Originária da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, esta planta deve o seu nome a Proteu, deus grego dos mares. Trata-se de uma flor exuberante e de grandes dimensões, que causa impacto ao primeiro olhar e, como tal, não costuma ser a primeira escolha dos casais que estão prestes a trocar o anel de noivado pelas alianças. Perfeita para o bouquet, para a decoração ou mesmo para ornamentar o penteado de noiva, hoje falamos desta espécie tão moderna e enigmática, que surge no mundo nupcial com todo o destaque que lhe é característico. A protea é, sem dúvida, uma flor cheia de personalidade, que pode complementar perfeitamente o look da noiva moderna e sofisticada… se estão prestes a enviar os convites de casamento, descubram como usar esta lindíssima planta no vosso dia C:

A origem

A protea pertence a uma das famílias botânicas mais antigas do mundo e estima-se que exista em estado natural há mais de 300 milhões de anos... porém, o seu aspeto é tudo menos tradicional! A sua forma insinuada e única fez com que, durante as expedições dos europeus à África do Sul, esta começasse a apaixonar os botânicos do ocidente - que, pouco tempo mais tarde, decidiram introduzi-la na Europa. No mundo nupcial, a protea fez a sua grande estreia em 2015 mas, como podem constatar, só agora é que a moda começou a ganhar força. Seja para decorar os centros de mesa ou para compor um bouquet cheio de personalidade, a protea é sempre sinónimo de beleza e excepcionalidade.

Aspeto impactante

Esta flor possui um caule grosso e folhas verdes e brilhantes e pode atingir até dois metros de altura, variando consoante a localidade e as condições climáticas. A protea é também uma espécie extremamente resistente, ou seja, ideal quer se casem no verão ou no inverno, numa praia com um vestido de noiva simples ou num espaço coberto, obedecendo a uma cerimónia mais formal. À semelhança do girassol, ela possui um conjunto de várias flores, unidas num só lugar. Na cultura Sul-africana, ela representa transformação e esperança, o que a torna o símbolo perfeito para o vosso casamento!

Art & Flowers

Como utilizá-la...?

A resposta mais óbvia e direta é o ramo de noiva! Pela sua dimensão e impacto visual, pode ser a estrela de um bouquet com uma única flor. No entanto, se quiserem incorporar outras espécies, a protea fica especialmente bem quando acompanhada de folhagens exuberantes, mosquitinho e até suculentas. 

Na decoração do espaço, ela pode surgir em pontos estratégicos na recepção, em arcos sobre o altar da cerimónia, ou a roubar todo o protagonismo dos vossos centros de mesa! Se, por outro lado, quiseres que complemente o teu penteado com tranças e a lapela do noivo, existem espécies mais pequenas que podem fazer parte destes pequenos detalhes. 

Finalmente, se a protea realmente for a vossa flor preferida, experimentem usá-la como inspiração para o material gráfico do vosso dia C, dos convites de casamento ao seatting plan! Como exibem tantas tonalidades, formatos e tamanhos, não cabem dúvidas de que difícil será escolher a que mais vos representa... 

Casamentos diurnos

Por se tratar de uma flor exótica e tropical, a nossa principal dica a é que a uses sobretudo se optarem por uma cerimónia diurna. Numa gama de cores que pode ir dos mais delicados tons pastel aos mais impactantes vermelho ou fúchsia, a protea apresenta uma vivacidade que se deve destacar no teu bouquet, mas sem nunca roubar o protagonismo do teu vestido de noiva com renda

Celebra o teu estilo!

O seu aspeto não convencional, a dimensão e as cores são o suficiente para que a protea marque presença no dia em que trocam as alianças de casamento no altar. E, embora seja perfeita para enlaces mais elegantes, sobretudo na sua variante cynaroide, regra geral trata-se de uma flor indicada para casamentos modernos ou minimalistas. A praia e o campo são também locais de eleição para implementar esta espécie tão exclusiva, sobretudo se optaram por uma cerimónia de estilo rústico!

Alisa's Flowers

A decoração floral é um elemento fundamental em qualquer casamento e, com a variedade de espécies a que temos acesso hoje em dia, não há desculpas para não inovar desde o momento em que sobes o altar até entregarem as lembrancinhas de casamento aos convidados! Já conhecias esta flor? Se já elegeste o teu vestido de noiva preferido, vais combiná-la com o teu look?