Quinta dos Machados

Sim, é evidente que o teu dia de casamento será um dos momentos mais felizes e inesquecíveis da tua vida. Principalmente se sonhas em subir ao altar desde pequena, com um vestido de noiva que só existe na tua imaginação. Agora que tens um anel de noivado no dedo, não há nada que te impeça de conseguir o enlace que idealizaste! Quer prefiras vestidos de noiva curtos, com nuances vintage, ou peças clássicas e intemporais, uma coisa é certa: podes desenhar o vestido dos teus sonhos e levar o projeto a uma modista! Já tinhas pensado neste opção? Se sim, segue estas dicas fundamentais e prepara-te para brilhar com um modelo único, da tua autoria! 

Feliz Acaso Fotografia

Passo 1: Conhece o teu corpo como ninguém

Cada mulher é única e deve encontrar um vestido à sua medida. Assim que, se queres desenhar o teu vestido de sonho, o primeiro passo não deve ser pensar se queres um vestido de noiva com renda ou minimal, mas sim conheceres e aceitares o teu corpo. Qual é a tua estrutura física? Quais são os cortes que te ficam melhor? Quais são os atributos queres evidenciar? Estas são algumas perguntas às quais deves responder antes de definires o teu modelo. É importante que conheças o teu corpo como ninguém e que penses num vestido que encaixe perfeitamente nas tuas formas e estilo próprio.

Passo 2: Estuda cortes e decotes

Para desenhar um vestido, é fundamental que estejas familiarizada com o mundo da moda de nupcial. Começa por estudar os tipos de decote que existem – os principais são o decote cai-cai, à barco, em V, halter, ilusão, coração, assimétrico, quadrado e ombro a ombro – e percebe qual encaixaria melhor com o teu peito, ombros ou costas. Igualmente, e por mais que queiras um vestido de noiva simples, deves conhecer todos os cortes de vestido para teres uma noção do que poderia encaixar melhor com o teu corpo e estilo pessoal. Talvez sempre tenhas idealizado um vestido de corte princesa mas pode acontecer que, após alguma pesquisa, compreendas que o corte recto é o ideal para ti.

Carlos Antunes

Passo 3: Informa-te sobre cores e tecidos

Tal como os decotes e cortes, deves saber que tecidos e cores existem no mercado. É certo que as noivas casam de branco, mas as tendências atuais abrem portas a outros estilos e cores. Por isso, sim é possível casares com um vestido de noiva preto ou de outra cor, numa cerimónia civil e muito intimista. Quanto a tecidos, o que sabes sobre o crepe ou a seda, por exemplo? Sabes como caem no corpo e como devem ser trabalhados? Renda, chantilly, tule, guipura, cetim, seda ou veludo... tudo tecidos que se usam em vestidos de noiva e que lhes dão um toque único de sofisticação, que vale a pena que descubras antes de desenhares a peça dos teus sonhos! 

Passo 4: Vê as tendências do momento

Por muito que saibas que tipo de vestido queres, é sempre bom veres as tendências do momento. Quem diz para vestidos, diz em penteados, já que um apanhado messy não é o mesmo que o clássico penteado apanhado de sempre. A moda nupcial está em permanente mudança, pelo que vale a pena estar atualizada e conhecer os últimos gritos da moda. Quem sabe se não encontras uma ideia única, com que te sintas completamente identificada? Dá uma vista de olhos no nosso catálogo de vestidos de noiva e inspira-te!

Passo 5: Afina as tuas preferências

Já sabemos que queres ser tu a desenhar o teu vestido e que nenhum dos que experimentes numa loja será “o tal”. No entanto, não deixes de marcas algumas visitas e experimentar modelos de vários cortes para teres uma noção mais real de que tipo de vestido te fica melhor. Por muito que adores vestidos volumosos e decotes vertiginosos, podes acabar por descobrir que nenhum destes cortes te favorece. Experimenta alguns modelos e deixa-te surpreender! Depois dessa experiencia, de certeza que afinarás muito mais as tuas preferências.

Across The Mountains

Passo 6: Começa a desenhar 

Pode apenas ser um esboço, mas o importante é conseguires definir as linhas principais do corte e do decote do teu vestido. Se não conseguires desenhar na perfeição o que idealizaste, escreve uma legenda ao lado do teu esboço, para que a tua modista se possa orientar. Também é importante indicares o tipo de tecido que queres e que detalhes extra – laços, pedraria, tattoo lace, etc – queres ver no teu vestido de sonho. Lembra-te que, quanto mais detalhes e informação o teu esboço tiver, mais fidedigno será o resultado final!

Passo 7: Leva o teu esboço à modista

Uma vez concluído o esboço, está na hora de apresentares a tua ideia à modista. Explica-lhe tudo o que queres com a maior precisão possível. Ela saberá dizer-te se estão no caminho certo ou se necessitam mudar alguma coisa. É importante que também lhe expliques o quanto pretendes gastar nesta peça, para que ambas possam encontrar uma forma equilibrada de trabalhar e conseguir o resultado esperado. 

Casamento de Tiago & Marta

Preparada para começar a desenhar o teu vestido? Com estas dicas, tens tudo para criar o vestido de noiva dos teus sonhos. Vais ver que, ao definires o teu modelo, será bem mais fácil organizar tudo o que te falta. Se tiveres damas de honor, podes pensar em vestidos de cerimónia dentro do mesmo estilo. Antes de pensares em detalhes como as lembrancinhas de casamento ou a animação, define as linhas principais do teu look. Irás triunfar num vestido de noiva único, desenhado por ti e para ti!