Mint Tea Photography

Quando te ajoelhaste com o anel de noivado na mão, não imaginavas que o tempo passaria tão depressa, não é? Depois de tantos preparativos e decisões (da escolha dos convites de casamento até à playlist para o copo de água), eis que chega o momento de dedicar algum tempo ao teu look nupcial. É certo que o teu fato tem de estar à altura do vestido de noiva, mas também é de extrema importância que seja confortável e personalizável. Dos botões de punho ao boutonnière, todo o conjunto deve representar a tua essência. Se estás com dúvidas quanto ao teu visual e não sabes como acertar no conjunto perfeito, este artigo vai ajudar-te! 

Renato Ribeiro Photography

Estas são as regras fundamentais para acertar no look perfeito, toma nota: 

Deves estar em harmonia com a noiva

Lembra-te que, sendo o casamento uma celebração entre duas pessoas profundamente apaixonadas, a vossa vestimenta deve ser, como mínimo, harmoniosa. Deste modo, o noivo deve estar apropriado para a formalidade do evento e combinar com o estilo do enlace. Se o vosso casamento é estilo boho, é muito provável que a tua noiva tenha escolhido um vestido de noiva de renda. Nesta linha, podes optar por um modelo cômodo e descontraído, de linho ou algodão, que transmita ligeireza. 

O fato adapta-se ao corpo e não o contrário

Se ponderas mandar fazer o fato, já sabes que um alfaiate de ofício te tirará as medidas e transformará o tecido num belíssimo fato consoante a tua silhueta, ao milímetro. Este trabalho profissional e dedicado tem um custo, em tempo e matéria-prima, por isso poderá ser mais caro do que o pronto-a-vestir de qualquer loja. Seja qual for a tua decisão, lembra-te que é fulcral que te sintas confortável e identificado com o teu fato. 

Mete as alternativas na balança

Este é o momento de rever as alternativas e decidir até que ponto podes abrir os cordões à bolsa. Se vocês já pouparam ao fazer uns convites de casamento handamde, talvez possam investir nuns looks luxuosos e cheios de carisma. Caso não queiram gastar demasiado com os trajes, sempre podem optar por alugar o vestido de noiva e o fato. Tudo depende das vossas prioridades! 

A paciência é a chave do sucesso

Já sabes que vais precisar de reservar tempo para as provas do teu fato e ajustar todos os pormenores, provavelmente duas ou três vezes (como mínimo). Se és uma pessoa impaciente tenta cultivar em ti mesmo o pensamento positivo, porque o otimismo vai atrair a disponibilidade e boa disposição (duas coisas de que vais necessitar bastante durante este período...). Tenta desfrutar de cada momento e partilhá-los com os teus amigos e familiares mais próximos. Eles vão ser verdadeiros pilares nesta fase!

Acessórios com personalidade

São os pormenores que apimentam qualquer look. Se te consideras uma pessoa criativa, ousada e original, não duvides em destacar estas qualidades no teu look nupcial! Aposta em botões de punho personalizados, num papillon colorido ou até num chapéu boêmio adornado com penas... O importante é que sejas fiel ao teu gosto pessoal! Caso sejas um noivo tradicional, aposta num relógio ou numa elegante gravata italiana. Se a tua noiva escolheu um vestido de noiva Rosa Clará, o vosso casamento vai transbordar de requinte! 

Bernardo Gouveia Photographer

O que achas das nossas sugestões? Se já sabes como vai ser o teu look nupcial, é o momento de rever as aquelas alianças de casamento tão especiais... Porque não ponderam fazer umas gravações românticas no seu interior? Este pormenor tão íntimo é uma lindíssima prenda de casamento que podes dar à tua noiva...