Luis Jorge Fotografia

Já tens o teu vestido de noiva comprado e até já decidiste o penteado de noiva que queres usar no dia C... Agora estás a programar a cerimónia e gostavas de dar um toque original à festividade... Temos uma ideia: porque não se inspiram em algumas tradições divertidas de outros países?Aqui podes encontrar algumas ideias curiosas, que vão desde o bolo de casamento até ao lançamento do bouquet da noiva...!

Elisabete Covelinhas Photography

Momento para as solteiras

No Chile, além do lançamento do ramo tal e qual como se faz aqui, existe uma tradição mais antiga para saber quem será a próxima amiga a casar-se. O jogo permite não só saber quem vai ser a próxima a casar, como também o futuro de cada uma das convidadas solteiras. Explicamos: de um bolo de casamento original saem umas fitas, que vão ser puxadas pelas solteiras. Cada uma delas agarra numa destas fitas e depois todas ao mesmo tempo, puxam-nas. Na ponta destas fitas e enterradas no topo do bolo de casamento estão umas figuras prateadas que representam o destino de cada solteira. A aliança de casamento representa o próximo casamento, a figura de uma criança, o próximo nascimento, etc. É sem dúvida uma atividade original que vai agradar todas as convidadas! Estas peças podem também servir de lembrancinha de casamento barata e original para as amigas! 

O Cotillón

No momento do baile existe também um momento, que agora já se começa a usar na Europa, que se chama cotillón. É um momento em que os convidados têm à sua disposição vários elementos de fantasia, como perucas, máscaras, chapéus, óculos, bigodes, etc. Todos os convidados agarram um destes elementos, colocam-nos e dançam com eles postos. A fotografias deste momento são sempre memoráveis!

Pedro Filipe Fotografia

Entre moedas e trajes típicos

Em Espanha, os noivos oferecem um ao outro moedas, chamadas arras, que representa a partilha de todos os bens que o casal vai ter no futuro. Na Rússia faz-se um questionário ao noivo sobre a noiva, que supostamente é o que lhe vai dar o direito de casar com ela. Hoje em dia também já se começa a fazer este tipo de coisas em Portugal, especialmente nas despedidas de solteiros. As amigas da noiva fazem à mesma e os amigos do noivo, ao noivo.

Roupas tradicionais

Na Áustria, a tradição passa por fazer um jantar no dia anterior ao dia do casamento, onde os convidados levam as roupas típicas da sua região. A tradição começou com as roupas das regiões austríacas, mas com a quantidade de pessoas que hoje em dia se conhece de outros locais, já começa a haver roupas típicas de várias partes do mundo. O noivo e a noiva fazem o mesmo. Os vestidos de gala compridos ficam para depois!

E depois de conhecerem estas tradições, pensam aplicar alguma no vosso casamento? Se escolherem a tradição austríaca não se esqueçam de avisarem os convidados com antecedência! Pode ser uma oportunidade para fazerem uns convites de casamento personalizados ou para enviarem uma guia do tipo de vestidos de cerimónia que devem ser usados.