Helena Tomás Photography

O frio pede roupa aconchegante, um bolo de casamento repleto de sabores fortes e, sobretudo, comida quente e reconfortante! Para quem se casa no outono ou no inverno, abre-se à partida um leque de oportunidades que casamento nas estações quentes não proporcionam: podem caprichar na decoração, nos acessórios, nos tecidos do vestido de noiva, e claro... no menu do vosso copo de água! Se escolheram os meses frios para trocar as alianças de casamento, inspirem-se nestas sugestões de fazer água na boca! Das sopas e cremes à mesa das sobremesas, existem muitas formas de surpreender os convidados... 

Mikiki Event Designers

Entradas: cremes, caldos e sopas quentes

Para receberem os vossos convidados com um pouco de calor após aquela sessão de fotos com o teu vestido de noiva com renda, uma boa sugestão é oferecer estes pratos bem encorpados logo na entrada. Sopas ou caldos de vegetais são uma excelente opção quente, embora leve, que vai mantê-los saciados enquanto conversam nas mesas. Por outro lado, os cremes oferecem mais substância e são ideais para casamentos bastante frios ou pra antecederem um prato principal mais ligeiro! Disponham-nos em pequenas tacinhas no buffet para que se sirvam à vontade!

Prato: Massas frescas, risoto e gratinados

Um casamento na estação fria não impede que todos se divirtam a fazer e personalizar cada prato! E para noivos mais fora da caixa, que tal montarem uma banca de massas frescas, onde os convidados possam escolher os molhos e acompanhamentos a gosto? Para enlaces mais convencionais, os pratos cozinhados ao forno, como lasanhas, gratinados ou peixe envolto em massa folhada são os preferidos para uma explosão de sabor no vosso paladar. E não, a carne não tem de marcar presença apenas porque o inverno foi a estação escolhida para ter a aliança de casamento na mão. Digam olá a todas as variedades de risoto – sobretudo o de cogumelos – e surpreendam-se com uma boa dose de conforto e carinho à mesa!

Monte Rei Golf & Country Club

Os acompanhamentos…

No inverno, os vegetais braseados vêm substituir as saladas e as sopas frias. Por isso, apostem em quantidades generosas de couve-flor, berinjelas, abobrinhas e batatas para aconchegar os estômagos! Do mesmo modo, os queijos e os molhos devem ser intensos e repletos de sabor, de modo a trazer uma sensação de bem-estar para a mesa. Exemplos? Molho de queijo com cebola caramelizada, molho de parmesão e funcho ou um cremoso mornay com queijo gruyère... Lembrem-se: é importante manter todos os convidados saciados até à altura de cortar o bolo de casamento original!

Restaurante Memorial

Uma pausa para café?

Colocar uma mesa para os amantes de café é opcional para os noivos. Mas, se reconhecem o conforto que uma bebida quente pode trazer para o vosso dia C, porque não brindar os vossos convidados com esta pequena surpresa? Chás, infusões, cappuccino, mochaccino, licores e aperitivos e café de várias intensidades não podem mesmo faltar! E para um pequeno coffee break, disponham também algumas miniaturas e biscoitos artesanais por toda a mesa. 

As deliciosas sobremesas!

No que toca ao bolo as opiniões divergem e, enquanto há noivos que adoram a leveza de um bolo de casamento simples, outros há que não conseguem fugir a sabores mais ricos e um design pouco convencional…, mas numa coisa todos estão em sintonia: não há forma de faltar chocolate na mesa das sobremesas! Trufas, cupcakes, bolo brigadeiro, bombons e brownies são algumas das opções às quais os verdadeiros amantes de chocolate não conseguirão resistir. E para o bolo, que tal uma floresta negra ou um red velvet recheado com frutos silvestres?

For Life Photography

Mais clássico e cheio de glamour, vai ser super divertido passear com as tuas damas de honor em busca dos vestidos de cerimónia mais femininos! Se pretendem casar na estação mais fria do ano, há que tomar uma serie de medidas para manterem os vossos convidados confortáveis e satisfeitos durante toda a festa! As entradas, as bebidas, os acompanhamentos… rascunhem um menu na altura em que enviam os convites de casamento e definam os pratos dos quais não poderão mesmo abdicar!