Quinta do Alferes de Crasto
Quinta do Alferes de Crasto

Os arranjos florais são presença obrigatória num casamento. Mais clássicas, rústicas ou contemporâneas, as flores são elementos da natureza associados ao amor e ao romantismo, e podem servir de decoração, de elemento central das vossas mesas ou de componente do penteado da noiva! Na verdade, não há nada mais adequado para decorar um dia tão especial como este como as belíssimas flores. Assim que colocas o anel de noivado, começas a imaginar como será o estilo do vosso enlace, as flores, o espaço, a iluminação e, inevitavelmente, o bouquet e a decoração do local da cerimónia e copo de água! Existem arranjos para todos os gostos, por isso, hoje vamos deixar-te 10 sugestões de estilos de centros de mesa floridos, para que te inspires de acordo com o vosso estilo pessoal. Se já enviaram os convites de casamento, não percam mais tempo...

1. Campestre/rústico

Ideal para um casamento bucólico, no campo ou simplesmente ao ar livre, as flores silvestres ou as margaridas conseguem trazer muita jovialidade às mesas! A cor predominante deve ser o branco ou um tom neutro - o que vos vai dar mais espaço de manobra para brincar com cores e texturas. E, se forem mais arrojados, podem sempre apostar tudo num choque de cor, com flores, fruta, velas e elementos de madeira com tonalidades fortes e envolventes. 

2. Chic

Arranjos mais altos remetem-nos para ambientes sofisticados. Se querem dar um toque chic às mesas do copo de água e do bolo de casamento original, apostem em espécies de flores como rosas ou dálias e sempre, sempre em tons neutros. Para conseguir aquele ambiente sóbrio e elegante, mantém-te na mesma paleta de cores (branco, beige, nude, taupe e cinzento), sempre com a frescura do verde a contrastar. Tenham também especial atenção para escolher alguns elementos como jarras e adereços que complementem a mesa, que devem ser altos e sempre no mesmo tipo de material. Coesão é a palavra chave.

Grupo Grilo - Quinta das Palmeiras
Grupo Grilo - Quinta das Palmeiras

3. Romântico

Para os românticos incuráveis, sabemos que fitas de cetim ou tule já roubaram o vosso coração e estão presentes até no penteado apanhado da noiva. Sem dúvida que podem - e devem! - figurar nos vossos centros de mesa, que devem ser compostos por flores delicadas e femininas. A par disso, não se esqueçam dos enfeites em forma de coração e em cores suaves, como o rosa pastel. Além disso, num mesmo centro podem conjugar-se diferentes jarras ou vasos, de modo a fazer um conjunto harmonioso. Outra dica valiosa é usar uma base como um espelho, que ajuda a manter a coerência da composição e a criar um ponto de luz.

4. Moderno

Formatos geométricos, cores sóbrias e algumas nuances do estilo industrial... Para os noivos modernos, estos são alguns dos elementos que não podem faltar na decoração do seu grande dia. Quanto aos centros de mesa, a grande aposta recai nos castiçais e jarrões com formatos geométricos, nas cores metalizadas, nos arranjos florais com imensa verdura e, claro está, no ferro contrastado com a madeira. Seja para um espaço exterior ou interior, o estilo moderno nunca falha! 

Quinta do Avesso
Quinta do Avesso

5. Greenary

Para os mais extravagantes, sabiam que os mais clássicos arranjos com verdura podem ser igualmente originais? Embora possa não ser a primeira escolha do casal, os elementos verdes conjugados com rosas, antúrios os outras flores que se destaquem, tornam-se em centros de mesa repletos de vitalidade, proporcionando um ambiente alegre e dinâmico. E para criar a atmosfera perfeita, estes arranjos resultam melhor em casamentos mais minimalistas.   

About Events
About Events

6. Minimalista

Branco, branco e mais branco! Se vocês são o tipo de noivos que adora a tranquilidade e simplicidade que o estilo minimalista transmite, apostem numa decoração que siga esta linha para as vossas mesas! Toalhas brancas, pequenos arranjos florais (idealmente com flores brancas) e um pequeno toque sutil de cor... a ideologia "less is more" nunca esteve tão em voga!

Casa da Agra
Casa da Agra

7. Aquático

Plantas aquáticas, aquários e arranjos em jarras transparentes com água trazem à decoração das mesas uma sensação de modernidade. Para além disso, se se casam na praia, esta pode ser a opção perfeita para as vossas mesas, já que permite incorporar de forma harmoniosa outros elementos aquáticos (estrelas do mar, conchas, etc). Caso queiram dar um toque extra de elegância à decoração, adicionem algumas velas flutuantes e/ou pétalas

Quinta da Fonte Amares
Quinta da Fonte Amares

8. Temático

Viagens, música, cinema, mar, anos 20 ou vintage... Seja qual for o tema que escolheram para o vosso dia C, a decoração das mesas deve ir de acordo com o mesmo. Por exemplo, se o vosso casamento se inspira nas viagens que fizeram nos últimos anos, decorem as mesas com fotografias dos vários destinos e/ou com mapas antigos, globos terrestres, postais e souvenirs. Se a música é a grande protagonista do vosso casamento, decorem as mesas com vinilos e pautas musicais. No que diz respeito às flores, optem por espécies que se insiram harmoniosamente na palete do tema, ou apostem em arranjos simples, brancos ou bege. 

Quinta Geraldino
Quinta Geraldino

9. Shabby Chic

Padrões floridos, cores delicadas e madeira branca... estes são alguns dos elementos favoritos dos casais amantes da tendência shabby chic! Neste caso, peças que invoquem o passado - como jarras antigas, lanternas ou regadores de latão - podem ser as bases dos arranjos florais para as vossas mesas, e contrastar com flores brancas, amarelas e cor de rosa, numa harmonia que se estende ao bouquet ou ao penteado semi preso da noiva. 

Gilberto Coutinho

10. Colorido

Para os eternos amantes de cor, acham mesmo que se conseguiam safar sem este apontamento final? Engane-se quem pensa que os arranjos florais têm de vir acompanhados por peças brilhantes ou fitas de cores fortes. Lançar flores com cores intensas para os centros das mesas é uma forma orgânica e muito original de apresentar este elemento fundamental ao vosso dia. Lembrem-se apenas de escolher cores que combinem e que se coadunem com o tema que escolheram.

Save the Date
Save the Date

Prontos para embarcar nesta aventura? Escolher as flores para os centros de mesa pode ser uma tarefa tão complicada como decidir o sabor do bolo de casamento! Mas nada que alguma inspiração não resolva e, por isso mesmo, decidimos agrupar por estilos o vosso centro de mesa para o copo de água! Contem-nos se encontraram aqui o vosso favorito! E quem sabe não servirá também de inspiração para criar as lembrancinhas de casamento dos vossos convidados!