De todos os elementos do vosso casamento, sem dúvida de que o menu é um dos mais importantes, a par com o vestido de noiva ou a decoração. Este deve ser escolhido de acordo com os vossos gostos, mas também com os dos convidados. E, indo mais além de gostos, é fundamental que saibam quais são as suas restrições ou tipos de dieta, para que possam acrescentar opções personalizadas à ementa do copo de água. Tal como as vossas lembrancinhas de casamento, este é um detalhe que poderá ditar o sucesso da festa, já que reflete a vossa preocupação com a saúde e bem-estar dos convidados.

Vegetarianos, veganos, mas também celíacos ou intolerantes à lactose. São muitas as opções e patologias alimentares que devem ser tidas em conta num evento desta escala. Sobretudo para os celíacos – intolerantes ao glúten – ou os intolerantes à lactose, ter um menu adaptado é extremamente importante. Por isso, no momento em que estiverem a tratar dos convites de casamento, não se esqueçam de perguntar se existe alguma restrição alimentar a ter em conta. Se verificarem que têm vários convidados intolerantes à lactose - ou se são vocês que o são - inspirem-se neste artigo para conseguir uma refeição deliciosa e inclusiva: 

Somos Fratelli
Somos Fratelli

Intolerância à lactose: o que é?

A lactose é um açúcar presente no leite de vaca, cabra ou ovelha, assim como em muitos outros alimentos preparados. A intolerância à lactose deriva da ausência ou deficiência em lactase, a enzima presente no intestino delgado que equilibra e divide a lactose nos seus dois componentes – glicose e galactose – e que faz com que o organismo possa digerir e aproveitar este nutriente. Assim, os principais sintomas de intolerância variam entre gases, cólicas ou desconforto intestinal. Esta pode ainda nascer connosco ou surgir ao longo da vida, principalmente devido aos estilo de vida ou hábitos alimentares. Por isso mesmo, é importante terem isto em conta no momento de escolherem o vosso menu de casamento. Uma simples nota sobre restrições alimentares no vosso convite de casamento personalizado ou no site de casamento pode ser determinante para mudarem algo na vossa ementa, que fará toda a diferença para os convidados que sofram desta patologia.

Páteo Velho Catering
Páteo Velho Catering

Alimentos a evitar 

A lactose é o açúcar presente no leite, mas não se encontra só nesta bebida. Todos os seus derivados, como o queijo ou os iogurtes, também contém lactose, ainda que existam outros alimentos a evitar para quem sofre desta intolerância. Natas, manteiga e margarinas, cereais de pequeno-almoço, purés de batata instantânea, pudins instantâneos, salsichas enlatadas, molhos e maioneses, chocolate, bolos de pastelaria, bolachas e inclusive alguns medicamentos devem ser evitados a todo o custo. À partida parece praticamente impossível incluir opções alternativas no vosso menu, tendo em conta a quantidade de alimentos que estão "proibidos", mas acreditem: as alternativas são mais que muitas para uma ementa deliciosa! Esta dieta mais restrita pode inclusive abranger um bolo de casamento original e delicioso, onde apenas devem escolher os ingredientes certos para o fazer. Farinhas integrais, chocolate sem lactose ou leite de coco são alguns ingredientes deliciosos que podem ser uma opção para a confecção dos pratos do vosso dia.

The Astoria - Histórias com Alma
The Astoria - Histórias com Alma

Quais são as alternativas?  

Ainda que os lacticínios sejam uma importante fonte de cálcio, existem outras alternativas para que não exista um défice deste nutriente. A partir de outras fontes de cálcio, como os sumos e bebidas vegetais, –leite de amêndoa, soja ou aveia – peixes como a sardinha ou a petinga, vegetais de folha verde-escura como os espinafres, o agrião ou a couve portuguesa, ou mesmo frutos secos como o figo é possível manter uma dieta equilibrada, saudável e deliciosa. Para o vosso dia, poderão incluir estes ingredientes num menu requintado e variado. Sendo que a lactose inevitavelmente engorda, ter opções mais saudáveis na ementa irá agradar a todos. Aos intolerantes à lactose, por razões óbvias, aos adeptos de uma cozinha alterativa e saudável, e ainda às vossas convidadas que se sentirão mais cómodas nos seus vestidos de gala compridos. 

Tuc Tuc Pavlova
Tuc Tuc Pavlova

Opções para o dia C

Um menu de casamento capta tanto ou mais atenções que um penteado apanhado perfeito. É o momento em que todos os convidados desfrutam da festa, da companhia uns dos outros e dos noivos. Por isso, num país como Portugal, onde a cultura da comida e do convívio à mesa está tão enraizada, é importante não descurarem a vossa ementa de casamento. O melhor é terem opções para todos os gostos, pensando em alternativas para os que tenham uma dieta diferente. Para as entradas, não se esqueçam de incluir saladas verdes, sem queijo ou com queijo sem lactose, frutos secos, mini hambúrgueres de grão em pão de chia ou de espelta, wraps de salmão fumado, pastéis de pescada, ou muffins de cenoura de gengibre. 

Para os pratos principais, as opções também são variadas e deliciosas. Que tal uma lasanha à bolonhesa com molho branco e espinafres, onde a massa da lasanha é feita à base de mandioca? Ou uma pizza vegetariana, onde a massa seja feita com grão ou farinha de arroz? Outra opção: Nhoque de pinhão, para acompanhar com carne ou peixe. Já estão com água na boca? Finalmente, para as sobremesas, apostem por usar leites vegetais e farinhas integrais, assim como cacau sem lactose, por exemplo. Banana assada com mel e canela, lemon pie feito creme e leite condensado de soja e uma base de bolacha sem leite, pancakes de amido de milho, ou mousse de chocolate com avelã feita com água, chocolate sem lactose e óleo de coco. 

Quinta do Avesso
Quinta do Avesso

Inspirados com estas sugestões? Para tudo é necessária alguma pesquisa e dedicação, principalmente se desconhecem algum tema. Por isso, se têm convidados intolerantes à lactose informem-se e pesquisem opções deliciosas para a ementa e falem com a vossa equipa de catering, que pode ter outras sugestões. É importante pensarem no bolo de casamento já que é algo que todos irão comer. Depois de pensares no teu penteado de noiva e teres todos os elementos do teu look definido, preparem a vossa ementa de acordo com os vossos convidados. Este detalhe irá ditar o sucesso do vosso dia.