Foto Bonjour

Assim como o vestido de noiva realçará a tua figura e o anel de noivado dará uma elegância especial às tuas mãos, a maquilhagem no grande dia é essencial para que potencies ao máximo a tua beleza natural. Já se sabe que a cara é o espelho da alma, e para uma noiva, ainda mais. O desejo de estar deslumbrante no dia C e, acima de tudo, muito segura de si mesma, está evidentemente relacionado com a maquilhagem, que deve adequar-se às características de cada noiva. Antes de entrarmos no que realmente será tendência em 2018, anunciamos que a chave está em escolher uma maquilhagem natural, que potencie os teus traços. Por isso, antes que comeces a inspirar-te com os muitos penteados de noiva do momento, vem conhecer as tendências deste novo ano:

Patrícia Lopes Makeup & Hair

Romântica e natural em alta

Tal como a naturalidade de um penteado de noiva de cabelo solto ganha cada vez mais força no panorama nupcial, o romantismo de uma maquilhagem simples e sem grandes exageros não tem preço. A nova tendência recai apenas por remarcar os olhos com o eyeliner, alongando-os e destacando-os no rosto. Na verdade, a maquilhagem de olhos é a grande aposta da próxima temporada, que pretende marcá-los de forma natural, deixando a sua noiva mais sensual que nunca. Para os lábios, e tal como veremos abaixo, a escolha recai no mate, independentemente do tom escolhido.

Brilho em certa medida

O brilho perde terreno nesta temporada no que diz respeito à maquilhagem, ganhado força em detalhes que dão outra vida a vestidos de noiva, como é o caso dos cintos de pedraria ou dos toucados de brilhantes. Ainda assim, é um clássico para peles mais escuras, pelo que, com conta peso e medida, pode continuar a ser usado no próximo ano. Para os olhos, os tons metalizados estão em voga, sobretudo para noivas que se casem de noite. Para os lábios, a aposta recai em tons vivos. Mas atenção: deve haver um equilíbrio entre os olhos e os lábios! Se escolheres uma sombra brilhante para os olhos, opta por algo discreto para os lábios e vice-versa.

Naturalidade de acordo com o tom de pele

Nada pior que uma maquilhagem que tenha um tom diferente da restante pele do teu corpo. Por esta razão, tal como os vestidos de noiva simples estão em evidência nesta temporada, a chave está em em apostar na simplicidade. Para conseguir um efeito natural, é essencial identificar o tom de pele antes de partir para a maquilhagem. Se não sabes exatamente qual é o teu tom, existem alguns truques que te podem ajudar a escolher a sua base. Começa por identificar o que se chama “peles douradas” ou “peles frias”. O primeiro grupo diz respeito a peles mais morenas, que não sofrem grandes alterações com o sol, e o segundo diz respeito a peles mais brancas e sensíveis. Por isso mesmo, tons mais morenos adaptam-se praticamente a todo o estilo de maquilhagens desta temporada, baseada fundamentalmente em tons nude e cores mate para os lábios. Para as peles mais claras, a proposta recai em brilhos para os lábios e sombras pouco carregadas, que destaquem o olhar de forma natural.

Helena Martins Profissional Make Up

Nude e tons mate para os lábios

Tanto para peles mais claras como para as mais morenas, os tons nude para os lábios estarão em evidência este ano, deixando de lado os glosses brilhantes, ainda que estes possam ser utilizados em peles mais claras, sobretudo em casamentos de verão. Neste caso, os tons mais em voga serão o roxo ou o fúcsia que darão uma vivacidade única ao rosto da noiva, sobretudo se esta optou por um penteado apanhado. Desta forma, os tons terra, assim como as cores mais escuras, ganham novamente terreno para salientar os lábios de peles mais escuras, ainda que o vermelho – adaptável a todo o tipo de peles - seja um eterno clássico, além de ser uma das cores da temporada de inverno de 2018. Noivas clássicas, apaixonadas por vestidos de noiva Rosa Clará, mas que pretendam dar um toque arrojado ao seu look, podem apostar por um tom terra ou mais escuro para a sua maquilhagem. Neste caso, a maquilhagem de olhos deve ser o mais simples e natural possível e o blush muito carregado deve ser evitado.

Adeus ao blush carregado

A era do blush carregado ficou lá trás, dando agora lugar a uma marcação suave das bochechas do rosto. As noivas mais românticas, amantes de penteados de noiva com tranças, não dispensam este toque suave que dá um rubor à sua cara. Na verdade, e sobretudo a pensar nas peles mais claras, o blush não desaparece totalmente das tendências atuais de maquilhagens, mas é apenas utilizado quando necessário e de uma forma muito subtil.

Estas são algumas das tendências para o próximo ano, mas, tal como tudo, recomendamos que fales com a tua maquilhadora para que ela te aconselhe sobre a maquilhagem ideal para ti. Além deste tema, que outros te faltam tratar? Não te esqueças de ver as tendências para os convites de casamento e inspira-te com as novas ideias para bolos de casamento para 2018. Que tudo seja original e de acordo com a tua personalidade no teu dia mais especial!