Queres que o teu grande dia seja absolutamente inesquecível? Para além das lembrancinhas de casamento, existem outros elementos que podem tornar o teu casamento único: fogo-de-artifício e música no momento do corte do bolo de casamento, uma entrada muito original com uma coreografia executada na perfeição pelos noivos... Claro que o mais importante é tudo aquilo que simbolizam as alianças de casamento mas, às vezes, estes pequenos pormenores podem fazer imensa diferença! Tendo isto em mente, a decoração é algo que deves conceber com cuidado, respeitando os vossos gostos e personalidades. Será que já ponderaste incorporar fruta na decoração da cerimónia e copo de água? Vem conhecer as nossas propostas: 

Decoração na recepção dos convidados

A recepção é o primeiro espaço da festa onde podes usar a fruta como elemento decorativo. Por exemplo, prepara um caminho adornado por flores e frutas onde logo desfilarás com o teu vestido de noiva com renda. O resultado vai ser ultra romântico, sobretudo se tens idealizado um casamento rústico. Logo, usa a fruta para decorar mas também para ser comida: oferece espetadas coloridas para os teus convidados se refrescarem, ou encomenda algumas esculturas de fruta! Finalmente, usa uma peça de fruta para indicar a cada convidado a mesa que lhe corresponde. Não achas que esta composição pode resultar num placard super original? 

Centros de mesa e adornos variados

As frutas, com as suas cores chamativas e formas variadas, são perfeitas para decorara os centros de mesa. É muito importante que escolhas frutas que não destoem da época do ano, a menos que necessites de uma grande variedade para dar os nomes às mesas (o que seria uma ideia igualmente interessante). Combinar frutas de diferentes formas com ramagens, velas e jarras, permite-te fazer composições muito criativas. Finalmente, podes ainda fazer pequenos arranjos com frutas que usarás para decorar recantos específicos no espaço da festa (como, por exemplo, o local onde repousará o vosso bolo de casamento). 

Fruta fresca no bolo de casamento

E porque não um bolo de casamento original que na sua decoração - e recheio - inclua fruta fresca? Além de muito saborosas, as frutas conferem um toque de vivacidade aos bolos, com as suas cores vibrantes e aromas adocicados. Especialmente nos naked ou semi naked cakes, as frutas dão um acabamento muito elegante e refrescante! Para rematares, pensa num topo de bolo de casamento que se integre neste cenário colorido. 

No teu bouquet

Maçãs, romãs, laranjas, clementinas, limões, peras ou até morangos... Todas estas maravilhosas frutas podem fazer parte do teu ramo de noiva! Não precisas, obviamente, de levar o bouquet com fruta ao limite, mas a verdade é que usar algumas peças, de forma sútil, dá um toque muito original ao ramo! Pequeno pormenor: há que ter cuidado no momento de atirar o ramo às amigas solteiras! Para o tornar mais leve, podes simplesmente optar por adicionar alguns ramos de groselhas para um toque de vermelho paixão! Perfeito para combinar com um vestido de noiva simples e leve!

Recordações para os convidados

Ter ideias de lembrancinhas de casamento que incluam frutas não é, de todo, difícil: desde frasquinho de fruta desidratada a compotas, passando por potpourris que, na sua composição, incluam frutas secas (como rodelas de laranja ou limão), as possibilidades são infinitas! És uma noiva que adora o DIY? Então experimenta fazer velas em cascas de laranja ou confecciona os teus próprios sabonetes à base de fruta! Os teus convidados vão adorar o toque handmade destas prendinhas! 

O que achas das nossas sugestões para incluir fruta no casamento? Ainda estás nos primeiros passos da sua organização? Pois sendo assim começa por escolher o modelo de convites de casamento que melhor se adequa ao estilo da tua festa. Fazer o convite de casamento é uma verdadeira rampa de lançamento desta aventura que é a preparação do grande dia!