Rita Santana Photography

Se já enviaram os convites de casamento, sabemos que estão super ansiosos por receber as respostas! Saber à partida quem vai - e quem vais ter de ajudar a escolher o vestido de cerimónia - causa sempre um nervoso miudinho, que apenas poderá ser aplacado quando as confirmações começarem a chegar. Mas e se as respostas não forem aquelas que esperavam...? Se estás a receber mais respostas negativas do que o que é suposto quando ainda tens o anel de noivado, talvez te estejas a questionar porquê. Então lê atentamente cada ponto e compreende o motivo pelo qual vos estão a declinar os convites: 

Biju Bouquet

Motivo #1: É difícil chegar ao local

Esta razão é uma das mais frequentemente dadas a casais que escolhem fazer um destination wedding. Tu ou o teu noivo são naturais de outro país, decidiram casar-se noutro local ou, simplesmente, o sítio que escolheram para trocar alianças de casamento não é de fácil acesso… a verdade é que a maioria dos convidados não quer perder tempo nem dinheiro a viajar para um local demasiado longe de onde habitam – uma vez que terão de pagar a viagem e o alojamento por isso, a localização pode bem ser um motivo que leva muitas pessoas a não comparecer no vosso dia.

Motivo#2: Os convidados não vos conhecem assim tão bem...

Já todos recebemos aqueles convites de casamento originais de família afastada, amigos dos nossos pais ou pessoas que, na verdade, mal conhecemos. Quando os noivos fazem a lista de convidados, é normal que coloquem certos nomes também por cortesia, por antigas relações familiares ou porque simpatizam com essa pessoa. No entanto, a experiência diz-nos que se o convidado não conhecer ninguém no casamento ou não tiver muita familiaridade com os noivos, há uma grande probabilidade de vir a recusar o convite.

Filipe Santiago Fotografia

Motivo #3: Ir ao casamento supõe um gasto muito elevado

Marcar cabeleireiro e manicure, comprar sapatos e um vestido de cerimónia curto, agendar a viagem e o alojamento… nem todos os convidados poderão arcar com estas despesas na data em que decidirem casar, e esta será uma das principais razões pelas quais receberão recusas aos vossos convites. Embora possam estar a tentar fazer de tudo para tornar o casamento mais económico para os vossos convidados, para algumas pessoas pode ser demais ou podem mesmo não ter orçamento para oferecer algo aos noivos, o que as fará recusar de imediato.

Motivo #4: O casamento está marcado para um feriado ou uma ponte

Muitos noivos optam por marcar o seu casamento para um feriado ou fim de semana prolongado. Embora possam estar a tentar facilitar a vida dos convidados que, de outro modo, teriam de marcar férias para estar presentes no casamento, muitas pessoas já tiraram esses dias para viajar ou para ter momentos de descanso com a família, sem se preocuparem com festas ou trabalho. Se estão no processo de escolher uma data, tenham isto em atenção.

Conta-me como foi

Motivo #5: Não convidaram as crianças

As razões para ter um casamento adults only são muito variadas. Desde a hora a que se celebra, ao menu ou às opções de animação, são muitos os casais que optam por convidar apenas adultos e deixar as crianças de lado nas festividades. E embora isso possa ser uma vantagem para alguns pais, pode ser quase ofensivo para outros. A decisão cabe apenas aos noivos, mas, no caso de a tomarem, preparem-se para a ausência de alguns familiares e amigos.

Motivo #6: Não deram a opção de plus one

Uma das maiores dúvidas na hora de fazer os convites é se devem, ou não, permitir que os vossos convidados tragam amigos ou acompanhantes. Se por um lado não conhecem assim tão bem a outra pessoa, por outro também não querem limitar as escolhas dos vossos amigos ou familiares solteiros, que podem sentir-se postos de lado ao ver todos os casais a dançar com os seus vestidos de gala compridos.

Rita Santana Photography

É normal que queiram que toda a gente que convidaram compareça no vosso grande dia e que cortem juntos o bolo de casamento. Mas mais do que tentar fazer de tudo para que as vossas pessoas queiram estar presentes, é preciso entender os motivos que as podem levar a hesitar! Porque nem sempre é possível conjugar o melhor de dois mundos, são estes os motivos que podem levar a algumas ausências e ao facto de sobrarem lembrancinhas de casamento no final da festa.