Ter uma agenda preenchida, o telefone a tocar constantemente e mil coisas a passar-vos pela cabeça não é um clima muito propício à tranquilidade. Mas afinal, quem vai decidir o sabor do bolo de casamento, o estilo da vossa cerimónia e a banda que vai atuar na receção, antes e depois dos noivos entregarem as lembrancinhas de casamento? Planear o dia C é uma altura bastante stressante na vida de um casal logo a partir do momento em que enviam os convites de casamento e, é importante criar mecanismos para combater – ou, pelo menos, reduzir – a agitação a que estão sujeitos! Já experimentaram o yoga? Se ainda não tinham considerado esta hipótese, damos-te 10 boas razões para o fazerem!

1. Corpo e mente alinhados

O yoga é uma disciplina onde se trabalha a unidade física, mental e espiritual e que se rege pela postura, meditação e respiração para que tenhamos uma consciência global do nosso corpo e mente. É fácil sentirmo-nos esgotados física e mentalmente, mas com a prática regular, vais saber identificar mais facilmente os pontos de stress e como evitá-los no dia a dia!

2. Diminui o stress

O yoga é conhecido por promover o relaxamento e, de facto, está provado que a sua prática diminui a produção de cortisol – a principal hormona associada ao stress. Inscreve-te no estúdio mais próximo e repara como a ansiedade e a fadiga tendem a diminuir, aumentando em muito a tua qualidade de vida!

3. Previne dores nos ossos e articulações

Cada vez que fazes uma aula de yoga, todas as articulações trabalham na sua gama total de movimentos! Isto ajuda a prevenir artrite, dores ou incómodo ao fazer determinados movimentos ou esforços, por isso, pensa nesta prática como um investimento a longo prazo na tua saúde!

Pedro Pinto Fotografia

4. Pode reduzir a inflamação

Além de melhorar a tua saúde mental, há estudos que sugerem que praticar yoga reduz também a inflamação! Embora seja uma resposta natural do corpo ao stress - sobretudo na época dos preparativos, em que ainda têm de fazer os convites de casamento - a inflamação crónica é uma realidade e pode estar ligada a outras doenças do foro físico! Façam todos os possíveis para a prevenir.

5. Melhora a flexibilidade

Não só física, como mental! Ao praticar yoga com regularidade, vais sentir os movimentos mais leves e soltos, as dores musculares vão começar a diminuir de intensidade e vais sentir-te mais capaz de concluir determinado exercício! A par disso, a tua mente vai sentir-se também mais aberta e relaxada… e talvez te seja mais fácil aceitar outras opções para o topo do bolo de casamento ou para a decoração do carro!

6. O poder da meditação

Meditar pode parecer uma tarefa impossível com o caos que se passa à vossa volta, mas começar é tão simples como tirar 5 a 10 minutos do vosso dia para se concentrarem apenas na respiração, por exemplo! O yoga vai ajudar muito e funcionar como uma ferramenta amigável para alcançar um estado de espírito de paz absoluta… mesmo que apenas por uns breves instantes!

7. Melhora a postura

Uma má postura é, muitas vezes, a principal causa de dores musculares, cansaço e fatiga e, a última coisa que queres é ter uma postura péssima nas fotos com o teu vestido de noiva com renda após o dia C! Se há algo que podes aprender ao praticar yoga, é a consciencializares-te do teu corpo, de como as nossas costas devem estar direitas e da forma como todos os músculos devem comunicar entre si!

8. Aumenta o fluxo sanguíneo

Praticar yoga leva o sangue a todas as veias e artérias, oxigena as células do teu corpo e acelera o ritmo cardíaco! Além de libertar hormonas responsáveis pelo teu bem estar, vai dar-te uma aparência geral mais feliz e saudável, de que precisas para te sentires o máximo com a maquilhagem e o teu penteado com tranças!

9. Baixa a tua pressão

Se sofres de alta pressão arterial, podes beneficiar muito da prática de yoga! Cientistas afirmam que a hipertensão pode baixar imenso com o yoga, sendo uma das principais recomendações para pacientes que não podem praticar desportos de impacto. Que tal tentar para ver como te sentes?

10. Ajuda-te a focar no essencial

Demasiados bouquets de noiva, sobremesas e sabores para escolher o que melhor se adapta ao vosso bolo de casamento original? Uma componente importante no yoga é a forma como se foca no presente e, as pessoas que o praticam referem que, talvez por estarem menos distraídas com os seus pensamentos, conseguem focar-se com mais facilidade naquilo que realmente importa no momento.

Convencidos com as inúmeras vantagens desta prática? Sejam desportistas fervorosos ou com um estilo de vida mais sedentário, praticar yoga com regularidade só vos vai trazer benefícios, sobretudo se já tens o anel de noivado! O teu bem estar físico e mental vem sempre em primeiro lugar, independentemente das circunstâncias, por isso porque não experimentar algumas aulas se estão no auge dos preparativos e daquelas semanas difíceis que antecedem o dia C! Se já escolheste o penteado de noiva e decidiram fazer disto uma rotina, dêem-nos o vosso feedback!