Vows - Wedding Consultants
Vows - Wedding Consultants

O anel de compromisso brilha intensamente no teu dedo enquanto começas a indagar vários temas relacionados com o dia C... como a escolha das damas de honor! Afinal, de todas as tuas amigas, quais é que têm a personalidade ideal para assumir este papel? Como noiva, é normal que tenhas dúvidas, sobretudo porque de certeza que tens muitas mulheres especiais na tua vida. Ainda assim, conforma-te: apenas poderás escolher um número reduzido de amigas para receber este convite de casamento especial! Se já mostraste o teu anel de noivado a todas elas mas não sabes quais escolher para o papel de dama, este artigo vai certamente ajudar-te! Fica atenta!

Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

1. Figuras imprescindíveis!

Irmãs, primas próximas, cunhadas ou melhores amigas... Existem mulheres que realmente fazem diferença na tua vida e que estão no top da tua lista de candidatas a damas de honor. Serão aquelas que, além de outras coisas, queres que te acompanhem na busca do teu vestido. A figura da mãe, avó, tia ou sogra terão um papel completamente distinto no casamento e, nesta situação, cedem o seu lugar a pessoas com quem tenhas uma cumplicidade especial, como só uma irmã ou prima conseguem.

Dentro deste círculo familiar, deves deixar claro que a escolha das tuas damas de honor é uma decisão única e exclusivamente tua. Esquece qualquer pressão, já que as pessoas que escolhas para te acompanharem nessa tarefa devem ter uma conexão muito especial e próxima contigo. Tanto que, caso isso aconteça, deves encontrar uma maneira sútil de levar a tua avante e escolher quem tu realmente desejas ter a teu lado nesse dia.

Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

2. Amigas for real!

Desde o primeiro momento, tem em conta que as tuas damas de honor deverão ser cúmplices e indispensáveis para ti. Se a tua escolha recai sobre as tuas melhores amigas, tem em conta o vosso grau de amizade. O ideal é escolheres damas de honor que tenham estado ao teu lado em praticamente todos os momentos importantes da tua vida, sejam eles bons ou maus. 

Tal não significa que devas escolher apenas as tuas amigas de infância. Se na vida adulta encontraste amigas com as quais tens uma conexão muito especial, não deixes de as ter ao teu lado. Afinal, é o feeling de cumplicidade e intimidade que deve definir as pessoas que queres ao teu lado nesta etapa. 

3. Organização e responsabilidade

Tens amigas que consideras extremamente organizadas, metódicas e responsáveis? Ótimo! Estas qualidades são indispensáveis. Lembra-te que as damas têm de ajudar-te a escolher o vestido de noiva com renda ideal, encontrar ideias para lembrancinhas de casamento e ainda organizar a despedida de solteira...

Temas como a logística ou o recebimento dos envelopes, por exemplo, requerem bastante responsabilidade, sobretudo se não contraste uma wedding planner para te auxiliar. Em suma, predisposição e responsabilidade são duas qualidades que deves procurar nas tuas futuras damas!

Ricardo Catarro Photography
Ricardo Catarro Photography

4. Apoio emocional

Lembra-te que, acima de tudo, serão uma equipa antes e durante o casamento. Quando escolheres as sortudas que irão formar parte do cortejo nupcial, pensa que devem ser aquelas amigas com as quais não precisas falar para saberem o que estás a sentir. Aquelas que têm sempre uma palavra amiga ou um abraço para os momentos mais difíceis e que não levantam problemas por um vestido de cerimónia curto ou de uma cor que não gostam tanto.

Aquelas que pensam em ti e na tua felicidade neste dia devem ser os teus braços direitos. O apoio emocional é uma das funções mais importantes das damas, senão a principal. Dar apoio à noiva e animá-la para que esta não se estresse durante os preparativos - e no grande dia! - é absolutamente fulcral.

5. O número ideal

De certeza que já te perguntaste qual será o mínimo ideal de damas que deves ter. Podem oscilar entre um mínimo de 3 e um máximo de 8 e não têm forçosamente de ser em número par, como pensa a maioria. Não existe uma regra que determine o número de damas de honor, assim que escolhe as que considerares, tendo em conta que 20 talvez seja já um número exagerado. Uma dica? Escolhe uma dama de honor principal, para que possa coordenar as restantes, caso o grupo seja grande.

Nomad Eventos
Nomad Eventos

Já sabes a quem vão ser as tuas damas? Lembra-te que elas te poderão ajudar com o teu penteado de noiva e até dar dicas ao noivo para que ofereça aquele anel de noivado dos teus sonhos. Seja qual for a tua escolha, de certeza que irás tomar a decisão correta.