Profoto Studios
Profoto Studios

Escolher o véu ideal para combinar com o teu vestido de noiva pode parecer uma tarefa fácil. Afinal, apaixonaste-te por aquele modelo icónico para combinar com o penteado de noiva, mas a verdade é que nem sempre aquilo que gostamos de ver nos outros é a melhor opção para nós. Só desejas complementar o teu look com um lindíssimo véu, que realce as tuas melhores características, ele deve ser idealizado especialmente para ti, e não apenas porque gostaste de o ver combinado com aquele vestido de cerimónia… pronta para descobrir o teu perfect match?

Rosto redondo

Se a tua cara é mais arredondada, a distância será semelhante por todo o seu diâmetro, portanto, terá sensivelmente a mesma altura e largura, com as linhas do maxilar mais arredondadas. Este rosto beneficiará muito de um véu médio que caia sob as laterais do rosto, emoldurando-o. Pode complementar um penteado semi preso, com um bonito toucado, ou um apanhado lateral. Caso gostes de mantilhas, esta também pode ser uma excelente opção para emoldurar o teu rosto. 

Rosto oval ou em forma de diamante

Se tens uma cara mais oval, ou seja, com mais altura do que largura, ou em forma de diamante, onde se destacam as maçãs do rosto, tens tudo a teu favor! Por serem formas muito simétricas, as pessoas com estes tipos de rosto podem optar por praticamente todos os tipos de véu, desde o icónico birdcage ao tradicional véu catedral! Já sabes qual é o teu preferido? 

Andreia Pinto | Make Up Artist
Andreia Pinto | Make Up Artist

Rosto alongado

Mais longo e comprido do que o oval, este tipo de rosto beneficia de véus com alguma largura e em camadas, para adicionar volume e equilibrar o rosto. Véus em cascata ou em degradé, combinados com uma tiara e um penteado apanhado, vão equilibrar a forma do teu rosto e criar harmonia em todo o visual. 

Rosto em forma de coração/triangular

Com contornos suaves e maior largura na zona dos olhos, têmporas e bochechas, se tens este tipo de rosto sente-te à vontade para equilibrar a zona do maxilar e pescoço com um véu traseiro. Um véu estilo ballet, preso num penteado para cabelos médios, um véu clássico, que caia até à zona dos ombros ou um véu em cascata, mais estruturado, vão fazer maravilhas pelo teu rosto!

Instante Fotografia
Instante Fotografia

Rosto quadrado

Um rosto angular ou com os limites mais quadrados pede um véu que lhe adicione alguma subtileza e suavidade. Como tens a zona do maxilar, a testa ou as maçãs do rosto bem marcadas, um véu longo e com detalhes singelos vai complementar na perfeição o teu vestido de noiva com renda e adicionar a medida certa de doçura e romance ao teu look. O nosso conselho é que evites os véus curtos, dado que podem fazer o rosto parecer maior e deixar o queixo em evidência. 

Rosto retangular

Semelhante ao quadrado, mas com ângulos mais marcados – e mais comprido – não tenhas receio de brincar com volume se tens um rosto retangular! Véus de camadas duplas, de preferência em tule, vão acentuar a simetria do teu rosto e dar-te um visual de princesa. 

Se já tens o anel de noivado e estás indecisa quanto ao tipo de véu a usar, começar por avaliar a forma do teu rosto e as suas características mais marcantes é um bom ponto de partida. A estrutura óssea pode ajudar-te muito a entender o que mais te favorece, mas, no final, o teu véu deve ser confortável, emoldurando o teu rosto e complementado o penteado da forma mais subtil! Afinal, à partida vais usá-lo desde que trocas alianças até entregarem as lembrancinhas de casamento aos vossos convidados! Já escolheste o teu favorito?