Vinhas a perder de vista, um clima temperado e a celebração da arte em todas as suas formas… bem-vindos à Toscana! Depois de cortar o bolo de casamento, o que os noivos mais querem são uns dias para desfrutar a dois e celebrar os primeiros momentos de casados. É difícil não se apaixonarem por Itália, o país dos mil e um encantos, onde cada região esconde paisagens e pratos absolutamente únicos! Já alguma vez visitaram uma cidade da Toscana? Esta região central, dividida em 10 províncias, é uma das mais famosas e românticas da Itália. Pode ter servido de inspiração para os convites de casamento, ou pertencer simplesmente ao vosso imaginário. Mas se estão tão empolgados com a lua de mel como com as alianças de casamento, este pode ser o vosso destino ideal! 

Quando ir?

Se já decidiram cortar o vosso bolo de casamento original com uma temperatura amena, esta é a escolha perfeita para vocês! Os meses de abril a outubro – que marcam a primavera, a chegada ao verão e o início do outono – são os melhores para visitar esta terra encantada. Em junho e julho vão sentir as temperaturas mais altas, o que se torna perfeito para uns mergulhos e passeios de bicicleta com o teu vestido de cerimónia curto pelos lindíssimos campos de girassol, que começam a florescer em meados de julho. Se querem evitar as temperaturas excessivamente elevados - e o turismo de massas - o ideal é que excluam agosto da lista. É bastante preferível esperar por setembro ou outubro, dado que as temperaturas continuam agradáveis enquanto que os preços baixam consideravelmente. 

Os pontos mais emblemáticos

A apaixonante Florença, a imperdível Pisa ou a medieval Siena? Difícil é escolher quando se encontram perante todas estes destinos imperdíveis! A Toscana concentra um vasto leque de cidades, muito ricas e diversificadas em costumes, e que ficarão para sempre no vosso coração se forem o primeiro destino a visitar depois de terem as alianças de casamento na mão. Os noivos podem optar por relaxar apenas num destino ou, se quiserem uma lua de mel mais aventureira, aproveitar para fazer uma road trip pelas várias cidades! Para além das já mencionadas, vão ter mesmo de marcar no mapa destinos como Arezzo, cidade que serviu de pano de fundo para cenas do clássico do cinema “A Vida é Bela”, Pitigliano, uma surpreendente cidade edificada no topo de um penhasco, Montepulciano, para os verdadeiros amantes de vinho e Cortona, com as suas vistas de cortar a respiração! 

Alojamento? Um castelo!

Se desejam visitar esta lindíssima região após trocarem as alianças de ouro branco, há várias coisas a apontar na vossa wishlist! Escolham ficar hospedados num castelo (como o Castello del Nero Hotel & Spa, na região vinícola de Chianti, ou o magnífico Castello di Casole, em Siena), sobretudo se querem vivenciar os costumes típicos da Toscana enquanto usufruem de uma massagem relaxante ou de um delicioso vinho.

Restaurantes e specialità regionali

Além disso, não podem deixar de provar algumas das especialidades gastronômicas da região: o Panforte, um bolo feito com amêndoas, mel, frutas cristalizadas e uma mistura secreta de especiarias e o vinho Vinsanto que, segundo a tradição toscana, é degustado no final da refeição com uns biscoitos típicos, chamados Tozzetti. Finalmente, se querem visitar alguns dos restaurantes mais emblemáticos e românticos da região, tomem nota: Il Falconiere é um verdadeiro must (apesar de ser algo caro), tal como a Osteria Le Logge ou a Buca di Sant'Antonio. Para os que não têm um budget tão folgado mas que querem experimentar deliciosos vinhos, queijos e carnes frias, La Torre Di Gnicche, em Arezzo, é uma excelente opção. 

Dos hotéis à gastronomia, das paisagens aos campos floridos e às vinhas a perder de vista… a Toscana é uma região memorável que merece a vossa visita. Se já tens o anel de noivado, pensa nesta opção de viagem de lua de mel europeia e em todos os momentos únicos que vos pode proporcionar. Sem dúvida um dos destinos mais românticos para voarem após entregar as lembrancinhas de casamento!