Discreto e quase invisível, há um acessório que não recebe a devida atenção no teu look nupcial, mas que chega a ser determinante para o teu bem estar e mais importante do que a escolha dos sapatos, dos acessórios ou do penteado de noiva! Sim, estamos a falar do soutien, o acessório mais íntimo e útil para a noiva. Não só vai segurar e moldar o peito para encaixar na perfeição no teu vestido de noiva, como também garantir que tens uma ótima postura – e isso não se aplica só ao teu grande dia. Se já decidiste como vai ser o decote ou o desenho das costas do teu vestido, está na altura de conheceres todos os modelos disponíveis e escolheres o que mais se adapta ao teu grande dia, sobretudo se já tens o anel de noivado!

Cai cai

Os modelos sem alças, também conhecidos pelo nome cai cai, são práticos e podem ser usados com muitos estilos de vestido! Imagina que te apaixonaste por aquele modelo lindíssimo sem alças, que deixa a descoberto o decote e a zona das costas, ou que não resistes àquele modelo de vestido halter, com a zona dos ombros bem cavados. Não há dúvida, o cai cai é a solução mesmo para vestidos de noiva com renda, já que cobre uma pequena área do corpo! O único senão? Se tiveres o peito bastante grande, é importante que procures uma boa marca para garantir o máximo de suporte, sem deixar o conforto de lado!

Afonso Costa Fotógrafos

Triângulo

Um profundo decote em V pede um soutien à altura. O estilo mais clássico, feminino e intemporal é o icónico triângulo ou soutien em V. Dependendo do efeito que queres dar, ele pode ter mais ou menos suporte, através de armações, e a espessura das alças deve adaptar-se ao estilo do vestido – mais finas e discretas se for um vestido mais leve ou com maior largura se o vestido tiver alças grandes ou se sentires que precisas de um suporte extra. E podes mesmo optar pelos modelos bralette, sem almofada ou armação – o desejo das noivas descontraídas!

Crazy Little Thing Productions

Em coração

Valoriza o colo e é ideal para quem já tem o peito grande. Um soutien com boa estrutura para uma cobertura total é o ideal para que te sintas segura no te grande dia. Este modelo é particularmente útil para vestidos de noiva curtos com um corte mais clássico, ou para os românticos decotes em forma de coração.

Estilo balconette

Possui um decote mais baixo e reto sobre o busto, com alças espaçadas e mais próximas dos ombros. As copas levantam e elevam o peito, dando a aparência de que a noiva está a usar um espartilho e, por isso, é o soutien ideal para ser conjugado com decotes mais quadrados.

Susana Aleixo Makeup

Alças cruzadas

Ele é perfeito para decotes halter, onde o peito esteja mais oculto, mas as alças do vestido sejam bem cavadas na zona dos ombros. Como as alças cruzam nas costas, convêm não optar por um vestido de noiva simples que deixe esta zona a descoberto. Para além disso, é também uma ótima opção para noivas que procuram mais suporte na hora de subir ao altar.

Copas de silicone

Se tens o peito de tamanho médio ou pequeno, se escolheste um vestido muito decotado (seja nas costas, no peito ou nas laterais) para o teu dia C ou se simplesmente não queres estar preocupada em consertar o soutien ou com alguma alça que queira espreitar… já pensaste nos soutiens de silicone? Geralmente, são pequenas copas que tapam apenas o necessário, sem alças nem costas, e que se agarram ao peito e permanecem “coladas” até ao final do dia! Uma dica? Não apliques cremes, óleos ou maquilhagem na zona do colo e peito antes de aplicar o soutien – a zona deve estar o mais seca possível, para facilitar a aderência da cola. Ah, e não te esqueças de levar um pack extra no teu necessaire… a última coisa que queres é chegar sem soutien à parte em que cortam o bolo de casamento original!

Já decidiste que modelo usar? Sejas uma noiva deslumbrante ou um convidada à procura do soutien perfeito para usar com o seu vestido de cerimónia, este guia vai ser de extrema utilidade na hora de tomar a decisão! Acima de tudo, lembra-te que nenhuma parte do teu soutien se deve ver fora do vestido. Por isso, para além de escolheres um modelo à altura, que se adapte à forma e estilo do teu vestido de princesa, lembra-te de escolher uma cor neutra, que não choque com o teu tom de pele (branco, nude, rosa claro, beige ou cinzento costumam ser os preferidos). Pronta para enviar os convites de casamento?