Foto de Sonho

Uma das vantagens de vivermos num mundo tão multicultural é podermos observar bem de perto toda a sua diversidade. E embora os casamentos sejam uma das cerimónias onde melhor se expressa a cultura de um país ou religião, todos eles celebram os mesmos valores - a paz, o amor, a união, a partilha e um compromisso para toda a vida! Mas, e se te disséssemos que o teu vestido de noiva costuma ser encarnado para noivas de outras culturas? Ou que há determinados dias da semana que são excluídos da lista de datas para celebrar o casamento porque se crê que deem azar aos noivos? Desde o momento em que enviam os convites de casamento, há muitas tradições que nem sequer sonhavam existir! E se dermos uma volta por todo o globo, e maravilhoso constatar o simbolismo que pequenos rituais têm para algumas pessoas! Desde penteados de noiva a procissões ou pequenos jogos entre os recém casados… querem conhecer as tradições mais curiosas na altura de trocar as alianças de casamento? Então aqui vai…

João Ataíde Photography

Em alguns países europeus…

... como a Roménia, a Rússia ou o País de Gales, é comum a noiva ser raptada antes sequer de entrar na cerimónia com o seu vestido de noiva simples. Os autores do “crime” são geralmente amigos, família ou alguém contratado pelos convidados, e o noivo tem de ir imediatamente fazer o resgate, que é pago através de bebidas, dinheiro ou gestos carinhosos!

Ao contrário do que possamos pensar, na cultura ocidental e mais precisamente na Europa também existem costumes diferentes. Por exemplo os britânicos não costumam casar aos sábados, pois consideram que é um dia de pouca sorte, sendo a quarta-feira o dia com mais sorte e o mais escolhido para trocar alianças de casamento. Também os suecos têm uma tradição no mínimo curiosa: a noiva deve levar dentro de cada um dos seus sapatos uma moeda - uma de ouro, oferecida pela sua mãe e uma de prata, oferecida pelo pai – para a atrair sorte e prosperidade.

Já na Alemanha, os recém casados tinham de provar o seu empenho e espírito de equipa ao serrar ao meio um tronco de madeira em frente a todos os convidados! Este ato tinha como objetivo mostrar a habilidade dos noivos em ultrapassar juntos todas as dificuldades e obstáculos que se poderiam colocar no seu caminho.

Ásia

Por mais mirabolante que possa parecer, segundo a tradição coreana, os noivos devem oferecer ao pai e à mãe da noiva gansos ou patos como prenda de casamento. Por serem animais monogâmicos, esta oferenda representava as boas intenções e a lealdade para com a noiva. Mais recentemente, é comum os noivos oferecerem um ao outro este animal em madeira no seu casamento, simbolizando o compromisso que têm um para com o outro.

Os casamentos balineses incluem oferendas aos deuses e autênticas procissões pelas ruas! Os noivos passam por uma cerimónia da purificação para limpar o coração e a mente de pensamentos e energias negativas e estão, após os rituais, prontos a casar perante todos o seus vizinhos, família e amigos! Imaginas-te a desfilar por toda a cidade com o teu vestido de noiva com renda?

The Vows - Wedding Consultants

Segundo a cultura Hindu…

Que, por si só, tem pelo menos 11 tipos diferentes de casamentos, o vestido da noiva tem uma tradição em comum – ao contrário de todas as outras culturas, ele deve ser vermelho, representando a fertilidade e prosperidade dos noivos! Outra tradição forte prende-se com a beleza da noiva. Se para o teu casamento idealizaste uma maquilhagem simples e um penteado apanhado, na cultura hindu as noivas têm de fazer tatuagens com henna que se estendem ao longo das mãos e braços – elas marcam o início da nova vida a dois e devem levar escondidas, no meio dos desenhos, as iniciais do noivo! O tom com que a henna fica na pele define o tipo de relação que a noiva irá ter com a sua sogra.

Nos casamentos muçulmanos…

A mãe do noivo e futura sogra da noiva, deve entregar a esta uma bandeja com chaves, pão e leite. As chaves representam as boas-vindas à família e o pão e o leite simbolizam a abundância e prosperidade. Estes são casamentos cheios de cor, música, dança e animação, onde a noiva é, habitualmente, escoltada por outras mulheres com velas e incenso, danças e cânticos compostos especialmente para lhe trazer sorte naquele dia!

White Moments

Maravilhados com todas as diferenças culturais que podemos encontrar ao redor do gobo? É certo que existem milhares de tradições no que toca aos casamentos a partir do momento em que recebes o anel de noivado, mas quisemos dar-vos a conhecer as mais fascinantes e que tão facilmente se afastam do que é, para nós, o tradicional! Inspirados com esta onda de calor, amor e alegria? Então agarrem com força os vossos preparativos e quem sabe não aproveitam alguns destes simbolismos para um item do vosso dia C como o bolo de casamento. Boa sorte!