Se há paraísos na terra, estão perante um excelente exemplo! Formentera, a ilha mais pequena das Baleares, conta com praias que não deixam nada a desejar às das Caraíbas! E a melhor é que está mesmo aqui ao lado...

Depois de todos gastos com o casamento - o que incluí o caríssimo vestido de noiva, a decoração, as alianças de ouro branco e ainda as lembrancinhas de casamento - são muitos os que decidem adiar a sua lua de mel e procurar uns dias de descanso num destino próximo. Perfeita tanto para uma escapada de recém-casados como para uma lua de mel de sonho, Formentera tem imenso para oferecer-vos... Querem saber mais sobre as maravilhas desta pequena ilha? 

Praias: de Es Caló a Ses Illetes 

Formentera é um destino ideal para relaxar. As suas incríveis praias de areia branca e de águas cristalinas são autênticas fontes de descarga de adrenalina acumulada, e resultam ideais para a prática de mergulho ou paddle suf. A norte da ilha, e antes de chegarem à pitoresca aldeia El Pilar de la Mola, encontram as praias de Es Caló e Mitjorn, mesmo à beira da única estrada que une a ilha de uma ponta à outra. Es Pujols é a zona com mais vida noturna, e onde se concentram vários bares e restaurantes, que pedem vestidos de cerimónia curtos e ligeiros. No outro lado da ilha, há que fazer uma paragem obrigatória na praia de S’Alga, situada em Ses Illetes, um dos postais referência de Formentera. Para chegar, podem fazer uma larga caminhada a pé e o último lance a nado. É uma praia praticamente virgem, por isso não se esqueçam de levar comida e bebida para todo o dia!

Mercados artesanais e atividades desportivas

Desde o início de maio até ao dia del Pilar, todas as quartas e domingos pela tarde, podem desfrutar da Feria de arte y artesanía de la Mola. Enquanto visitam os vários espaços dos artistas e artesãos, podem ouvir música ao vivo e apreciar os mais variados espetáculos de rua. Sem dúvida, este é o melhor local para comprar alguma recordação de Formentera!

Se querem passar o máximo de tempo possível dentro de água, inscrevam-se nos cursos de rappel ou batismos de mergulho que se realizam em Pilar de la Mola, a norte da ilha. Finalmente, podem também fazer um percurso de bicicleta para explorar a ilha e terminar um dia num restaurante romântico, à beira-mar. É a oportunidade perfeita para mostrares toda a tua sensualidade e beleza natural com um desses penteados de noiva de cabelo solto que tanto te inspiraram na fase dos preparativos! 

Quando ir a Formentera?

Logo após trocarem as alianças de casamento, uns dias de descanso sabem sempre bem, mas nem todos os meses são bons para mergulhar nestas águas cor turquesa... Apesar de ser mediterrâneo, o clima varia bastante nos meses de inverno e verão, tal como no resto dos países europeus (ainda que o inverno seja sempre mais ameno que em Portugal). Ainda assim, os melhores meses para voar até Formentera são de Maio a Setembro, já que o clima costuma ser bastante generoso nestas datas. Os meses onde a água é mais quente são os de junho, julho e agosto, ainda que também tenha uma maior afluência turística e os preços sejam mais elevados. 

Como percorrer a ilha?

Sem dúvida de que um dos meios de transporte mais usados para percorrer toda a ilha é a bicicleta, logo seguida das Vespas. Por isso já sabem: a vossa mala deve estar composta por roupas leves e frescas, acessórios para penteados fáceis e calçado cómodo. Por ser relativamente pequena, é fácil percorrer a ilha em poucas horas. Por isso, caso queiram ter uma experiência única durante a vossa estadia, façam uma excursão a cavalo pela ilha! Não é preciso saberem montar para poder desfrutar do passeio... são excursões tranquilas, nas quais poderão descobrir outras paisagens, como a zona protegida de Can Marroig ou as pitorescas vistas de Porto Salé, Estany des Peix ou Estany Pudent. Imperdível!

Sem dúvida, Formentera é o destino ideal para quem procura viver uma lua de mel inesquecível. Aproveitem para relaxar e aproveitar para passar tempo de qualidade com a vossa cara-metade e relembrarem todos esses momentos únicos que viveram nos últimos meses, desde o dia em que receberam o anel de noivado até até momento ao corte do bolo de casamento. Isso sim, a câmara fotográfica não pode faltar. O Faro de la Mola e os muitos lagartos verdes que dão cor a esta ilha estão à vossa espera para umas fotografias únicas.