisas em azul celeste e mesmo preto são uma opção que está a ganhar popularidade ano após ano. Finalmente, presta especial atenção aos punhos, no caso de optares por uns botões de punho especiais. 

Gravata ou laço

As formas variáveis das gravatas e os diferentes tipos de nós fazem delas uma parte importante do traje de casamento do protagonista masculino do dia (ou de um deles), embora muitos noivos prefiram optar pelos laços alegres, divertidos e sempre elegantes, especialmente se tiver optado por um casaco de jantar. Ambos podem ser encontrados num número infinito de cores, tecidos e motivos decorativos.

Make it Giro

Cinto ou suspensórios 

Embora à primeira vista possa parecer que o cinto é perfeito para casamentos mais formais e os suspensórios para casamentos mais informais, a verdade é que ambos se encaixam perfeitamente em todo o tipo de enlaces. 

Sapatos de noivo

Os sapatos do noivo dividem-se em dois grupos principais: aqueles com atacadores e aqueles sem atacador. O primeiro inclui o tradicional Oxford, bem como o Legado, Burford ou Derby. Este último inclui os clássicos mocassins, chinelos e sapatos com fivelas e são ideais para os mais descontraídos. 

Light Story

Alfinete ou lenço

Ambas as opções são igualmente válidas, por isso deves escolher a que preferes! Na maioria dos casos, os noivos escolhem o boutonniere, que normalmente inclui a flor principal do bouquet nupcial, um must para casamentos rurais, rurais e ecológicos!

A prova completa do fato 

É geralmente recomendado que se compre o fato do noivo entre 4-6 meses antes do grande dia. Porque terão de ser feitos alguns ajustes para garantir que o fato que escolheres fica perfeito no dia de casamento. Uma vez escolhido o fato, e dependendo das alterações e ajustes necessários, terás tempo para que o mesmo fique perfeito se o comprares com essa antecedência. 

A primeira prova é a das medidas, mas é importante que leves logo contigo todos os acessórios. Entre eles, os sapatos que vais usar, que são muito importantes, assim como a camisa, o cinto ou os suspensórios. Tudo isto irá garantir que as calças ficam com o comprimento certo. E a camisa porque será uma excelente maneira de verificar se o blazer assenta corretamente. Na última prova podes levar os restantes acessórios - como o relógio ou os botões de punho - para ver se algum detalhe destoa ou se falta alguma coisa. 

Murillo Porto

Quem te pode acompanhar neste momento tão especial? Alguém muito importante para ti. Porque, embora a última palavra seja sempre tua, é sempre bom contar com a opinião de quem mais gostas. Pode ser o teu pai, a tua mãe, os teus irmãos, os teus melhores amigos ou quem considerares. 

Alugar o fato do noivo 

Tal como no vestido de noiva, esta é sempre uma opção vantajosa para o noivo. Especialmente se o casamento for temático, por exemplo. Há todo o tipo de opções a escolher em termos de estilos, cores e tamanhos. E não te preocupes, porque no aluguer do fato de casamento também é possível fazerem-se ajustes. 

Júlia Fernandes - Fotografia e Audiovisuais

Graças a este guia, não será difícil encontrar o fato de noivo ideal. Pondera e tem em consideração todos os pontos abordados e procura modelos no catálogo de fatos de noivo de casamentos.pt. No entanto, não te esqueças do mais importante: escolhe algo à tua medida e com que te sintas muito confortável.