A verdade é que o orçamento não estica e, depois de gastar tanto vestido de noiva, o que mais queriam era ter uma decoração bonita em todos os espaços e, principalmente, nas mesas dos convidados! Existem muitas formas de poupar na decoração de um casamento, por exemplo se essa decoração for handmade ou se aproveitarem materiais e os reciclarem. Mas para tudo isso é necessário algua imaginação, e nós estamos aqui para vos dar uma mãozinha. Podem até aproveitar alguns elementos decorativos para, no fim da festa, oferecerem aos vossos convidados como lembrancinhas de casamento. Será um dois em um: uma prenda económica e, ao mesmo empo, umas lembrancinhas de casamento baratas e muito originais.

Serviço de louça

Depois de feito o pedido de casamento e de ter o anel de noivado na mão, está na hora de começar toda a preparação do casamento e, neste caso, da decoração. Quanto aos pratos, copos, talheres, guardanapos de pano e tudo o que faz parte de um serviço de mesa, não têm de se preocupar, pois a maioria dos locais que organizam casamentos têm o seu próprio. Tendo isto em conta, peçam ao local que vos mostre o serviço de mesa, para que vocês possam ver o estilo e fazer a decoração ou alguma alteração de planos de acordo com o mesmo.

Elementos naturais

Se aproveitarem alguns elementos naturais para a vossa decoração não vão gastar nenhum dinheiro, a não ser que os comprem. Podem perfeitamente sair um dia em passeio pelo campo e apanhar flores, folhas, bagas, bolotas, etc. Tentem fazê-lo perto do dia do vosso casamento, para que os elementos estejam minimamente frescos e façam parte da época, a não ser que sejam elementos como bolotas, pinhas e folhas para decorarem, por exemplo, um casamento no Outono - nesse caso, as folhas secas amareladas serão perfeitas.Também as flores silvestres podem dar um ar muito vintage, rural e campestre às vossas mesas, por isso, porque não aproveitá-las também para enfeitar um bolo de casamento original?

RicardoMarta photography

Outra alternativa é decorar a mesa com fruta, mas que não esteja aberta, descascada ou partida. No entanto, coloquem-na de maneira a que os convidados a possam comer, se assim desejarem. As folhas ou flores podem ser usadas para decorar os guardanapos, ou seja, com um cordel de ráfia fino, juntamente com folhas, pequenos ramos ou flores silvestres podem sempre prender os guardanapos de pano. Toda a decoração do vosso casamento, incluindo os elementos de papelaria pode ser inspirada em elementos naturais ou reciclados - podem usar papel reciclado para fazer os convites de casamento, por exemplo.

Toalhas

Normalmente, os locais que organizam casamentos têm também toalhas de mesa brancas, que combinam com tudo o que se coloque em cima da mesa. No entanto, se pretendem usar outro tipo de proteção mais original para as mesas, podem, por exemplo, colocar papel kraft - uma ideia muito original e ideal para casamentos rústicos.

Se usarem este ou outro papel, em vez de colocarem um elemento com o nome da mesa ou com os nomes dos convidados, podem perfeitamente escrever o nome de cada um deles no papel, no seu respetivo lugar, com uma caligrafia cuidada e elegante - uma ideia muito original e pouco vista.

Velas

Outro elemento fundamental para um ambiente romântico e que está quase sempre presente são as velas. Visto que não são um item muito dispendioso, podem comprar várias e, para dar um ar mais sofisticado e moderno, colocá-las em garrafas de vidro transparentes. Nem sequer precisam de comprar as garrafas... neste caso, podem reciclá-las! Outro modo de colocar as velas pode ser comprando bocados de madeira compridos, fazendo buracos do tamanho das velas redondas e mais pequenas e colocá-las nesses próprios buracos: uma opção que se adapta melhor a mesas retangulares e compridas. Optem pela simplicidade para tudo no vosso casamento... como podem ver, todas estas sugestões fazem também boas lembrancinhas de casamento baratas.

HSDigitalfoto

Aqui têm algumas ideias para decorarem as mesas dos vossos convidados de forma original e barata. Talvez as mesas fiquem ainda mais bonitas e especiais decoradas desta forma, por vocês, do que se fizessem uma decoração profissional. E não se esqueçam de que também no vosso bolo de casamento podem aplicar esta decoração económica, fazendo vocês mesmos os elementos a colocar no topo do bolo de casamento. Acima de tudo, divirtam-se! Vão ter um casamento cheio de personalidade!