O momento wow chega quando recebes o convite de casamento! “Mas não conheço ninguém!”, pensas. Os níveis de ansiedade começam a subir e, de repente, já ponderas se deves mesmo estar presente neste dia. Se vais a um casamento sozinha, podes achar difícil passar um bom bocado e divertires-te enquanto todos falam, tiram fotos e elogiam o vestido de noiva, mas, será que é uma missão assim tão impossível? Se estás desejosa de ver os noivos trocar o anel de noivado, mas com algumas inseguranças, segue o nosso passo a passo!

1. Não entres em pânico

Quando recebes o convite de casamento original sentes-te entusiasmada e mega divertida, até que… te apercebes de que vais completamente sozinha! Calma, não conheceres ninguém à partida pode não ser a situação mais agradável, mas também não é o maior drama do mundo. Pensa no positivo deste evento, nos noivos, na festa, em toda a comida maravilhosa que terás a oportunidade de provar e no quanto te vais divertir!

2. Participa nas atividades prévias ao dia C

Seja um jantar de noivado, um café com amigas para escolher alguns vestidos de cerimónia curtos ou uma simples ida à manicure… tenta ao máximo estar presente nos eventos a que fores convidada e disponibiliza-te para ajudar os noivos nos preparativos. Não só vais conhecer pessoas novas como te vai fazer sentir relaxada e mais à vontade com todo o ambiente no grande dia.

3. E nas atividades do grande dia!

Os casais modernos adoram incluir jogos no dia do casamento, de forma a quebrar o gelo entre os convidados. Seja um jogo de mesa, uma dinâmica de grupo ou uma mera coreografia, esforça-te por participar e interagir com os restantes participantes. Este tipo de atividades são perfeitas para conhecer pessoas e desafogar o ambiente, por isso aproveita!

4. Age de forma rápida!

Podes ser aquilo que quiseres na cerimónia – a aventureira que nunca se nega a um passo de dança, a super social ou a divertida que conta as melhores piadas à mesa. Seja o que for, assume a tua personagem logo desde o início. A partir do momento em que tudo começa, os olhos vão pairar sobre toda a gente, seja a admirar a tua maquilhagem ou o vestido de gala comprido que escolheste. Garante que causas uma boa primeira impressão!

Profoto
Profoto

5. Toma uma bebida

Nada melhor para quebrar o gelo do que segurar uma bebida na mão. Não, não estamos a dizer para encarares o álcool como teu melhor amigo nesta situação, mas um copo de vinho branco vai ajudar a que te sintas mais solta e divertida!

6. Fala com os teus colegas de mesa

A hora da refeição é o momento perfeito para criar laços com os vizinhos do lado! Sejam idosos, casais ou pessoas também na tua situação, não deixes que o silêncio paire sobre a mesa e intervém ou começa novos diálogos para criar aquele ambiente descontraído que todos apreciam. 

7. Com toda a naturalidade

Mesmo que não conheças ninguém, a verdade é que nunca estás completamente sozinha neste dia. Tenta interagir com as pessoas que se sentam ao teu lado na cerimónia em que os noivos trocam alianças de casamento, comentar a performance da banda que os noivos escolheram ou iniciar uma conversa sobre como conheceram o casal. Vais ver que, com naturalidade e simpatia, vai ser muito fácil interagir com os outros convidados!

8. Não forces...

Se nunca brincaste com crianças, talvez te possas sentir um pouco estranha ao tentar falar com os mais pequenos. Adota uma postura simpática e receptiva, mas não fales com alguém que não queiras. Acima de tudo, não te coloques em posições que te possam causar algum desconforto, mesmo que isso signifique ficar sentada enquanto vês outras pessoas a dançar.

Fotografarte
Fotografarte

Com o mindset ajustado, tu não te vais limitar a sobreviver a um casamento a solo – vais, na realidade, divertir-te imenso e sair de lá com várias amizades depois de cortarem o bolo de casamento! Não és a primeira nem serás a única pessoa nesta situação e, se te sentes nervosa, nada que uma conversa sincera com os noivos não possa ajudar. No final de contas, não há nenhum problema em ir sozinha a um evento destes e, estar presente desde o momento em que trocam as alianças até entregarem as lembrancinhas de casamento vai significar muito tanto para ti como para o casal!