Profoto Studios
Profoto Studios

São deliciosos de escrever e emocionantes de dizer em alta voz! Mais pessoal do que escolher o penteado de noiva é decidir o que escrever naquele papelinho que serve como cábula para dizer tudo o que sentes sobre a tua cara metade! Se já tens o anel de noivado, escrever os votos de casamento é um momento muito antecipado. E adaptar tudo o que sentes para algo que vai ser ouvido por centenas de pessoas nem sempre é fácil…há que adequar o discurso, as emoções e as situações que vão descrever. E sobretudo, há temáticas que não faz falta trazer para esse momento! Já escolheste o vestido de noiva com que vais arrasar durante todo o dia? Então vem conhecer todos os detalhes que podem ser deixados para mais tarde…

Detalhes demasiado pessoais

Kappa Fotografia
Kappa Fotografia

Os votos de casamento são pessoais, mas não entrem demasiado nesse campo. Lembrem-se sempre de quem constitui o vosso público nesse momento e, claro, se o vosso discurso e conteúdo se adequa aos ouvidos dos vossos entes queridos e a menores de 16 anos!

Piadas privadas

Aquelas inside jokes geniais que não conseguem evitar dizer na altura certa? Este é precisamente o momento em que as devem descartar. Não só ninguém a não ser a tua cara metade as vai entender, como vai deixar um silêncio algo constrangedor na sala ou local da cerimónia após trocarem alianças de ouro branco.

Humor a 100%

Não há nada mais atraente do que alguém com sentido de humor! Mas talvez esta não seja a melhor altura ou local para o demonstrar… misturar a emoção com algumas piadas é de génio e alcançar esse equilíbrio dá um significado muito especial aos votos, mas não transformes toda esta “atuação” num show de stand up!

Política, religião, sexo, finanças…

Conteúdos potencialmente polémicos devem ser mantidos à distância enquanto recitam os votos. Afinal, adaptar o vosso discurso à audiência que têm é a chave para este momento de sucesso após usarem pela primeira vez as alianças de casamento! E acreditem… não querem que esse momento fique marcado pelas expressões de espanto e desagrado de todos.

Júlia Fernandes - Fotografia e Audiovisuais
Júlia Fernandes - Fotografia e Audiovisuais

Exagero

Nós entendemos, o que é uma boa história sem algum exagero? Mas se estás com um vestido de noiva simples no altar, talvez não seja a melhor altura para usar hipérboles ou prometer coisas que sabem à partida serem impossíveis de cumprir. Sê tu próprio, sê razoável, mas sobretudo, sê honesto! Não te preocupes porque todas as peças se vão encaixar e vais conseguir um discurso arrebatador!

Demasiado tempo de antena

Nada é mais constrangedor do que um dos noivos manter um discurso curto e conciso enquanto o outro depois se alonga por uns bons quartos de hora. Um dos principais fatores a ter em conta na redação e preparação dos votos é a sua duração. Discutam simplesmente um intervalo de tempo que acham adequado e tentem ao máximo respeitá-lo. E lembrem-se, 1 a 2 minutos é suficiente!

Falta de contacto visual

É um must numa cerimónia íntima e, sobretudo num momento como este. Quando falas com a tua cara metade, assegura-te de que olhas para ela e admiras o mais pequeno símbolo de emoção no seu olhar e o detalhe mais pequeno do vestido de noiva com renda. O momento é partilhado por todos, mas pertence sempre ao casal em primeira mão!

Kappa Fotografia
Kappa Fotografia

Ler os votos alto e bom som é um contrato verbal que celebram com a pessoa que mais amam! Mas mais importante do que o vestido de cerimónia ou de noiva fantástico que usarás no altar, é a forma como proferes estas palavras e o conteúdo dos votos que redigiste para a tua cara metade! Se já enviaram os convites de casamento, comecem já por preparar um rascunho daquela que vai ser uma das maiores declarações de todo o dia.