Após a refeição principal vem sempre aquele momento do cafezinho seguido de um digestivo que prolonga os dedos de conversa até ao momento do corte do bolo de casamento. Caso tenham um orçamento que o permita, apostem num bar de digestivos para o vosso casamento! Este elemento não só permitirá que os vossos convidados possam eligir as suas bebidas preferidas, como também criar cocktails personalizados. É uma boa forma de fomentar a conversa e a diversão! Por isso, se já escolheram os elementos principais da celebração (música, lembrancinhas de casamento, decoração, alianças de casamento, etc...) ponderem adicionar este cantinho especial à vossa festa. Vai ser um êxito! 

A qualidade importa!

Relativamente afastada do banquete e do bolo de casamento original, numa zona mais calma do salão, encontramos normalmente esta mesa que ajuda os convidados a digerir tudo o que lhes passou pelos pratos nas últimas horas...

Caso tenham decidido incluir um bar de digestivos no vosso copo de água, tomem nota: um erro frequente e persistente nas várias gerações consiste em olhar a quantidade e não a qualidade. Por isso, caso o orçamento permita, a nossa sugestão é que optem por licores de qualidade (e nacionais, como a deliciosa ginjinha!), assim como aguardentes e whisky de primeira. Em caso de dúvida, vale a pena seguir o mesmo processo das alianças de casamento: investigar e dar ouvidos aos peritos! 

Surpreendam os convidados

Não seria divertido que os convidados pudessem fazer os seus próprios cocktails? Não é preciso ficarem ansiosos, caros noivos! Para os cocktails mais complicados haverá sempre um barman profissional! Mas pensem no lúdico que seria ter uma ilha com alguns produtos e ingredientes simples, e até algumas receitas impressas, onde os convidados pudessem fazer uma criação à sua medida... Acreditamos que seria um êxito! 

Outra forma de surpreender os convidados consiste em aprimorar com a louça e a decoração do espaço: por exemplo, podem investir nuns copos personalizados ou em objetos criativos para guardar as bebidas. Caso se casem na praia, porque não acomodam as garrafas dentro de um barco de madeira? Por sua vez, se se casam no campo, os barris são mais que obrigatórios, assim como uma decoração floral abundante. Como já sabem, é de extrema importância que haja harmonia entre os vários elementos do casamento, desde os convites de casamento personalizados até aos centros de mesa! 

Organizando a mesa...

Já têm as bebidas e o local devidamente decorado? Então vamos organizar a mesa. Primeiro o mais simples: as águas. Estas devem deixar-se à disposição de todos em recipientes com gelo e, idealmente, com copos simples ao lado. Também podem adicionar uma estação self-service com alguns chás frios (ou gelados se é verão),  limonada e/ou laranjada. Além do efeito visual dos grandes recipientes, que nos dão a ideia de abundância, a conjugação com fruta natural cortada fica sempre bonita. Esta é uma boa forma de dar um miminho especial aos convidados que não gostam de beber, ou à vossa amiga que, no seu vestido de cerimónia de grávida, evita tudo o que tenha álcool. 

Depois das bebidas virgens chegam os licores, que devem ter um lugar destacado. Ofereçam os clássicos, como o licor Beirão ou a ginjinha (que pode e deve ser servir em saborosos copos de chocolate), e também alguns licores mais suaves, como o de castanha assada, arroz doce ou pastel de nata. Logo, na “prateleira internacional”, incluam Limoncello italiano, Whisky escocês e um licore de café (ou o Pacharán navarro).

Momentos com Design
Momentos com Design

Já sabes exatamente como queres que seja o vosso bar de licores? Então talvez possas dedicar-te agora ao teu look nupcial e experimentar alguns penteados de noiva! Já reparaste que uma das grandes tendências de 2018 são os penteados de noiva com cabelo solto