Rui Cardoso Photography

Depois de tantos meses de preparativos, eis que chegou o momento de desfrutar da lua de mel! Agora que têm as alianças de casamento nos dedos - e que as provas de vestidos de noiva e a elaboração das lembrancinhas de casamento ficaram para trás - bem que merecem umas férias relaxantes para celebrar a vossa união! Se vocês adoram a neve e decidiram passar a lua de mel num destino frio, hoje vamos ajudar-vos a fazer as malas! Acima de tudo, trata-se de encontrar o equilíbrio entre conforto e praticidade. 

Pontos a considerar...

Antes de tudo, é preciso considerar o estilo da viagem. Vão estar numa estância de ski? Ou fazer uma rota pelo Alasca? Pensam ir para hotéis luxuosos, onde os vestidos de gala compridos são um verdadeiro must, ou a vossa viagem vai ser bastante descontraída e sem extravagâncias? Esta informação é crucial para definir alguns imprescindíveis da vossa mala, sejam eles botas de ski ou uns elegantes collants térmicos. 

Finalmente, é importante que se informem sobre as temperaturas que podem encontrar; afinal, -15ºC em Toronto é bastante diferente de 6ºC em Bruxelas... Esta informação também vos ajudará a perceber se precisam de um bom impermeável, ou se as camisetas de malha são suficientes. 

Rui Cardoso Photography

A roupa perfeita

Os vestidos de cerimónia curtos e as sandálias ficaram para trás... Agora que estão prestes a embarcar rumo às temperaturas negativas, precisam de roupa quentinha e cómoda! Por isso, queridos noivos, o nosso conselho é que deixem a vaidade de lado. A vossa mala deve estar composta por roupa prática e funcional, independentemente de não ser a mais bonita que têm no armário. Lembrem-se que, por ser mais volumosa, a roupa de inverno ocupa mais espaço, o que se vai refletir na quantidade de peças que poderão levar. 

Apostem nas blusas de lã, nas camisetas e meias térmicas, nas calças com tecidos espessos e, sobretudo, num bom casaco comprido (que, dependendo da temperatura, pode ser um casaco estilo michelin ou um sobretudo de lã). Optem por tecidos que não se amarrotem facilmente e em cores neutras, pois assim não terão de se preocupar tanto com as conjugações. O preto, o cinzento, o castanho e o azul escuro são as mais indicadas. Finalmente, não deixem de levar algumas peças mais leves, sobretudo se pensam passar muito tempo em espaços interiores. 

Calçado adequado 

Uma vez mais, o calçado varia conforme as características do sitio onde vão. Se vão para um destino onde a temperatura ronda os 0ºC, com possibilidade de chuva/neve, o ideal é que apostem numas botas forradas com lã e sola de borracha. Se a temperatura for de 10ºC, podem usar botas de cano alto ou uns botins impremiáveis. Recomendamos que evitem os sapatos de pele/camurça, sobretudo se pensam que pode chover/nevar. 

All Story Is

Os acessórios indispensáveis

Não nos referimos aos acessórios para fazer penteados apanhados, não... Referimos-nos às prezadas luvas, cachecóis e gorros! Não ocupam quase nenhum espaço (afinal, podem ir bem enroladinhos dentro dos casacos e camisolas) e são um verdadeiro must para sobreviver ao frio. E claro: não se esqueçam dos óculos de sol! Se vão para um destino com neve, é importante que invistam nuns óculos com a proteção adequada (mínimo de 98% de proteção contra raios UVA e UVB). 

E que mais...? 

  • Nos países frios, é muito importante organizar bem as camadas de roupa. Assim, a primeira camada é a mais importante. Idealmente, deve ser uma camiseta suave e respirável, de manga comprida ou curta (consoante o frio que faça), e composta por materiais sintéticos, que se sequem de forma rápida e natural. O algodão, por exemplo, não é um material indicado, dado que absorve o suor, deixando o corpo frio. 
  • Não se esqueçam de cuidar da pele! O vento e o frio queimam a pele, podendo deixar marcas e queimaduras, tanto na face quanto nas pontas dos dedos. Por isso, não se esqueçam de incluir estes itens no vosso necessaire: protetor labial, creme hidratante para o corpo e um creme de mãos. 
  • E especial atenção aos olhos! Para além dos óculos de sol, também recomendamos que tenham colírio à mão. O vento e o frio ressecam bastante os olhos, o que pode ser especialmente incómodo se usam lentes de contato.

Hotel Castrum Villae

Preparados para desfrutar da melhor prenda de casamento? Agora que já guardam os vestidos de cerimónia e todas as recordações do vosso dia, é hora de partir rumo à aventura! Se vão viajar para um destino verdadeiramente frio, invistam numa mala cheia de roupa de lã, botas apropriadas e acessórios de montanha. Comecem hoje mesmo a fazer uma lista das coisas que necessitam!