Versáteis, originais e inspiradoras... Assim são as suculentas, uma das espécie que pertence à família dos cactos e que tem o dom de dar um toque de originalidade a qualquer decoração floral. Em geral, estas plantas são fáceis de encontrar e não necessitam de grandes cuidados: basta regá-las uma vez por semana para que estejam perfeitas! Por não precisarem de estar em ambientes demasiado arejados, as suculentas tornam-se ideais para dar um toque fresco aos casamentos em recintos fechados. Para além disso, a nova tendência em bolos de casamento, que segue uma linha minimalista, também propõe uma decoração simples e natural com suculentas. Mas não é só na decoração que esta planta tem um lugar de destaque: como se pode observar, as suculentas também estão a ser utilizadas na moda nupcial, tanto nos penteados de noiva com coroas de flores como nos bouquets. A melhor parte é que estes arranjos são super versáteis, combinando com vestidos de noiva de todos os estilos, desde o mais tradicional ao mais boêmio. Se gostas de ideia de incluir suculentas no teu look, toma nota das nossas propostas e deixa-te inspirar pelos nossos bouquets preferidos! 

No bouquet

As suculentas dão a qualquer bouquet um toque moderno, romântico e fresco, ideal para as noivas mais descontraídas, que querem trazer alguma "alegria" ao seu vestido de noiva simples. As noivas mais clássicas, apaixonadas pelos vestidos de noiva Rosa Clará, podem escolher combiná-las com rosas ou peónias em tons pastel, conseguindo um arranjo único e ultra romântico. Para casamentos na praia, o ideal seria uma combinação de suculentas com tons vivos (como como o laranja e o azul) com flores amarelas. Para as mais campestres, a aposta recai em tons lavanda, verdura e flores secas, que darão esse ar mais rústico ao bouquet, sobretudo se combinado com uma fita de ráfia e/ou renda. Quanto às mais originais, que querem surpreender em cada detalhe, porque não escolher uma suculenta maior para um ramo de uma só flor? São a tendência do momento, sobretudo nos casamentos de estilo industrial!

No penteado

Quando bem balanceado, é possível combinar um bouquet de suculentas com algum acessório natural para um penteado apanhado: um toucado de flores naturais nas tonalidades do bouquet, uma grinalda de mosquitinho... Para inovar num penteado de noiva de cabelo solto, experimenta prender uma suculenta de um lado! Este visual é perfeito para ambientes mais campestres ou até de praia. Outra ideia – sobretudo para as que preferem um bouquet de uma única flor – consiste em apostar por uma coroa de flores naturais que inclua também suculentas. Se te consideras uma noiva sofisticada, podes até experimentar uma coroa XXL na qual sobressaiam suculentas grandes e coloridas. 

Outros elementos

Além do bouquet, podes escolher o mesmo tipo de suculentas para a restante decoração e elementos do casamento. Por exemplo, podes optar por uns convites de casamento originais, com ilustrações de suculentas, ou simplesmente por incluir um carimbo nos envelopes. Outra ideia que pode funcionar é usar estas maravilhosas plantas no topo do bolo de casamento, em vez das tradicionais figuras dos noivos. Sobretudo se se tratar de um casamento de temática rústica/campestre, o resultado vai ser fenomenal! Finalmente, se queres umas lembrancinhas de casamento econômicas e eco-friendly, podes também oferecer pequenos vasos com suculentas (que é, sem dúvida, umas das grandes tendências do momento!). Em tudo isto, e para não perder a harmonia de cores, não varies muito nas suculentas que escolheres para o ramo e para os restantes elementos da celebração.

O que achaste das ideias? Vais ter suculentas no teu ramo e na decoração do teu dia? Além do teu bouquet, podes fazer um corsage para juntar aos vestidos de cerimónia das tuas damas de honor. E, como dissemos anteriormente, incluí-las nos convites de casamento pode surpreender e muito os teus convidados. As suculentas são tudo de bom e têm tudo para tornar a tua celebração ainda mais especial.