Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Quem faz os discursos no vosso casamento?

Por vezes os discursos num casamento ou num jantar de noivado são feitos espontaneamente, por parte dos noivos ou, como agradecimento, por parte dos convidados, de modo a felicitarem os recém-casados pela sua união. Descobre tudo sobre este tema!

Feliz Acaso Fotografia
 

Os noivos podem, e devem, controlar os discursos dos convidados no dia do casamento. E quando dizemos controlar não nos referimos a impedir, quem quer que seja, de discursar, mas sim que os noivos organizem as coisas de forma a que corra tudo bem. E isso passa, por exemplo, por controlar o tempo que dura cada discurso e os momentos em que acontece. Vocês não vão querer quebrar o momento do baile, em que vais percorrer a sala com o teu deslumbrante vestido de noiva, com um discurso emotivo que põe todos em lágrimas.

O ideal é que decorra antes do corte do bolo de casamento, aquele momento em que, pela segunda vez, oficializam a vossa união ao partir o bolo de noiva em conjunto. É o momento perfeito para que os convidados expressem os seus desejos e felicitem o novo casal. Mas o momento antes de oferecerem à vossa família e amigos as lembrancinhas de casamento é também muito oportuno. Quando à duração, os discursos, para não se tornarem demasiado maçadores, devem durar uma média de 3 minutos. Descobre quem são as pessoas que, normalmente, discursam, quando o devem fazer e alternativas se tu e o teu noivo querem uma cerimónia mais original... não percam!

Discurso dos pais dos noivos

A seguir aos noivos, os pais são as pessoas mais importantes da vossa cerimónia. Eles viram-vos crescer, estiveram sempre do vosso lado e pode dizer-se que são quem melhor vos conhece. No casamento, de certeza que vos ajudaram com inúmeras manualidades, como são fazer os convites de casamento e entregá-los aos convidados, por isso é natural que tenham todo o direito a fazer um discurso e, inclusive, de serem os primeiros!

Filipe Santos Fotografia

Tios, avós e outros membros da família

Será uma honra para os vossos entes queridos, que vos conhecem desde que nasceram, dedicar-vos umas palavras tão importantes neste dia. Mesmo que não vos comuniquem a vontade de fazer um discurso, reservem algum tempo para que possam intervir sem pressas.

Amigos

Aquelas pessoas que, provavelmente, assistiram ao começo do vosso namoro, com quem partilharam o primeiro encontro, o vosso primeiro beijo e todos os receios de uma nova relação até chegarem a este ponto. Os amigos são a família que escolheram... há algo com mais significado do que isso?

Dediquem-lhes mais tempo do que apenas a ajudar a escolher os vestidos de cerimónia curtos das tuas damas de honor. Tenham apenas atenção às horas a que é feito o discurso e se o/a vosso/a amigos/a não bebeu demais e conta alguma confidência ou se torna, de alguma forma, inoportuno.

Madrinhas e padrinhos

Independentemente de serem amigos ou da família, os padrinhos são as pessoas que vocês escolheram como testemunhas oficiais da vossa união.Estes são os elementos que, por tradição, preparam e dedicam um discurso aos noivos no vosso dia C.

R2Arte

Microfone aberto

Como se de uma jam de discursos se tratasse, “abram o microfone” a toda a gente que queira fazer um discurso e que vos queira dedicar umas palavras bonitas nesse dia tão emocionante para vocês.

Antes do casamento

Outra forma de discurso muito original ou como homenagem os noivos, podem pedir aos vossos convidados que escrevam uns pensamentos de amor improvisados, que podem colocar como frases para os convites de casamento!

Como presente de casamento

Que melhor presente de casamento vos poderiam oferecer os vossos convidados do que um discurso emotivo, dedicado a vocês e ao vosso amor? Sem dúvida uma prenda muito original e com um enorme significado.

Feliz Acaso Fotografia

Já trataram do projeto dos vossos convites de casamento originais e, agora, decidiram quem querem que faça o discurso no vosso jantar de noivado ou no vosso casamento? Vocês próprios estão a pensar fazer um discurso? Inspirem-se, tirem algum tempo a sós e comecem por contar como se conheceram, passando pelo momento do anel de noivado e acabando no que desejam que seja o vosso futuro juntos.