Story2Remember
Story2Remember

Acontece aos melhores e é uma daquelas coincidências que ninguém quer viver quando recebe um convite de casamento muito especial... (isso e ter um vestido de cerimónia igual ao de outra convidada!). Se foram convidados para dois enlaces no mesmo dia, é normal que se sintam em pânico e sem reação... mas calma! Analisando o cronograma de cada evento, talvez exista alguma forma de dar a volta à situação. Mesmo que não possam presenciar a troca das alianças de casamento em ambas cerimónias, talvez possam estar presentes para o corte do bolo ou para a festa. É tudo uma questão de ginástica... ou de tomar a difícil decisão de recusar um dos convites! Se não sabem o que fazer, leiam os próximos pontos: 

Catarina Subtil Photography
Catarina Subtil Photography

Dois casamentos no mesmo dia

Acreditem, a única vantagem de se ter dois casamentos no mesmo dia é a possibilidade de poderem usar o mesmo vestido de gala comprido nos dois eventos. Quanto ao resto, preparem-se para lidar com muitos dilemas e decisões difíceis. Se os horários não coincidirem, podem desdobrar-se com mais facilidade, embora isso quase sempre signifique que vão perder a festa ou cerimónia de alguém. Para ajudar-vos a escolher o casamento no qual estarão mais tempo, considerem alguns pontos-chave:

  • Os dois casamentos são de amigos muito próximos ou há um mais importante que o outro?
  • Algum dos dois casamentos é de família chegada?
  • Foste convidada direta dos dois ou és apenas acompanhante em algum?

NJmattos
NJmattos

Mesmo dia à mesma hora: o pior cenário

Ups! Este é mesmo o pior dos dois cenários, e algo que não podem controlar. Podem assistir a metade de uma cerimónia e a metade da outra - isto se ambos os casamentos se realizarem na vossa cidade - mas sejamos sinceros: este tipo de manobras são complicadas e muito estressantes. Este é o único caso em que devem mesmo optar apenas por um enlace, já que não conseguirão aproveitar nenhum dos dois se estiverem de um lado para o outro.

Mas se ambos os enlaces são extremamente importantes para vocês, ponderem fazer algumas manobras. Se conseguirem, passem no ponto de encontro do casamento ao qual não assistirão para cumprimentar os noivos, ou optem apenas por estar presentes na cerimónia de um e na festa do outro, por exemplo. É uma decisão difícil, mas de certeza que os noivos entenderão. Se fizerem este pequeno esforço, todos irão apreciar a vossa dedicação. Afinal, quando um casal envia um convite de casamento personalizado, a última coisa que quer é receber uma nega definitiva! 

Madeira Love Stories Photography
Madeira Love Stories Photography

Dois casamentos no mesmo fim de semana

Este é um dos melhores cenários que podem ter dentro da azáfama de ser convidado para dois casamentos. Se ambos os casamentos se realizarem na mesma cidade, assistam aos dois, sem problema. Podem até repetir o mesmo fato e vestido de cerimónia curto, apostando apenas em acessórios e/ou num penteado apanhado diferente. Apesar do cansaço que poderão sentir na segunda-feira depois de dois dias de festa ser, saberão que deixaram os noivos felizes com a vossa presença!

O mesmo vale para casamentos que se celebrem dentro do mesmo país, em raios de distância relativamente curtos. Se tiverem um casamento no norte num dia e outro no sul, façam esse esforço se acharem que vale mesmo a pena. No entanto, o dilema chega quando um casamento é perto de casa e outro é fora do país, por exemplo. Aqui entram vários fatores em jogo, desde o orçamento à proximidade. Se sentirem que não podem mesmo faltar, optem apenas por um. Podem também usar a primeira regra: escolher aquele para o qual foram convidados primeiro.

Lchacal Photography
Lchacal Photography

Dizer não com jeitinho

Fizeram contas à vida e chegaram à conclusão de que apenas podem estar presentes num dos enlaces? Não se preocupem. Apesar de não ser a melhor notícia para os noivos, estes certamente poderão compreender o motivo da vossa renúncia. O importante é que digam com carinho - e antecedência, importantíssimo! - que não poderão estar presentes no evento. Podem aproveitar o RSVP para responder, mas é sempre de bom tom que telefonem aos noivos e/ou que marquem um encontro com os mesmos, para explicar a vossa decisão. Caso o vosso orçamento vos permita, também vos recomendamos que comprem uma prenda de casamento ao casal, por mais simbólica que seja. 

Lchacal Photography
Lchacal Photography

Seja qual for a vossa decisão, sejam honestos com os noivos. Se vão estar presentes nos dois, ou se vão apenas a um, se forem francos e sinceros, de certeza que entenderão. Mesmo que decidam ir apenas a um, participem em todos os eventos dos dois, desde as festas de noivos onde mostrarão a todos o anel de noivado a todos ou mesmo nas despedidas de solteiros. Se forem aos dois, tentem pelo menos estar presentes em momentos-chave como a cerimónia de um ou o corte do bolo de casamento de outro. Com boa vontade e organização, tudo é possível.