Pé de Flor - Atelier Floral

Depois do vestido de noiva, o bouquet é um dos elementos mais importantes de qualquer look nupcial. Para além de dar um toque de cor ao visual da noiva, este ramo também serve para protegê-la e atrair energias positivas, pelo que é sempre recomendável conferir o significado de cada flor antes de adicioná-la à composição. Se já escolheste o teu penteado de noiva e as joias que adornarão o vestido de cerimónia, talvez esteja na altura de dedicares algum tempo à idealização do teu bouquet! Para as noivas modernas, existem imensas espécies que podem compor uma obra cheia de personalidade e glamour. Por isso, se queres ir além das rosas e das peónias, este artigo é para ti: 

1. Anêmonas

Singelas e belas, as anêmonas são as flores perfeitas para as noivas românticas, que não dispensam um vestido de noiva rendado e muito feminino. Na antiguidade, o caráter efêmero da flor valeu-lhe o nome de anêmona que, em grego, significa vento. Atualmente, com mais de 120 variedades disponíveis no mercado - que podem ir do vermelho vivo ao branco ou ao violeta - as anêmonas são cada vez mais usadas como protagonistas dos bouquets, combinando especialmente bem com as rosas, as peónias e as folhas de oliveira e/ou de eucalipto. 

2. Cardo azul

Originais e ousados, os cardos são perfeitos para dar um twist de cor a qualquer look nupcial. No que diz respeito ao seu significado oculto, o cardo está altamente associado à memória e à agilidade, sendo por isso uma planta muito apreciada pelos estudantes e investidores. No campo amoroso, o cardo azul tem uma curiosa lenda associada: antigamente, as jovens apaixonadas colhiam cardos e deixavam-nos numa jarra em casa; se a flor florescia, significada que o seu amor seria correspondido. Atreves-te a adicionar algumas destas enigmáticas flores ao teu ramo?

Pé de Flor - Atelier Floral

3. Crisântemo

Os crisântemos, que podem surgir em várias cores, são perfeitos para as noivas que procuram dar alguma textura ao seu look - sobretudo se optaram por um vestido de noiva simples. De origem asiática, esta flor esteve durante muito tempo associada aos cemitérios, dado que é contemplada como uma símbolo de eternidade. No entanto, o crisântemo também é um símbolo de fidelidade, sabedoria e plenitude, pelo que é uma espécie muito recomendada para qualquer bouquet de noiva! 

Atelier Jaqueline Roxo

4. Lavanda

A lavanda, também conhecida como alfazema, é uma das flores preferidas das noivas que querem dar um toque vintage e até provençal ao seu dia C. Com um perfume exuberante, esta flor é reconhecida pelas suas propriedades terapêuticas, que ajudam a alcançar a tranquilidade, a segurança e a plenitude. Num bouquet de noiva, esta flor mágica promete ajudar a controlar o nervosismo ao mesmo tempo que cria um efeito visual muito elegante e rústico, perfeito para um enlace ao ar livre. 

5. Orquídea

Para as que sonham com um visual elegante, onde um vestido simples e um penteado apanhado tenham todo o protagonismo, um bouquet composto por orquídeas não tem como falhar! Esta flor, que pertence à família Orchidaceae - uma das mais vastas do reino vegetal - é geralmente associada ao amor, à sedução, ao desejo e ao poder. Tanto pode ser usada num bouquet com uma única flor - sobretudo se o objetivo é conseguir um visual minimalista - como conjugada com outras espécies, como rosas ou hortênsias. 

Pé de Flor - Atelier Floral

6. Paniculata 

Simples, elegante e mágica, a paniculata chegou ao mundo nupcial em força, tanto no que diz respeito à decoração como aos looks nupciais. Esta flor, também conhecida como gipsofila - ou mosquitinho - está geralmente associada á ternura, à inocência e à infância, o que se pode apreciar no seu aspeto singelo e frágil. Para além disso, a paniculata é uma flor extremamente versátil, que tanto pode compor um bouquet simples e minimal, como "salpicar" de ternura qualquer outro tipo de composição. 

Andreia Barradas

7. Protea

Apesar de ter surgido recentemente no mundo nupcial, a verdade é que a protea pertence a uma das famílias botânicas mais antigas do mundo, que existe em estado natural há mais de 300 milhões de anos. Exuberante e original, esta flor é perfeita para as noivas que querem dar um twist de ousadia ao seu bouquet... mas há mais! Originária da África do Sul, a protea está associada à mudança, à transformação e à diversidade, o que nos leva a acreditar que é uma flor absolutamente indispensável em qualquer enlace que queira começar com o pé direito!

Pé de Flor - Atelier Floral

8. Suculentas

Na decoração das mesas, no topo do bolo de casamento, no toucado da noiva e, claro está, no bouquet... as suculentas são, sem sombra de dúvida, a grande tendência floral do momento! São perfeitas para dar um toque de descontração aos ambientes - sobretudo se conjugadas com musgo e uma decoração boho - e, no que diz respeito aos visuais nupciais, são ideias para dar um twist de originalidade. Quando ao seu significado, há muito para apreciar: as suculentas são um simbolo vivo de força, persistência e resistência, o que faz com que sejam ideais para um amor que se quer eterno!

Parallax Photography

Já enviaram os convites de casamento e até já têm os sabores do bolo de casamento definidos? Então está na hora de porem toda a atenção nos vossos looks nupciais! Para conseguir um bouquet surpreendente, qualquer uma destas flores é mais que bem-vinda. Já sabes qual será a grande protagonista do teu? Conta-nos todas as tuas ideias!